Em uma indústria, o avanço tecnológico trouxe várias vantagens na simplificação de processos e também aumentou a segurança dos funcionários. Isso ocorreu, principalmente, por conta da automação industrial.

A automação é um processo no qual um ser humano programa a máquina para que ela realize um processo. Atualmente, esse processo já é uma realidade em muitas indústrias que prezam pelo desenvolvimento empresarial e visam obter um diferencial no mercado.

Isso é importante porque muitos funcionários precisavam realizar vários procedimentos mais arriscados e manuais, como corte e, hoje em dia, a máquina consegue fazer, otimizando a força de trabalho do colaborador.

Além disso, os outros benefícios da automação são:

  • Melhora a produtividade empresarial;
  • Reduz os custos com a produção;
  • Proporciona um aumento na qualidade;
  • Melhora o local de trabalho;
  • Garante mais segurança aos colaboradores;
  • Consegue direcionar de forma eficiente o trabalho;
  • Elimina trabalhos mais arriscados e diminui os serviços feitos manualmente;
  • Traz mais simplicidade à operação;
  • Reduz os problemas com manutenção do equipamento;
  • Reduz acidentes de trabalho.

Ou seja, diante de tantas vantagens e benefícios, vale a pena investir em automação, por meio de Empresas de automação industrial, que trabalhem de forma especifica, no desenvolvimento de um projeto adequado para o seu negócio industrial.

O sistema de automação: inteligência e desenvolvimento tecnológico para sua empresa

As atividades anteriormente realizadas por pessoas são direcionadas à máquina. Cada vez mais, as empresas estão utilizando processos automatizados, exatamente pelo aumento da produção. Um dos materiais que podem ser automatizados é o Quadro de Distribuição Industrial.

Esse quadro recebe a energia elétrica e distribui para outros circuitos, nesse caso, dentro da empresa.

Esse quadro pode ser utilizado no ramo industrial, mas também em casas, prédios ou instalações comerciais que precisem da distribuição de energia.

Afinal, sem energia elétrica, a indústria e os equipamentos não funcionam, por isso ter um bom quadro de energia é fundamental.

Quadro de energia para sua empresa

Para lidar com a energia adequadamente é fundamental investir em segurança e na proteção dos funcionários. Isso porque o risco de incêndios ou curto-circuito é uma grande preocupação até pelo fato de danificar as maquinas.

Por esse motivo, o Quadro Elétrico Industrial trabalha para que problemas e panes elétricas não aconteçam.

Isso porque, em caso de sobrecarga ou de panes, a chave do quadro desliga automaticamente, evitando que a energia chegue em sobrecarga nos locais. Com isso, nenhum equipamento e funcionário é afetado.

Além disso, esse quadro elétrico é considerado seguro e eficiente, tendo alta qualidade e resistência.

No âmbito empresarial, é importante que esse quadro elétrico seja feito de forma planejada e equilibrada, já que existe uma maior quantidade de equipamentos conectados.

Em conjunto com os quadros, existe o painel eletrico. Esses painéis são compostos por:

  • Caixas de metal;
  • Disjuntor: que desliga em caso de sobrecarga;
  • Em contatores: acionados também no caso de sobrecarga;
  • Chaves;
  • Sinaleiros.

Nos painéis elétricos é possível encontrar caixas metálicas, disjuntores, contatores e relés, que acionam a proteção contra sobrecarga.

Além disso, também são constituídos de sinaleiros e chaves comutadoras, entre outros dispositivos. Existem os painéis de distribuição, ou seja, que enviam a corrente elétrica, que ficam responsáveis em caso de sobrecarga e possuem unidades de proteção.

Existem também centros de controle, que atuam controlando os motores do quadro. Existem painéis de comando e de controle também, que servem para controlar equipamentos.

Nestes dispositivos eletrônicos está o CLP, que é o Controlador Lógico Programável. Ele é como se fosse a “cabeça” da automação industrial, pois atua na comunicação dos outros componentes, atuando no reconhecimento de entradas, lógicas e saídas.

É importante que a instalação da parte elétrica e todo sistema automotivo seja feita por uma equipe técnica e especializada nesse tipo de serviço para evitar grandes danos à empresa e saúde dos funcionários.

É importante que a empresa realize também a manutenção dos equipamentos, de forma preventiva, com objetivo de detectar de forma precoce danos e falhas no processo.

O processo operacional da automação

O operacional da automação atua como um conjunto de elementos que realizam o funcionamento da máquina.

O objetivo é realizar a operação programada pelo operador. Estes dispositivos são acionados em conjunto com motores, cilindros, compressores, algumas válvulas pneumáticas, dispositivos detectores, dentre outros. Esse é uma etapa que atua em conjunto com a parte elétrica para garantir segurança da estrutura.