Quando abordamos o marketing voltado para indústrias, algumas peculiaridades devem ser consideradas. Sabe-se que a maioria das indústrias não direciona seu marketing ao consumidor final.

Seus produtos ou insumos são vendidos a outras empresas. Uma fábrica de brinquedos, por exemplo, vende produtos a lojistas, que negociam com o consumidor final. É o chamado Mercado de Nicho.

 As  estratégias voltadas a esse grupo são denominadas Marketing industrial,  o B2B (Business to Business), e têm abordagem mais racional, diferentemente dos recursos que visam atingir o consumidor final, e que privilegiam o fator emocional. 

As prioridades devem ser eficácia, competência técnica e custo-benefício. Já indústrias que têm como público-alvo o consumidor final, como, por exemplo, as de automóveis,  lançam mão de estratégias que se valem do apelo emocional, com enfoque na realização de desejos, construção de status social e economia pessoal.

É o que se denomina Mercado de Massa, para o qual se viabiliza o Marketing B2C (Business to  Consumer). Pesquisas demonstram, porém, que hoje o mercado B2B tende a se aproximar em alguns aspectos do B2C. 

A nova geração que chega às empresas, com poderes de tomada de decisões, busca abordagem personalizada e experiência de compra com perspectiva humanizada. 

Atualmente, a maior parte do processo de venda B2B ocorre  em ambiente virtual; os telefonemas,  reuniões e as visitas de representantes tendem a diminuir consideravelmente. Daí a necessidade de metodologias profissionais de Marketing,  que acompanhem esse processo e assegurem sua acurácia. 

Em ambos os casos, B2B ou B2C,  o  marketing é  que possibilita  mensurar a viabilidade da comercialização dos serviços, produtos ou insumos que serão lançados e planejar as melhores ações, observando as especificidades de cada cliente e de seu público-alvo. 

O marketing é responsável , assim, pela divulgação e táticas para que as novidades alcancem o consumidor, após a fase de lançamento do produto. 

Ações  do Marketing:

  • Geração de leads B2B : Uma equipe de marketing profissional saberá direcionar ações que contribuam para captar o interesse do consumidor e descartar dinâmicas que não estejam alinhadas aos objetivos da organização.
  • Branding : É o combo de referências construído em torno de uma marca, para gerar conexões conscientes e inconscientes com potenciais consumidores. Inclui elementos como jingle, logotipo, pessoas que irão representá-la, valores que se pretende agregar ao produto. Seria a composição da “personalidade” da marca. 
  • Experiência do cliente: O marketing profissional desenvolve técnicas que trazem ao cliente experiências positivas e  que o  tornam fiel à marca. O pós-venda é um aspecto fundamental para que essa fidelidade se concretize. 

Sua gestão deve ser aprimorada, para que o cliente não tenha aquela sensação, bastante comum,  de que só é bem atendido no momento da compra e que , fechado o negócio,  suas demandas são ignoradas. 

Numa estratégia de longo prazo, o pós-venda é peça-chave. Contribui para a credibilidade da marca e para a adesão de novos consumidores, com as redes sociais e  plataformas que registram depoimentos de clientes insatisfeitos, muitos negócios deixam de acontecer. 

Diariamente, 700 mil visitas  são feitas ao site Reclame Aqui, somente para obter informações sobre a reputação de  empresas, serviços e produtos, antes de efetuar  negócio.

Diante disso, é necessário que as indústrias adotem padrões de atendimento gerenciados por equipe especializada, em todas as fases, do planejamento de seus produtos até o pós-venda, premissa válida para indústrias de qualquer porte ou segmento. 

Para os  empreendimentos de pequena e média dimensão, particularmente,  contratar consultoria de marketing significa economia, com foco em estratégias que de fato tragam resultados e que  permitam ganho de tempo, que poderá ser aplicado no gerenciamento.

O Marketing digital voltado à indústria

O SEO, o Google Ads e o Marketing de Conteúdo são  meios eficientes para atingir mais vendas. Entretanto, parte dos empresários ainda desconhece o potencial que tais ferramentas podem trazer ao seu empreendimento.

Faz toda diferença contar com a assessoria de uma agência especializada, que adotará a forma mais eficaz para, no momento certo, atingir as pessoas certas e conseguir incremento nas vendas. 

SEO é um conjunto de recursos que facilitam ao empresário que seu negócio fique visível no grande mar de referências que é a internet.

Google Ads é uma gigantesca  plataforma de anúncios na internet, cujos resultados  são mensuráveis e podem ser mais rápidos que aqueles trazidos pela publicidade convencional.

Sobre Marketing de Conteúdo, trata-se da produção e divulgação  de conteúdos (vídeos, textos, e-books, posts em redes sociais) que, compartilhados, atraem o potencial comprador, embora não anunciem diretamente a marca, fazem com que a pessoa a veja como possível solução para um problema.        

Todas essas estratégias, se pensadas sob medida para as indústrias,  levam à maior produtividade e competitividade; mas, para que obtenham sucesso,  devem ser gerenciadas por especialistas.  Porque a indústria, com toda certeza, também precisa de marketing. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido por Flavia Valentim – CEO Vínculo Comunicação e MKT Digital.