A indústria principal para a fabricação do aço é a usina siderúrgica que é responsável por transformar o minério de ferro em aço, para que ele possa ser usado comercialmente.

Este processo de transformação tem o nome de Redução.

1. Produção

Primeiro, o minério é aquecido em fornos específicos com altas temperaturas e com a presença de carbono, geralmente em forma de carvão vegetal e de fundentes que são adicionados ao processo para auxiliar a produzir a escória que é formada por materiais dispensáveis no processo de produção.

O objetivo dessa etapa é reduzir, ao máximo, os níveis de oxigênio da composição do ferro. O resultado gerado por esse processo é conhecido como ferro-gusa, que contém até 4,0% de carbono em sua composição.

Após a analise, que verifica a quantidade de carbono do elemento, e também outros componentes como fósforo, silício, enxofre, etc., assim, ele é finalmente transformado em aço.

O aço, é o resultado da descarbonização do ferro, ou seja, é produzido através do ferro-gusa quando controla-se o teor de carbono a no máximo 2%, deste modo, tem-se uma liga metálica que é composta, basicamente, por ferro e carbono, além de alguns resíduos restantes do processo de fabricação do material.

2. Diferenças

Os aços diferenciam-se pelo tamanho, forma e uniformidade dos componentes e também por sua composição química.

Dependendo de qual a finalidade da aplicação pode haver algum tipo de alteração, que deve acontecer por meio da complementação com outros elementos. De qualquer forma, as suas propriedades quanto à mecânica são:

  • resistência à tração;
  • resistência à compressão;
  • é um material homogêneo;
  • laminado;
  • forjado;
  • estampado;
  • estriado;
  • e pode ser modificado por tratamentos térmicos ou químicos.

3. Tratamentos

Os tratamentos térmicos do aço são o conjunto de operações entre aquecimento e, depois, o resfriamento que as peças são submetidas, sob condições controladas de temperatura, atmosfera, tempo, e velocidade de esfriamento. Já o tratamento térmico é bastante comum em aços que possuem altas taxas de carbono.

Seus principais objetivos são aumentar a resistência mecânica, aumentar ou diminuir a dureza, aumentar a resistência ao desgaste, calor e corrosão, remover tensões internas, alterar as propriedades elétricas e magnéticas, além das propriedades de corte o que fazem com que a peça, a ser produzida em aço, possa ter alta resistência.

Podem ser vigas, pregos, parafusos, componentes industriais, entre outros mais.

O aquecimento do aço é, geralmente, realizado a temperaturas acima de 723°C, para conseguir uma completa austerizarão do aço. Esta austerizarão é o ponto inicial para as transformações posteriores, que vão acontecer em função da velocidade do resfriamento.

A velocidade é o fator mais importante, porque é o que vai determinar a estrutura e as características finais desejadas. As usinas siderúrgicas, por exemplo, escolhem os meios de resfriamento em função da seção e da forma da peça.

Os trabalhos mecânicos podem ser realizados a frio e a quente. O perfil laminado é um exemplo de trabalho feito a quente, sendo uma etapa muito importante, pois é através dela que as formas adequadas são obtidas dos produtos em aço, como chapas, perfis, barras, entre outras coisas.

Para aplicações que exijam maior robustez, o ideal é que sejam usados materiais como, por exemplo, o Perfil U Gerdau.

Seu uso se dá, principalmente, em máquinas para transportar cargas, chassis de veículos, estruturas, implementos agrícolas, equipamentos de transporte, chassis de ônibus e caminhões, em vigamentos, escoramento, monovias, estrutura de sustentação, guias, entre outros locais.

Por estar disponível em diversas proporções e dimensões, o perfil U enrijecido, que também pode ser conhecido popularmente como viga u enrijecida, é uma das melhores opções para proteção de mecanismos importantes que necessitam estar em contato com superfícies que podem gerar desgaste ou em casos de necessidade de um grande aumento de utilidade, gerado entre aspectos diferentes em diversos setores industriais.

Fabricada em aço, a viga u enrijecida, trata-se de um produto feito para ser usado durante longos anos e que poderá facilmente se figurar entre as iniciativas a favor do meio ambiente, evitando assim, desgastes que ocasionariam outras necessidades de compra de materiais, fazendo com que houvesse um possível esgotamento de recursos.

Portanto, esse produto é muito indicado para fins onde seja necessário a garantia de confiança na segurança, já que a viga u enrijecida é extremamente durável e resistente.