A indústria é responsável pela fabricação de vários produtos, inclusive, a formação de cabos. Muitos deles serão utilizados em diversas situações do cotidiano e outros serão utilizados dentro do próprio segmento industrial.

Exatamente por isso, os cabos estão mais presentes em nossa vida do que imaginamos.

Por exemplo, o cabo de aço é um dos mais comuns e presentes na sociedade. Ele é formado por um conjunto de fios que são enrolados e ligados, podendo ser torcidos e até trançados.

Esse tipo de cabo é utilizado em elevadores, para transporte de materiais, em reboque, dentre outros exemplos.

Ainda mais, esse material está presente nos edifícios, dentro dos carros, nos processos de freio, embreagem e no movimento dos retrovisores; e nos portos, contribuindo para alavancar a economia, já que é por meio dos cabos que as operações podem ser realizadas dentro do porto.

Além disso, esse material pode ser utilizado também em procedimentos médicos, principalmente os mais tecnológicos, por meio de robótica.

Já na agricultura, esses cabos também estão presentes nas máquinas e, claro, na construção civil, fazendo parte da estrutura e ainda ajudando no deslocamento de material.

Várias atividades de lazer também contam com esse item.

Para se ter uma ideia, passear em um teleférico não seria possível se não fosse por meio desse cabo, que é basicamente uma liga metálica, formada por ferro e outros materiais, sendo muito resistente.

Os variados tipos de cabo de aço

Como o metal pode ser fundido, não existe apenas um tipo de cabo (até porque sua utilização não se limita apenas a uma).

Deste modo, esse material pode ser utilizado como um Cabo de aço fino. Outro detalhe interessante é que esse tipo de cabo também pode estar presente em vários outros elementos cotidianos, como em uma bicicleta e outros itens.

Nesse contexto, o cabo atua ligando freios e pedais, atuando de forma a fazer com que a bicicleta seja operada por um ciclista de forma muito mais eficiente.

Deste modo, o Cabo de aço bike  é muito utilizado porque ele apresenta resistência, durabilidade, uma utilização variada e muita eficiência em seu uso.

Outros tipos de cabo

Além do cabo de aço, existem outros modelos, que também podem ter aço em sua composição, mas que possuem elementos a mais.

Um deles é o cabo coaxial que é utilizado na transmissão de sinais. Com o avanço tecnológico, a utilização de cabos se tornou importante não apenas na parte estrutural e de máquinas, mas também para transmitir elementos que não são visíveis a olho nu: os sinais.

Esses sinais podem ser o sinal de rádio, de televisão, na conexão de câmeras e até mesmo o de internet. Esse material é feito de cobre, um elemento químico que possui boa condutibilidade e ainda é um material isolante.

Seu nome é coaxial porque seus elementos, seja ele o núcleo ou materiais de isolamento, todos fazem parte do mesmo eixo geométrico.

O uso desse material pode ser feito tanto em ambientes residenciais como em comerciais, podendo atuar na transmissão até de áudio, sendo fundamental na indústria da música. Ainda mais, esse material pode estar presente:

  • Em ligações telefônicas;
  • Nos computadores;
  • Nas televisões, sendo a cabo ou não;
  • Em sinais emitidos pela internet.

Além do cabo coaxial existe também o Cabo multicoaxial, que é um material mais completo, de 4 vias, que atua na transmissão de sinais, principalmente, os de telecomunicação.

Esse material possui elementos condutores e isolantes de cobre e aço. Além da blindagem tradicional, esse material possui uma blindagem a mais, sendo considerado um ótimo elemento de transmissão.

Além disso, ele consegue transmitir diversas informações (megabits) por segundo, sem causar alteração na informação passada, como uma distorção, ruído ou eco.

Desse modo, você consegue assistir à televisão sem ruídos, chiados porque o sinal transmitido chega de forma eficiente. Além disso, esse tipo de cabo possui uma velocidade muito rápida em sua transmissão, evitando interferências.

Era da evolução: internet

Além desses cabos que transmitem sinais de modo externo, por conta do avanço da informática também existem cabos que conectam computadores que são fundamentais.

Para um equipamento funcionar, ele precisa estar interligado com o cabo de rede, que pode ser vendido em diferentes tamanhos e diâmetros, a depender do tipo de máquina.

Esses materiais não costumam ter interferência de sinal e conseguem conectar à internet no computador ou tablet.

Outro detalhe são os cabos USB que podem interligadas uma máquina a outra, como, ligar o conteúdo do notebook na televisão, atuando como um conector.