A indústria agrega vários segmentos e processos, entre eles, a usinagem e a metalurgia. Esses ramos atuam principalmente na fundição de metais e criação de novas peças, que apresentem resistência e durabilidade.

Devido à tamanha importância de ambos setores para criar as peças utilizadas no cotidiano, esse artigo versará sobre as ações realizadas tanto na usinagem como na metalurgia.

Vale ressaltar que ambos setores atuam na produção de peças que vão estar no setor automotivo, aeronáutico, da engenharia, em construção civil, entre outros.

Metalurgia: muito mais que metais

Esse setor é de extrema importância, porque atua na extração do metal até seu processo de confecção e mistura. O metal está presente nas civilizações desde os primórdios, pela sua resistência, durabilidade e, ao mesmo tempo, facilidade para poder criar novos objetos. O setor realiza os seguintes procedimentos:

  • A extração do metal;
  • Sua fabricação;
  • Seu derretimento, também conhecido como fundição;
  • Além de tratar o metal e formar suas ligas, como é no caso do aço.

Dentro desse setor, a fundição é uma das partes mais importantes. O metal já em estado líquido é enviado para um molde para formação da peça.

Após isso, o metal irá resfriar, dando formato à peça. O processo de fundição é antigo e já era realizado por civilizações passadas, como o derretimento do ouro, bronze para fazer armamento.

Existem várias indústrias dentro do setor metalúrgico que atuam com a fundição sp, um processo delicado, que, assim como todos os processos industriais, deve ser feito por profissionais especializados, principalmente por lidar com altas temperaturas.

O setor da caldeiraria industrial: você já ouviu falar?

Esse tipo de setor, assim como o da fundição, é muito importante quando o assunto é metalurgia. Isso se deve ao fato de que a caldeiraria industrial é o setor onde peças são produzidas, assim como equipamentos e chapas de metal.

Essas peças são feitas com aço em carbono ou inox, além de contar com ferro e alumínio. Outros materiais de metal também podem ser utilizados nesse processo. Uma caldeiraria pode fabricar várias peças, como, por exemplo:

  • Plataformas;
  • Painéis;
  • Roscas;
  • Válvulas;
  • Tubulação;
  • Chapa de ferro;
  • Estruturas que serão utilizadas em máquinas;
  • Entre outros.

Os materiais fabricados podem ser utilizados tanto na indústria como no ramo da construção civil, agropecuária, de automóveis e outros.

Ou seja, esse setor é de extrema importância para fabricar objetos que terão usabilidade em vários setores. Além disso, estão presentes no setor técnicas de corte do metal, assim como sua soldagem e até dobras.

Esse setor é importante também para o desenvolvimento industrial não somente no Brasil e exige mão de obra qualificada. Um equipamento que participa desse processo de caldeiraria é a Caldeira de fluido térmico.

A caldeira, em questão, é responsável pelo aquecimento de fluidos, como óleo ou gás. Nesse caso, o metal em si não é derretido nesse tipo de caldeira, mas sim, outros elementos.

Ajuda na integração de outros itens dentro da indústria como as válvulas e bombas que são centrífugas, assim como tanques.

A Caldeira de fluido térmico pode agregar vários benefícios, por exemplo, apresentar eficiência de temperatura e ao mesmo tempo consegue realizar a estabilização da temperatura.

O material é considerado também bastante versátil por ter configurações diferenciadas, a depender da necessidade do cliente.

A importância da usinagem dentro da indústria

O setor da usinagem também atua na fabricação, só que nesse caso, os objetos de metal. Esse setor recebe as chapas e começa a criar, por exemplo, os parafusos necessários, placas, uma porta para um automóvel, etc.

Nesse processo, baseado em critérios de segurança e regulamentação, esse setor também realiza moldes e até a fundição de peças, agregando também a metalurgia nesse processo.

Um centro de usinagem vai trabalhar desde o molde até o acabamento da peça, para que ela esteja pronta para ser comercializada.

O procedimento também pode envolver a perfuração das peças, desenvolvendo o projeto ideal para o mercado e o cliente.

Outro elemento importante a se destacar é a solda mig, que se refere à soldagem por meio de um arco de eletricidade, utilizando o metal e um arame.

Esse tipo de soldagem tem a capacidade de unir peças de metal por meio do aquecimento. Esse processo tem que ser feito com a inserção de outros gases, como o hélio. Esse procedimento é indicado para soldagem de materiais que não utilizam ferro, como é o caso do alumínio e bronze.