Medidas e inspeção são fatores importantíssimos em algumas áreas e serviços. E o setor responsável pelos instrumentos que realizam essas medições se chama metrologia.

Os Instrumentos de metrologia são aqueles que têm como função primordial, medir e inspecionar produtos e processos, ganhando a confiabilidade dos usuários quanto aos valores apresentados por estes.

Agora, iremos abordar alguns destes equipamentos, explicando como se dão os seus devidos funcionamentos e qual a utilidade de cada. Por isso, aconselhamos que continue com suas leitura e venha conosco conhecer mais desses instrumentos de medição.

Rugosímetro

Equipamento muito utilizado na indústria, o rugosímetro – que pela própria nomenclatura se consegue deduzir seu funcionamento – é utilizado para se medir e verificar a rugosidade na superfície de ferramentas e peças.

Sua criação é considerada antiga, porém, ele ainda representa grande utilidade ainda nos dias de hoje, se mantendo importante em diversos processos industriais.

Sua função é analisar os problemas relacionados com a rugosidade de itens, e quando falamos disto, estamos nos referindo às variações de relevo na superfícies desses itens.

Ele normalmente apresenta resultados altamente precisos, esses que possibilitam uma alta taxa de resolução de problemas que envolvem rugosidades devidamente mapeadas.

Para que se entenda bem, há de se saber que existem dois grupos em que os equipamentos rugosímetro são divididos e classificados:

O primeiro se trata dos aparelhos que fornecem a leitura de parâmetro de rugosidade podendo ser analógicos ou mesmo digitais, esse mais usados em convencionais linhas de produção.

O segundo grupo, trata-se daqueles que, além da leitura, permitem que haja o registro físico em papel do perfil de determinada superfície.

São comumente utilizados em laboratórios, pois criam e geram gráficos que podem vir a ser estudados e utilizados em análises mais aprofundadas.

Itens estes, que para que possam apresentar dados reais e condizentes com a realidade, devem passar por um calibrador para garantir sua precisão.

Rugosímetro preço pode ser encontrado em empresas especializadas no âmbito da metrologia, essas presentes na internet, na qual se pode encontrar esses equipamentos.

Máquina de medição tridimensional

Devemos saber que o controle de qualidade praticamente surgiu junto da indústria, ou seja é bem antigo. Porém, o fenômeno que lhe deu importância e posição só veio a acontecer nas últimas décadas.

O aparecimento de sistemas de medição tridimensional, significou um grande passo em relação ao aumento da exatidão, além disso, também implica em economia de tempo e facilidade de operação.

Comenta-se que o tempo de medição gasto com instrumentos tradicionais e convencionais, ficou reduzido a um terço com a utilização de máquinas de medição tridimensionais manuais, e em comparação com as de incorporação do computador, ficou reduzido a um décimo.

Sensores indutivos

É praticamente impossível pensar em automação sem que a relacione aos sensores indutivos. Onde a realize, é necessário que haja a detecção de posição sem contato com esses objetos metálicos, ou seja, sem a necessidade de ser estabelecer contato direto com eles.

Altamente utilizados em:

  • Produção de eletrônicos;

  • Indústrias automotivas;

  • Alimentícias;

  • Plásticos e etc.

O sensor balluff garante alto desempenho, com uma ótima durabilidade e resistência, mesmo que em ambiente em condições extremadas.

Projetor de perfil

Quando algum item ou peça possui poucas medidas, isso significa que sua visualização se dará de maneira complexa, e verificar suas medidas com aparelhos e instrumentos convencionais também poder ser tarefa complicada.

Com os projetores de perfil, isso acaba. Basicamente, o projetor de perfil tem como objetivo verificar peças pequenas e de formato não tradicional e complexo. Ele projeta em uma tela de vidro, permitindo assim uma imagem ampliada do item ou peças.

Nesta tela, há a gravação de duas linhas perpendiculares, e essas que servem de referência na hora da medição. Além disso, ele possui uma mesa de coordenada móvel, que se constitui de dois cabeçotes micrométricos, ou então duas escalas lineares, que são devidamente posicionadas em 90°.

Ao inserir o item medido sobre a mesa, temos na tela uma imagem maior, pois a mesa possui uma placa de vidro em sua área de centro, da qual faz com que a peça seja iluminada por baixo e também por cima, de maneira simultânea, projetando a imagem na tela.

Enfim, vale mencionar que esses objetos só se mostram devidamente eficazes se passarem pela calibração de instrumentos. Isto garantirá que os valores apresentados por eles, possam condizer com a realidade ali instalada.

São instrumentos altamente úteis e que facilitam todo o processo industrial, permitindo que realmente haja um padrão de qualidade eficaz.