Assim como o controle de fluídos e gases, outro sistema industrial que merece bastante atenção na segurança é o hidráulico. Neste contexto, itens como o Manômetro de pressão estão na lista de acessórios industriais que não podem faltar quando a proposta é medir a pressão de fluídos e, assim, garantir um controle maior da circulação dessas substâncias.

Além dos manômetros, as válvulas industriais e selos também são acessórios indispensáveis e, independentemente da diferença dos sistemas, todos esses itens reforçam a segurança na indústria.

Pare e pense: como não investir em instrumentos para identificar a movimentação de fluídos líquidos e gasosos e criar ações para prevenir vazamentos, por exemplo?

Se você quer saber mais sobre o Manômetro de pressão e outros itens que são bem úteis neste cenário, continue lendo esse post e saiba mais detalhes.

1. Manômetro de pressão: precisão e segurança

Em indústrias que lidam com fluídos, gases, vapor e óleo, identificar a pressão e o movimento dessas substâncias é fundamental para criar um ambiente industrial seguro e evitar acidentes.

Neste contexto, contar com aparelhos como um medidor de pressão é uma alternativa muito válida para obter os dados com precisão e ajustar o maquinário, caso necessário.

O manômetro é um exemplo de instrumento que possui essa finalidade e, essencialmente, esse equipamento serve para medir a pressão dos fluído em ambientes fechados. Ou seja, tanques industriais, salas, recipientes e sistemas hidráulicos são algumas possibilidades para que o Manômetro de pressão seja usado.

Há mais de um modelo deste acessório que pode ser encontrado no formato analógico ou digital. Contudo, independente das especificações de fábrica, vale lembrar que esse produto é fundamental para a indústria, pois:

  • Identifica informações reais das condições de pressão do ambiente;

  • Melhora o desempenho dos equipamentos;

  • Garante maior segurança e proteção do sistema hidráulico;

  • Tem uma aplicação diversa, em vários setores industriais.

2. Selo mecânico

Além dos medidores de pressão, outro item que é muito importante para a segurança das operações industriais é o Selo mecânico viton.

Como o próprio nome sugere, a principal funcionalidade deste acessório é selar os equipamentos e instalações industriais. Ou seja, o selo é uma ótima solução para processos que envolvem vedação e proteção contra possíveis vazamentos em um sistema hidráulico.

Na prática, as aplicações deste selo são muito diversas e vão de eixos rotativos às bombas industriais e compressores.

A resistência é uma marca registrada do Selo mecânico viton, já que outro destaque desse dispositivo é que ele é capaz de suportar altas temperaturas – em média 200ºC.

Para garantir essas vantagens e deixar seu sistema hidráulico protegido, lembre-se: é muito importante buscar um selo que tenha certificações em seu padrão de qualidade e, de preferência, que já tenha sido testado nesse sistema.

3. Valvula pneumatica

As válvulas industriais são acessórios indispensáveis nas tubulações hidráulicas pela função de regulagem e controle de fluídos.

Especificamente no caso da valvula pneumatica, o grande destaque desse acessório é a possibilidade de controlar a direção e a pressão do ar comprimido. É por essa capacidade de controle, aliás, que esses itens são conhecidos como ótimos reguladores de vazão e pressão de fluídos.

Além do aspecto direcional, esse modelo de válvula também pode ser encontrada na função de regulagem e bloqueio.

No caso da regulagem, a valvula pneumatica serve para regular a pressão do ar comprimido e pode influenciar os processos de vazão.

Já no formato de bloqueio, esse acessório trava o sentido do ar comprimido com algumas finalidades, sendo um dos destaques a segurança.

4. Prensa hidraulica

Como o próprio nome sugere, uma prensa é um material que exerce determinada força em um sistema.

Basicamente, a prensa hidraulica é um equipamento que segue essa linha e serve para ajustar o sistema hidráulico, principalmente nos processos de colocação e retirada de buchas e rolamentos. Há diversas variações desse tipo de prensa, que podem variar de 15 até 30 toneladas.

Além dos sistemas hidráulicos, essa prensa é muito usada em oficinas mecânicas, sobretudo para facilitar a rotina de serviços no setor automotivo.

Para garantir o máximo desempenho da prensa hidráulica, lembre-se de verificar a certificação de qualidade e a forma correta de manuseio deste acessório.

Por fim, vale lembrar que todos esses equipamentos são essenciais não só para a segurança das operações, mas para os processos industriais como um todo.

Já pensou na dificuldade de executar um serviço de Recuperação de cilindros sem os instrumentos adequados? Por esse motivo, as ferramentas industriais cumprem um papel fundamental para a execução dos serviços com qualidade e de maneira facilitada.