Os ambientes industriais contam com a integração de variados sistemas que são responsáveis pelo funcionamento adequado da indústria. Entre esses sistemas, podemos destacar a importância dos sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Esses sistemas também estão em outros locais, como em ambientes comerciais e residenciais. Eles são tão importantes dentro da indústria, que chegam a ser indispensáveis para o seu funcionamento, além de contribuir para a segurança dos processos internos.

Cada vez mais, esses sistemas têm passado por uma modernização, o que aumenta o desenvolvimento da empresa, assim como sua produtividade.

As conexões hidráulicas

O sistema hidráulico é um dos mais importantes e presentes dentro da indústria. Por meio do deslocamento de fluidos de um ponto a outro, o sistema hidráulico consegue contribuir para a geração de energia que consegue movimentar as bombas internas. Por isso, esse sistema é composto por reservatórios e tanques que armazenam esse líquido que será gerenciado nesse circuito.

Além dos reservatórios e tanques, existe uma bomba que consegue converter a energia mecânica em hidráulica por meio desse fluido para garantir a segurança do sistema que é constituído por válvulas.

Essas válvulas podem ser utilizadas para o controle de pressão, assim como para o controle da direção desse fluido, que pode caminhar por vários caminhos. A ideia é que todo esse sistema passe por manutenções preventivas com o objetivo de evitar desgastes e acidentes dentro do sistema hidráulico.

Existem vários tipos de conexões hidráulicas, como as Conexões hidráulicas alta pressão. Essas peças são utilizadas em sistemas hidráulicos com o objetivo de ligar os tubos por onde esse fluido irá se deslocar.

Esse tipo de conexão em alta pressão, é considerada eficiente e apresenta muita resistência em sua composição, em conjunto com uma porca e uma anilha. Esse material é tão resistente, que chega a ser utilizado em indústrias como a naval e a petroquímica.

Diante disso, as Conexões hidráulicas de alta pressão estão disponíveis em diferentes modelos e formatos, sendo altamente herméticas, o que permite uma maior vedação e possibilidade de conexão com os tubos.

Além do sistema em alta pressão, outros elementos podem contribuir com essa integração, como é o caso de mangueiras e conexoes que podem ser vinculadas à tubulação contribuindo para o deslocamento de líquidos. Nesses sistemas, é importante se atentar também à vedação dessas conexões, assim como nas válvulas de segurança.

O sistema hidráulico e as torres de resfriamento

Quando falamos sobre ambiente industrial, é importante citar o uso da Torre de resfriamento de água. Esse tipo de torre também é conhecida como de arrefecimento.

Ele é utilizado para remover o calor, transferindo-o para a atmosfera. Esse tipo de torre é responsável por evaporar a água, removendo esse calor do processo e consequentemente, contribuindo para baixar a temperatura de fluidos.

A importância disso, é manter uma temperatura estável dos líquidos, sem gerar uma sobrecarga ou elevação inesperada. Esse tipo de resfriamento de água ocorre, portanto, em diversos ambientes industriais como:

  • Refinarias de petróleo;
  • Indústrias com polos químicos;
  • Para refrigerar locais de grande porte;
  • Em estações de distribuição e geração de energia.

Ou seja, isso representa que as torres de resfriamento fazem parte do sistema hidráulico da indústria, podendo sofrer variações em seu tamanho e capacidade de suporte.

Tecnologia por meio da automação dos sistemas

Por fim, vale a pena destacar a importância de inserir tecnologia no ambiente industrial. O desenvolvimento tecnológico dentro da indústria pode estar presente de várias formas, inclusive, por meio da Automação industrial empresas.

A automação representa uma inovação que tem atingido vários mercados, como dentro do ambiente industrial. Isso porque esse sistema representa a automatização e programação de atividades por meio de máquinas.

Essa ação é responsável por reduzir os riscos de acidentes dentro do ambiente de trabalho, trazendo qualidade e precisão. Ou seja, a automação é recomendada para situações de periculosidade dentro da indústria, como situações de movimentação de carga e cortes, elevação ou resfriamento de um material, entre outros.

Outro detalhe do mundo tecnológico, é sobre a automação pneumática industrial. Os sistemas pneumáticos são responsáveis pelo deslocamento dos gases dentro da indústria e precisam ser monitorados e passar por manutenção e cuidados.

Com a automação pneumática industrial, todo o sistema de gás e tubulação ganha uma inteligência artificial, conseguindo detectar vazamentos, saber seu direcionamento correto na tubulação, entre outras ações.