O mundo globalizado tornou os processos industriais ainda mais importantes para as economias locais, já que o abastecimento de mercados nacionais e internacionais passaram a ser responsabilidade de uma mesma empresa.

A capitalização de conhecimento e desenvolvimento de marcas e produtos passou a ser vista com outros olhos, já que é preciso se adaptar a novas realidades e culturas, respeitando sempre os preceitos de segurança e produtividade.

Do mesmo modo, a gestão de ambientes industriais passou a ser encarada sob diferentes aspectos, com acompanhamento aproximado dos mínimos detalhes, para que o gerenciamento possa proporcionar o melhor desempenho possível entre as fábricas e indústrias de transformação, a partir da matéria-prima que forma peças metálicas até a mercadoria final.

Gerenciamento agregado à produção e rentabilidade

O investimento em novos negócios deve ser aplicado de acordo com um planejamento estratégico integrado entre diversos fatores, para que os custos empregados em mão de obra capacitada e matéria-prima traga como resultado um bom produto com grande valor agregado.

Para que a gestão industrial seja fluida, natural e adequada, é preciso que a manutencao industrial esteja dentro de todo planejamento, em acordo com toda a linha de produção e distribuição ao mercado consumidor.

Diferentes setores devem funcionar de forma dinâmica e consecutiva, evitando planilhas inadequadas, com a aplicação de uma padronização eficiente e produtiva.

É possível criar um ambiente totalmente integrado, com etapas distintas para manter tudo em funcionamento pleno, como:

  • Criação de plano de automatização de manutenção preventiva;
  • Tratativas para controle de manutenção corretiva agendada
  • Plataforma digital com expedição de ordens de serviço;
  • Verificação constante de maquinários e veículos de frota.

Todo procedimento vai depender das medidas adotadas, com um planejamento específico para cada cenário. A ideia principal deve estar na prevenção de problemas e, quando estes surgem, aplicar soluções adequadas, em tempo hábil, para que todo o processo industrial não seja prejudicado.

O abastecimento de muitas máquinas e equipamentos industriais depende da energia elétrica disponibilizada por concessionárias e geradores de energia particulares.

O fornecimento deve ser contínuo e de qualidade, para evitar paradas bruscas e que possam afetar os procedimentos aplicados em linhas de produção.

Logo, a manutenção elétrica industrial também deve fazer parte do planejamento estratégico implementado em um ambiente industrial, qualquer que seja o objetivo de fabricação.

Como muitas atividades fabris dependem do funcionamento pleno de todo o sistema elétrico, é preciso estar atento a todos os aspectos que estão no entorno, com uma equipe especializada realizando testes, monitoramento, substituição de cabos e fios, além da fixação de interruptores para maquinários e tomadas para o sistema de iluminação ambiente.

Segurança com equipamento apropriado

A eletricidade, aliás, é um dos principais pontos de um planejamento que visa a segurança dos colaboradores e de todo o patrimônio, de uma forma geral.

Para garantir a proteção de todos, a equipe de instalação elétrica deve empregar uma cordoalha de cobre para aterramento como forma de manter uma condução intencional entre o circuito dos equipamentos em relação ao solo, para distribuição de descargas elétricas de maneira segura.

Esse tipo de sistema é eficaz, pois evita a exposição de operadores ou equipamentos a choques e descargas elétricas, que podem funcionar como condutor de energia e causar acidentes com diferentes graus de proporção em um ambiente industrial, principalmente por haver diversas coberturas metálicas sobre as máquinas e ferramentas.

Ferramentas de corte e acabamento de objetos

Dentro de espaços dedicados à industrialização de produtos, muitas ferramentas são utilizadas em espaços específicos, como as oficinas de usinagem.

Para um acabamento aprimorado, os profissionais deste setor utilizam disco de corte fino para furadeira, que podem ser usados em diferentes elementos, como:

  • Barras de aço inox;
  • Placas de plástico e acrílico;
  • Chapas e perfis metálicos;
  • Tubos de pvc e metal.

Para a remoção de oxidação e ferrugem, ou até mesmo soldas, o acabamento de uma peça pode contar com lixas apropriadas, conforme a granulação e a necessidade de esforço que vai ser aplicado pela ferramenta.

O disco flap esmerilhadeira é usada para melhor acabamento, nestes casos, já que possui em sua base o plástico, para superfícies retas, ou de fibra, para trabalhos angulares.

Há empresas especializadas que disponibilizam programas de computador dedicados para a manutenção de máquinas, ferramentas e equipamentos, que podem ser aplicados de forma automatizada em plantas de fábricas e indústrias.

É possível programar notificações para que uma equipe responsável seja avisada sobre anormalidades, avarias e atrasos em qualquer tipo de processo industrial em andamento.

Esse modelo pode se aliar o planejamentos de manutenção e controle de disponibilidade de ferramentas, máquinas e equipamentos industriais, assim como veículos de frota para agilizar os serviços dentro de uma logística empregada entre todos os setores.