No cenário industrial moderno, a logística tem desempenhado um papel importantíssimo no que diz respeito ao desenvolvimento empresarial. Neste sentido, o transporte de mercadorias é um dos serviços mais recorridos pelas grandes organizações, que necessitam locomover produtos entre um ponto e outro.

A esteira transportadora para reciclagem, por exemplo, é uma máquina simples, porém também entra no quesito de transportes de materiais. No caso da reciclagem, a esteira aumenta o processo de produção e, consequentemente, garante maior lucratividade.

No entanto, nem todos conhecem os tipos de transportes de cargas e acabam por enfrentar dificuldades ao escolherem o mais adequado às suas necessidades.

Por essa razão, separamos tudo o que você precisa saber sobre como funciona o transporte de mercadorias dentro da indústria. Continue com a leitura a partir dos próximos tópicos deste artigo.

Tipos de transportes de cargas

A esteira transportadora, por exemplo, entra no quesito de transporte leve, uma vez que o equipamento é amplamente aplicado nas linhas de produção.

Abaixo, você acompanha o funcionamento e aplicação dos modelos de transporte mais usados no cenário industrial. Acompanhe.

Cargas no geral

Este tipo de transporte entra no quesito mais convencional, especialmente quando o assunto é entrega de cargas que não necessitam de veículo ou processos especiais para a distribuição e armazenamento. Em suma, o transporte geral de cargas trata os seguintes pontos:

  • Líquidos envasilhados;

  • Produtos industrializados;

  • Produtos químicos não perigosos;

  • Produtos alimentícios;

  • Produtos farmacêuticos;

  • Materiais de construção;

  • Laminados de madeira.

Nessas ocasiões, as transportadoras precisam de diferentes materiais e equipamentos para realizar o içamento de cargas. No mais, a empresa precisa apenas de um planejamento estratégico em logística para, assim, garantir o melhor atendimento entre as empresas contratantes.

Funcionamento

O grande segredo do funcionamento do transporte de materiais é o planejamento logístico. Com isso, o processo vai conferir rapidez e eficiência entre os procedimentos de transporte.

Em linhas gerais, a transportadora fica incumbida de organizar a distribuição e a entrega dos produtos, a fim de possibilitar o uso de um mesmo veículo para transportar materiais diferentes, porém com características parecidas.

Neste sentido, é importante manter a atenção voltada aos pequenos detalhes, como o moitão para elevação de carga que, embora seja pequeno, é um item fundamental para manter a segurança os objetos içados.

Portanto, todo o procedimento de transporte e de entrega é efetivado com vista em todos os pontos essenciais, para garantir a segurança dos materiais e assegurando que os produtos sejam entregues em boas condições.

Mudanças

O transporte em mudanças é um serviço muito comum, pois é muito recorrido no setor imobiliário e empresarial. Geralmente, a empresa que faz o transporte precisa contar com equipamentos que viabilizem o içamento de móveis e materiais pesados.

Dessa forma, a empresa fica incumbida de transportar itens, como:

  • Utensílios domésticos;

  • Bens móveis;

  • Materiais de escritório;

  • Equipamentos no geral.

Em suma, quem deseja transportar materiais de casas e empresas, entra em contato direto com a empresa, que conta com mão de obra qualificada para o serviço.

Em alguns casos específicos, como mudanças para apartamentos que ficam nos últimos andares, o recomendado é contratar uma empresa que forneça guindaste para elevar sofás, máquinas pesadas, dentre outros materiais.

Produtos farmacêuticos

A indústria farmacêutica não pode deixar de contar com processos logísticos extremamente bem feitos, devido às exigências legais impostas ao transporte de medicamentos e demais produtos frágeis.

O segmento é muito especializado, uma vez que todas as etapas do transporte precisam ser realizadas com integridade e comprometimento da empresa transportadora.

Carga completa

O transporte de carga completa é uma modalidade utilizada quando uma empresa sente a necessidade de usar o caminhão exclusivamente para o deslocamento das mercadorias de próprio trato.

Neste contexto, é possível que o os materiais completem o compartimento do caminhão, contando com apenas uma finalidade de entrega. Mesmo se o veículo estiver com pouca carga, o transporte é realizado da mesma forma.

Esse tipo de transporte é relativamente normal no transporte de cargas perigosas no setor industrial, pois os produtos perigosos – substâncias químicas – quando em contato com outros materiais, podem ocasionar acidentes severos.

Materiais fracionados

Os materiais fracionados são aqueles que podem ser transportados com diferentes cargas, oriundas de diversas empresas. No âmbito industrial, este modelo de carregamento não é muito comum.

Portanto, o modelo consiste no compartilhamento do veículo para o transporte de várias cargas e destinos. Este tipo é muito buscado no mercado de e-commerce.

Este artigo tratou sobre o funcionamento do transporte de materiais na indústria. Cabe destacar que o serviço é de extrema importância, garantindo qualidade na entrega, organização, dentre outros processos logísticos.