Os processos produtivos e os investimentos no ambiente industrial são muito importantes para conseguir fabricar peças e mercadorias em abundância, com qualidade e segurança. As empresas de pequeno, médio e grande porte realizam vários serviços para conseguir atender aos pedidos dos clientes com eficiência.

O primeiro passo para organizar o trabalho, é elaborar um planejamento, documento que ajuda na decisão de questões importantes e que estão diretamente relacionadas com a produção.

Os gestores podem se reunir com os responsáveis pela produtividade para definir o produto que será fabricado, materiais e maquinário que serão utilizados, entre outros pontos essenciais para que os funcionários possam trabalhar.

Contratar trabalhadores experientes e preparados são formas de conseguir agilizar as atividades e otimizar tempo no serviço. Os investimentos na compra de insumos de boa procedência e ter uma equipe de confiança são formas de produzir em larga escala e conseguir excelentes resultados para a empresa.

Ter objetivos e metas para curto, médio e longo prazo é muito importante para o empresário ter foco e assim trabalhar em busca de conquistar tudo que almeja.

Os benefícios em modernizar os equipamentos da indústria

As empresas que possuem máquinas, ferramentas e equipamentos que são considerados obsoletos podem investir em procedimentos para modernizar o maquinário.

O Retrofitting de máquinas é um serviço de engenharia que visa reformar e modernizar os equipamentos. Este processo é uma ótima alternativa para as empresas que não possuem capital suficiente para investir na compra de máquinas modernas, que possuem altos preços, e que precisam de diversas adaptações e treinamentos para que os colaboradores possam operá-las.

A reforma se resume na retirada das peças com desgastes, troca das partes móveis e modernização dos comandos e sistemas eletrônicos das máquinas.

As vantagens do processo de retrofitting são: aumenta o ciclo de vida do maquinário, redução de risco para os funcionários, retorno financeiro em curto e médio prazo, diminui os períodos de inatividade, atualização dos sistemas, entre outros ganhos.

Automação industrial

A automação industrial é um processo que visa a utilização de máquinas eletromecânicas e softwares que ajudam a automatizar as atividades de forma simples, segura e rápida. Com a automação, é possível aumentar a produção, a eficiência das máquinas, baixo custo e consumo de energia, além de proporcionar segurança das informações e aos colaboradores.

As empresas de automação industrial possuem a experiência necessária para implementar um sistema com equipamentos e máquinas potentes para conseguir produzir com qualidade e obter resultados positivos. Alguns exemplos de maquinários utilizados são:

  • CLP (Comando Lógico Programável);
  • Atuadores;
  • Robôs;
  • CNC (Comando Numérico Computadorizado);
  • Microcontroladores;
  • SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído);
  • Computadores.

Estes são alguns dos equipamentos que podem proporcionar segurança, precisão, vantagem competitiva, monitoramento 24 horas, reduzir o índice de falhas e retrabalho, economia com mão de obra, entre outros ganhos.

Cuidado especializado com os compressores

O compressor é um equipamento muito utilizado no ambiente industrial, fornecendo ar comprimido na quantidade adequada para algumas atividades. Com o decorrer do tempo e frequência de uso, o compressor pode começar a apresentar falhas e problemas que podem comprometer o trabalho.

Investir no serviço de manutenção compressor de ar é uma maneira de recuperar a eficiência do equipamento, e assim, conseguir utilizá-lo nos processos produtivos. Os técnicos podem realizar durante a manutenção:

  • Testes de segurança;
  • Higiene do filtro de admissão;
  • Verificação de possíveis vazamentos;
  • Checagem de tensão da correia;
  • Testes das válvulas;
  • Troca de óleo;
  • Limpeza geral.

Estes são alguns dos métodos utilizados para uma manutenção preventiva no compressor, mas dependendo do estado no qual se encontra o equipamento, é necessário um conserto especializado.

Processo de solda

A soldagem é uma técnica que visa fazer a união permanente entre dois materiais similares ou não. Existem diferentes tipos de solda que podem ser feitas para agregar qualidade nas peças, aumentando o tempo de vida útil.

A solda inox é um processo para dar acabamento ou unir outros elementos nas peças e estruturas que tenham a composição em aço inox. Nesse serviço, os profissionais utilizam técnicas de solda MAG (Metal Active Gás), MIG (Metal Inert Gás) ou TIG (Tungsten Inert Gás).

Para conseguir executar a solda, é necessário utilizar um eletrodo de inox que ajuda a dar o ponto de fusão adequado, para assim conseguir soldar com qualidade, e dar um bom acabamento nas peças.

Componente industrial usado nas bicicletas

A bicicleta tem ganhado espaço quando o assunto é meio de transporte. Muitas pessoas utilizam este veículo para fazer as atividades diárias, como trabalhar, passear e se exercitar.

Uma peça muito importante para casos emergenciais com a bicicleta, e que é fabricado em indústrias, é a gancheira universal, que pode resolver problemas relacionados ao pedal, ajudando a evitar acidentes.

Portanto, os investimentos em modernização das máquinas e manutenções periódicas são essenciais para as empresas trabalharem com eficiência e segurança, para conquistar lucros e o sucesso que tanto almejam.