Sabe-se que os processos industriais são muitos, por isso, hoje, existe uma infinidade de máquinas, equipamentos e aparelhos que auxiliam em procedimentos específicos. Conheça alguns deles ao longo deste conteúdo.

O dispositivo eletrônico chamado Inversor de frequência, por exemplo, foi desenvolvido para alterar a velocidade do giro que um motor trifásico permite, transformando a corrente de energia elétrica fixa (corrente e tensão) em corrente elétrica CA variável.

Os motores denominados trifásico apresentam excelentes resultados quanto a eficiência. Este equipamento é conhecido pelo baixo custo, além de ser resistente.

O inversor consegue distribuir a energia feita em corrente alternada (CA). A velocidade exercida por um motor trifásico é constante, variando em função das cargas dadas a ele e na utilização de frequência.

Funciona baseado no campo magnético girante que emerge no sistema de alimentação de corrente alternada posta em polos defasados entre si 120º, assim, construindo um campo magnético por meio do defasamento.

Com a velocidade gerada pelo campo magnético e velocidade da rotação do motor deriva uma velocidade chamada síncrona e, por meio dele, o motor trifásico faz um movimento proporcional com a frequência de rede. Ele tem algumas vantagens como:

  • Consegue substituir variadores mecânicos e eletromagnéticos;

  • Traz automatização, segurança e flexibilidade nos processos industriais;

  • Instalação bem simples;

  • Diminui os choques mecânicos ao dar partida no motor;

  • Precisão e processos;

  • Diminui a interferência humana.

Quando se utiliza um inversor de frequência, é possível obter flexibilidade na velocidade de forma segura e com precisão, por conta disso, pode-se controlar a velocidade do motor sem causar perdas no torque.

Mas o motor trifásico tem outras formas de programação de velocidade conforme sua demanda, além disso, apresenta benefício de custo por agregar uma economia de energia elétrica.

Descubra qual a função e vantagens do compressor de parafuso

O Compressor parafuso é um tipo de compressor muito utilizado no ramo da engenharia e/ ou construção civil e funciona por meio de um mecanismo de deslocamento positivo ou rotativo.

Geralmente, ele substitui o compressor que é movido a pistão, no qual necessita de uma quantidade maior de ar e de alta pressão, isso pode ocorrer em aplicações industriais ou em operação de máquinas de ar de alta potência.

Para o compressor de ar de parafuso funcionar, faz-se necessário o processo de movimento de varredura, no qual faz com que tenha pouca pulsação ou fluxo, que o difere dos compressores movidos a pistão.

Ao funcionar, o compressor a parafuso consegue fazer com que as engrenagens distribuam o ar, permitindo o alinhamento preciso dos rotores macho e fêmea.

Ele pode ser lubrificado com óleo ou pode ser isento ao óleo, entretanto, quando se usa de lubrificação a óleo, é possível proporcionar uma espécie de vedação hidráulica e de transferência da energia mecânica durante o tempo de condução do rotor.

Alguns modelos de compressores de parafusos são produzidos com a utilização da vibração elastômero, assim, o dispositivo absorve as vibrações de alta frequência, especialmente os compressores que funcionam em alta velocidade.

Esse aparelho pode ser usado para dar ar comprimido para diversas aplicações industriais de modo geral. São popularizados em instalações de tratamento de água, pois apresentam eficácia, além de menor consumo de energia elétrica.

Conheça o braço articulado da indústria

O dispositivo denominado Braço articulado industrial é muito utilizado nos variados setores da indústria, pois possui duas características muito visadas: praticidade e flexibilidade.

Ele foi idealizado para ajudar na montagem de produtos, por isso, tem um formato compacto e pouco peso. Sua instalação é simples, prática e rápida.

No mercado, há alguns tipos de braços articulados, tais como: braço articulado bandeira, biarticulado aéreo, biarticulado fixo, pantográfico aéreo, reação, pantográfico fixo, congo balance fixo e braço congo balance aéreo.

O braço articulado precisa ser fixado ao solo em cima de uma base de concreto ou fundação, entretanto, cada tipo de braço tem suas especificações de instalação. Para saber qual é a maneira correta para eles, o recomendável é, no momento de compra, solicitar o auxílio de um profissional.

Em suma, os braços articulados industriais é a garantia de segurança no transporte de cargas pesadas e nos processos de carregamento, atuando com muito precisão.

Para obter mais informações a respeito, basta contatar com profissionais especializados, pois dessa forma é possível receber toda orientação completa antes da aquisição.