A segurança dentro de um parque industrial deve ser levada em consideração por todos os setores. O tratamento dado aos resíduos sólidos deve ser o mesmo com o abastecimento de veículos.
Todo cuidado com os procedimentos de segurança deve ser adotado pelos funcionários, para entender que todos estão envolvidos e devem seguir alguns pontos importantes.
O uso de equipamentos, como extintores de incêndio e mangueira de água, devem ser disponibilizados em treinamentos, com profissionais como bombeiros civis, que podem ensinar técnicas de utilização em situações de emergência.
A sinalização adequada, de entrada e saída, e o uso de equipamentos de segurança individual e segurança coletiva também devem ser incentivados, até mesmo para estar de acordo com leis trabalhistas.
Equipamentos devem ter certificado
A certificação dos equipamentos também deve estar devidamente regularizada, para que o funcionamento esteja de acordo com as normas regulamentadas, tanto por organizações sindicais quanto as patronais.
A formalização de uma equipe de segurança do trabalho deve ser composta por funcionários dos diversos setores, indicados pelos próprios empregados, que também facilita o conceito de segurança, que deve ser empregado por todas as áreas de uma fábrica ou uma indústria.
Mesmo em plantas de fábricas que o trabalho está em um processo de automação industrial, os procedimentos de segurança devem ser seguidos à risca.
Este tipo de cuidado se reflete não só no comportamento dos funcionários, como também na qualidade de serviço que é realizado em uma linha de produção.
Em um ambiente completamente organizado, o risco de acidentes diminui consideravelmente, levando até mesmo à melhoria de qualidade dos produtos fabricados.
A averiguação do funcionamento das máquinas que estão realizando tarefas na indústria, as ferramentas disponibilizadas aos empregados.
Até mesmo, a inspeção compressor de ar comprimido pode ser feita por uma comissão de avaliação externa, em empresas que buscam o selo de excelência no setor industrial e precisam estar com a tarefa de casa devidamente regularizada.
Como muitas indústrias que trabalham no setor alimentício e mecânicos, metalúrgicas e parques gráficos, lidam com equipamentos que dependem do uso de um compressor de ar, os inspetores verificam se o mesmo contempla os seguintes itens:
- Calibração e válvula de segurança;
- Presença de filtros na entrada do compressor;
- Relatórios de inspeções anteriores;
- Placa de identificação.
A inspeção deve ser realizada por um profissional da área de engenharia mecânica, para que possa produzir um laudo indicando se há algum coisa fora de padrão, e como deve ser solucionada.
Estando tudo de acordo com a NR 13, do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, um certificado de aprovação é emitido. Esta inspeção deve ser realizada periodicamente, para manter o ambiente, em que o compressor se encontra, seguro e apropriado para o trabalho.
Sistemas integrados para indústrias
Todo os cuidados de segurança devem ser iniciados nas montagens das indústrias, com a disposição de sistemas que possam estar integrados de maneira satisfatória a todos os componentes relacionados aos diferentes setores, em um empreendimento industrial.
Todas as escadas de acesso com corrimão, todas as janelas com ponto de iluminação natural e passagem de ar, quando necessário.
Além, é claro, do sistema de ar condicionado para manter a temperatura interna confortável; e até mesmo os sistemas hidráulico, elétrico e de iluminação integrados a sistemas de segurança, com alarmes e indicadores sonoros e luminosos, em caso de qualquer falha técnica.
A responsabilidade de um projeto desta magnitude, com todos os tópicos técnicos, deve ser voltada para uma empresa de montagem industrial, que possa trabalhar em todo o setor de construção, instalando e fornecendo mão de obra técnica e capacitada para os diferentes setores de aplicação.
Para que os sistemas sejam integrados dentro de uma indústria, é possível que as inspeções de maquinários já tenham início logo na instalação dos equipamentos.
Os agentes que verificam os modelos de equipamentos que serão utilizados, também observam a área disponível para os trabalhos e as ferramentas que serão utilizadas pelos trabalhadores.
Com todo o projeto em andamento, é preciso ainda ter uma empresa de montagem de tubulação industrial, que cuida de uma parte sensível e crucial para todo o funcionamento de uma fábrica ou uma indústria.
Será por esta estrutura que os gases, os fluídos e a energia elétrica serão disponibilizados para o interior do prédio.