Desde que a indústria surgiu, há muito tempo, foi-se criando diversas maneiras de otimizar todas as produções. Inicialmente, os processos eram feitos todos à mão.

Com o passar do tempo e o surgimento de diversas máquinas e tecnologias, o dia a dia industrial mudou. Hoje, os computadores tomam conta da maior parte dos processos e à isso se da o nome de automação industrial.

O que é automação industrial?

De maneira resumida, automação é todo aquele sistema de indústria que é controlado com computadores ou qualquer outra tecnologia que diminua a utilização das mãos de obra.

Isto é, são muito mais utilizados os componentes eletronicos do que os não eletrônicos. Os sinais analógicos e digitais são transmitidos para as máquinas e equipamentos por meio de um cabo de instrumentação preço.

Mas, a própria automação não apareceu faz pouco tempo. Na verdade, a ideia da automação também se tornou cada vez mais comum ao longo da história.

Sempre que o homem criava um sistema diferente no passado para fabricar qualquer produto, poderia se chamar de início da automação. A invenção das rodas é um momento desse.

Porém, apenas na década de 50 foram criar, de fato, a fabricação automática de diversos materiais. Ou seja, a automação industrial começou ali. Mas, cuidado: mecanização e automação são ideias diferentes.

A primeira fala da utilização das máquinas no dia a dia industrial, o que envolve cabos eletricos e outros equipamentos. Já a segunda fala da utilização da inteligência de computadores para controlar os processos, envolvendo o cabo coaxial, que é um condutor de sinais.

No Brasil, a automação começou, principalmente, em indústrias de alimentos e automobilísticas. Hoje, já é utilizada em quase todas as fábricas e processos de criação.

Qual a importância da automação?

Não é necessário um kit didático para compreender a importância da automação industrial.

Além de ser utilizada como vantagem competitiva entre indústrias concorrentes, ela faz com que os produtos produzidos sejam feitos com maior qualidade e perfeição.

Além disso, a automação permite saber detalhes sobre o dia a dia industrial que os trabalhos manuais não permitiam.

Outro ponto importante da automação é seu trabalho com a sustentabilidade. Com ela, muito menos materiais são desperdiçados, sendo que a quantidade de matérias-primas são exatas.

Aliás, os sistemas de automação não são instalados apenas em grandes empresas. Indústrias, fábricas e negócios de médio e pequeno porte também podem investir nesse tipo de ação.

Isso vai fazer com que os materiais e serviços sejam realizados de maneira mais rápida, com mais qualidade e, muitas vezes, até diminuir os valores gastos.

A produtividade é a característica mais importante e forte da automação. Sendo assim, algumas outras vantagens e benefícios de se utilizar sistemas automatizados são:

  • Padronização dos processos;
  • Segurança no momento do trabalho;
  • Melhor monitoramento dos processos;
  • Inovação e modernização do dia a dia;

Inclusive, um dos pontos citados e que é de extrema importância é a segurança.

A automação faz com que os processos de fabricação sejam muito mais seguros. Isso porque, algumas das peças e produtos precisavam de ações de risco, fazendo com que os trabalhadores pudessem sofrer acidentes e danos. Com a automação, esse problema é eliminado.

Outro problema relacionado à segurança é que, nas indústrias de medicamentos, por exemplo, riscos à saúde são reais. Com a automação, isso diminui drasticamente.

Como aprender sobre automação?

Para aprender de maneira mais profunda sobre automação, é ideal que se estude em cursos técnicos e profissionalizantes sobre o assunto. Assim, um kit didático eletrônica e de outros assuntos serão necessários.

Por depender de máquinas, é preciso, também, que a pessoa que irá estudar essa área se aprofundo nesses assuntos e nos equipamentos necessários. Os estudos não são simples e rápidos. Porém, são essenciais para o ramo da indústria.

Inclusive, existem diversos tipos de sistemas de automação espalhados pelas indústrias. Essas diferenças serão de acordo com o que se produz e fabrica em determinado local.

É claro que, quanto mais o tempo passa, mais a tecnologia se desenvolve. Isso significa, também, que a automação industrial está em constante mudança e melhoria.

Para compreender a fundo todo esse processo, é necessário se manter atualizado e estudando. Essa é uma área de extrema importância para o mundo industrial e que pode fazer toda a diferença no futuro das fabricações.