Dentre tantas formas de se usar o ar para ajudar a humanidade em trabalhos, uma das mais utilizadas, atualmente, é o ar comprimido. Ele é o ar guardado em um recipiente e colocado a uma pressão maior do que a atmosférica.

Não é tóxico, explosivo e nem inflamável, contribui para muitos tipos de combustão e muitas áreas estão começando a aderir o uso dele, como a arqueologia, por exemplo.

Devido à pressão que é usada para armazenar este tipo de ar, ele se torna capaz de ser um gerador de energia, toda essa temperatura e pressão existem graças aos compressores.

A área da construção civil também faz a utilização dele para a retirada de água dos rios e lagos e seu transporte é 100% seguro.

O ar comprimido pode ter grandes funcionalidades

E quais as aplicações que este ar pode ter?

Além de fonte de energia renovável, pode ser usado em veículos, para pintar paredes, encher pneus – através daquele aparelho encontrado em postos, em latas de tinta spray, etc.

Como o ar comprimido vem ganhando cada vez mais espaço na indústria, mais equipamentos que o utilizem de alguma forma estão sendo produzidos.

Todavia, na hora de utilizar o ar comprimido acontece muita perda e, para evitar isso, foi criada a rede de ar comprimido industrial, que tem como foco, levar o ar até o seu destino, sem que haja desvios e perdas.

Ela é constituída de vários tubos interligados, que vão desde o reservatório do ar ao lugar em que ele será usado, dessa forma tudo fica dinâmico e traz mais praticidade à indústria.

Para obter o seu, será necessário fazer um projeto, que indicará onde cada tubo, válvula, ligações, curvaturas e separadores de condensado estarão.

Além de tubulações, outro objeto que leva o ar comprimido ao seu destino é a mangueira espiral para ar comprimido. Seu tamanho e cor vão depender de qual equipamento ela compõe.

Muitas vão em compressores e aerógrafos, são capazes de conduzir gases com uma pressão acima da atmosférica, são feitas de plástico e reforçadas com fibra ou revestimento de metal.

O responsável por transformar formas de energia em ar comprimido é o compressor de ar comprimido. Ele pode transformar energia elétrica ou energia produzida por motores a diesel ou à gasolina.

A energia contida no ar comprimido tem diversas utilidades, deve-se sempre lembrar que os compressores são diferentes das bombas de ar.

Eles podem ser de pressão alta, média e baixa, e também são classificados pelas funções que desenvolverão, então, podem ser de êmbolo, rotativos e turbo-compressores.

Nos compressores é necessário o filtro de ar para compressor, é ele quem tira todas as impurezas do ar para não prejudicar o trabalho que será feito com o ar comprimido, que o compressor gerará.

Algumas impurezas podem prejudicar até pinturas, os preços destes filtros são, relativamente, baixos e com ele sempre limpo e renovado, o produto pode funcionar com eficiência e eficácia sem apresentar nenhum problema.

Como os compressores são de grande importância para empresas que trabalham com coisas pneumáticas, o ar comprimido produzido precisa ser de qualidade e, para isso, existe o secador de ar.

É ele quem tira a água do ar, o deixando seco, ela pode ser por absorção, refrigeração ou outro tipo, tudo dependerá de qual você comprará.

O secador de ar comprimido preço tem custos que variam bastante, tudo depende da marca e qual o papel que ele pode desempenhar dentro dos compressores da indústria.

Caso o dono do equipamento não adquira o secador, o compressor absorverá a umidade do ar causando, assim, danos às ferramentas e mangueiras.

Tem inúmeras utilizações e uma vasta área de trabalho

Lembre-se de sempre fazer a manutenção de toda a aparelhagem que envolve a utilização do ar comprimido.

Os tipos de compressores vão se adequando à função que cada um exercerá.

Procure o certo para você, antes de obter um, muitas pessoas acabam comprando um tipo errado para o serviço e isso traz problemas para as ferramentas e para o andamento do trabalho.

Caso não queira comprar, também existe a opção de locação da ferramenta.