Escrevo hoje não para especialistas em marketing ou para quem já conhece em profundidade esse campo quero me dirigir a quem possui um empreendimento, de qualquer porte , seja em que área for,   para avaliarmos  juntos a importância fundamental do marketing para  seu negócio.

Como ponto de partida para uma reflexão sobre a relevância do marketing para os negócios, na atualidade, é preciso que  compreendamos como essa ferramenta evoluiu ao longo do tempo.

E sobre como empreender com sucesso no século XXI, está, necessariamente, atrelado ao marketing. 

Na era que antecede a Revolução industrial (Século XVIII), o marketing era desnecessário, pois havia uma quantidade infinitamente menor de produtos manufaturados, que eram imediatamente absorvidos pelo público consumidor. 

Com a Revolução industrial e o fomento à produção em grande escala, a oferta de mercadorias se ampliou de forma inédita, causando um desequilíbrio em relação à demanda.

Desde então, foi desenvolvido o conceito de propaganda, cujo objetivo é “interpretar” o comprador em potencial, para conquistar sua preferência e mantê-lo fiel, de modo a estabilizar a captação dos lucros e a viabilidade dos negócios.

O marketing,  termo criado mais tarde  pelos americanos, é uma evolução da propaganda, à qual incorporou conceitos, como atenção à distribuição  dos produtos , gestão  do cliente, visibilidade da  marca etc.

Por décadas, o marketing se desenvolveu exclusivamente nos meios de comunicação tradicionais : 

  • Rádio
  •  televisão
  •  Textos impresso

Que são  ainda muito significativos e prestigiados, quem não se lembra de um jingle ou imagem de um comercial de TV, de um slogan marcante ou  personagem que anunciava um produto?

Mais tarde, com o que podemos chamar de “Revolução Digital” ou “Revolução Tecnológica”, e o acesso cada vez maior das pessoas à rede mundial de computadores,  surgiu o conceito de Marketing Digital. 

Inicialmente, por meio do spam e do banner em páginas de provedores. Depois, com o boom das redes sociais, blogs e mecanismos de buscas, o Marketing Digital se constituiu na forma como hoje o caracterizamos.

O Google, gigante no meio tecnológico, tornou-se  o centro do que se denomina SEO (Search Engine Optimization). É uma metodologia cuja base é a produção de conteúdos direcionados à busca.

Ou seja, as empresas adotam recursos para aproximar o consumidor da marca, porém, não mais esperando que o cliente vá diretamente à loja física, mas que possa encontrar a marca através das buscas na internet.

 Poderíamos afirmar, assim, que o Marketing Digital incorpora a propaganda tradicional aos meios tecnológicos que predominam atualmente. Conforme dados de dezembro/2021,  93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de comprar

Ou seja, estar fora desse espaço significa  já perder na largada, reduzindo muito a  chance de êxito e competitividade.

Diante da realidade dos números, é ingenuidade crer que um produto, por si só, mesmo que apresente altíssima qualidade e diferenciação, poderá obter sucesso de vendas sem qualquer instrumento de marketing.

Pois, sem esse suporte,  dificilmente chegará ao consumidor-alvo, trocando em miúdos, o papel do marketing é aproximar do cliente o empreendedor que tem o produto de que ele precisa. 

É o “encontrar agulha num palheiro”. Sendo o palheiro cada vez mais competitivo e focado no ambiente virtual.  

Um fator a considerar é o custo-benefício ao buscar um serviço especializado de marketing. O valor é sempre pequeno, se comparado ao investimento que o empresário precisa fazer para iniciar, manter e projetar seu negócio para o futuro.

Outro ponto sensível é a gestão do tempo delegando o trabalho de marketing a profissionais qualificados, obtém-se tempo precioso, que poderá ser usado para aprimoramento do negócio.

Mesmo para um ganho na qualidade de vida do empreendedor, ou seja, a publicidade , ao contrário do que muitos imaginam, abarca também uma visão humanista, social. 

Não basta vender, gerar lucros, mas atentar para os desdobramentos que esses aspectos trazem à vida das pessoas. 

Do cliente, que busca um produto ou serviço e o encontra sob medida às suas necessidades. E do empresário, que passa a gerir seu trabalho sem a preocupação com os aspectos da publicidade, repassados a pessoas especializadas.

Pode-se afirmar que o marketing conta hoje com metodologias, recursos e modelos que servem a qualquer negócio, seja ele tradicional ou tecnológico, de pequeno, médio ou grande porte. 

Também é uma ferramenta de grande eficiência para áreas em que o empreendedor não vende um produto ou um serviço comum, mas atua em nichos específicos ou pouco conhecidos/procurados. 

Nesse caso, aliás, o Marketing Digital, com tecnologias cada vez mais potentes,  é ainda mais eficaz, pois direciona esse serviço “incomum” a um cliente que provavelmente precisa exatamente dele. 

Por isso, se você tem um negócio, coloque o marketing já no planejamento de seu projeto. Essa escolha trará tranquilidade, certeza de eficiência e tempo livre  para se dedicar a outros aspectos do seu empreendimento. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido por Flavia Valentim – CEO Vínculo Comunicação e MKT Digital.