O sistema de gestão ambiental se mostra como uma excelente possibilidade para o setor industrial, podendo trazer diversas vantagens tanto para o meio ambiente, quanto para o próprio negócio.

No entanto, ainda são poucas as empresas do gênero que investem neste estilo de gestão, quando não há obrigatoriedade prevista em lei.

Com o intuito de mudar este quadro, desenvolvemos este material, onde demonstraremos todas as vantagens de investir neste modelo, além de apresentar meios práticos para segui-lo.

Se você deseja entender mais sobre a relevância da indústria para o meio ambiente, não perca a oportunidade e leia este artigo até o final!

A relevância da gestão ambiental para a indústria 

A gestão ambiental tem progressivamente recebido mais destaque em todo o mundo, uma vez que muitas empresas vêm aderindo ao modelo em busca das certificações relacionadas ao meio ambiente, que atribuem mais valor no mercado.

Isso faz com que muitas empresas, de diversas atuações, acabem contribuindo para a preservação do meio ambiente, incluindo o setor industrial.

No entanto, é possível conferir maior destaque as indústrias uma vez que ao longo de toda a história estas são as grandes causadoras de parte significativa de problemas como:

  • Desmatamento;
  • Poluição;
  • Gasto de recursos;
  • Produção de lixo.

Com a gestão ambiental a intenção é reverter todos estes prejuízos por meio de práticas mais conscientes, que mudam a forma de funcionamento da empresa.

Para as indústrias, ter um sistema de gestão ambiental seria altamente proveitoso, uma vez que reduziria de modo significativo os impactos causados na natureza.

Vale ressaltar que não é apenas o meio ambiente que ganha com essa mudança, uma vez que as empresas que tiverem esse tipo de conduta estão ganhando muitos pontos de credibilidade no mercado.

Sendo assim, se você nunca havia pensado na possibilidade de modificar a gestão de sua empresa, saiba que esta é uma excelente oportunidade!

Meios práticos para implantar a gestão ambiental na indústria

No tópico anterior, pudemos ver sobre todos os benefícios de investir em gestão ambiental para a indústria, o que certamente deixou muita gente curiosa.

No entanto, pode ser que você esteja com uma grande interrogação na cabeça, sem saber por onde começar, já que uma mudança dessa proporção não é tão simples de ser feita.

Saiba que esta impressão está equivocada, uma vez que é possível iniciar com a gestão ambiental aos poucos, fazendo pequenas mudanças, que gerem bons resultados.

Vamos agora conferir algumas informações a respeito dos principais passos para a implantação ambiental, então não deixe de conferir!

1. Invista em tecnologia 

Para instalar um sistema de gestão ambiental em uma indústria, é fundamental investir em tecnologia adequada para os processos.

Vale destacar que esse tipo de tecnologia pode ter um custo elevado, quando observada em curto prazo.

No entanto, devemos lembrar que a gestão ambiental traz muita economia de recurso para o estabelecimento, de maneira que o investimento é capaz de ser facilmente recuperado.

Principalmente para o setor industrial, este é um passo muito importante, visto que a troca de maquinário por opções ecologicamente corretas é uma mudança significativa em prol do meio ambiente!

2. Aposte no treinamento dos funcionários

Todo tipo de gestão requer a participação dos colaboradores para funcionar, pois de nada adianta modificar todos os equipamentos se o gasto de papel continuar alto.

Por isso, ao pretender realizar a mudança, é fundamental investir em treinamento adequado, que pode ser oferecido por meio de cursos, como o famoso curso de auditoria ambiental, ou até mesmo por palestras e reuniões.

De todo modo, ao ter a participação dos colaboradores, as chances do novo sistema de gestão ambiental funcionar são bem maiores, então jamais pule essa etapa da mudança!

3. Pesquise a respeito das normas estabelecidas em lei 

Para que sua indústria possa ser considerada uma gestão ambiental, esta deve obedecer uma série de regras, sendo boa parte delas previstas em lei.

Algumas normas não são necessariamente jurídicas, de forma que a empresa não é obrigada a cumprir.

No entanto, elas são bastante importantes para quem deseja conseguir certificações internacionais, como a ISO 14001, a mais importante relacionada ao meio ambiente.

Para saber sobre o assunto é possível apostar em bons cursos online, sendo que existem até mesmo opções gratuitas que trazem um excelente conteúdo!

Estas são as 3 principais mudanças necessárias para a implantação de um sistema de gestão ambiental na indústria, então, não deixe de segui-las!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.