Você conhece a moldagem por Injeção de peças plásticas? Bom, este é um método de confecção altamente importante para a indústria de plásticos. Hoje, é quase impossível que se faça quaisquer objetos sem utilizar a moldagem por injeção.

Por conta disso, nesse texto iremos abordar um pouco sobre esse método essencial para a fabricação de peças na indústria e quais são suas peculiaridades.

A moldagem por injeção

Como já fora citado acima, o método de moldagem por injeção é um dos mais importantes e mais utilizados na indústria.

Isso porque, ele está presente em peças de interiores de carros, gabinetes de computadores, aparelhos domésticos, ferramentas e equipamentos médicos, cd’s e até mesmo em casas para cães.

Além disso, a utilização dos moldes por injeção também é usada para produzir pallets, brinquedos, baldes, recipientes para alimentos, copos promocionais e uma infinidade de outros objetos, impossível de se descrever em sua totalidade.

Funcionamento

O funcionamento desse método é relativamente simples.

Basicamente, seu objetivo final é derreter o polímero plástico e assim o esculpir conforme o molde e a devida finalidade do material.

Para entender de forma clara o processo, é necessário saber que existem alguns modelos de máquinas que fazem a injeção do plástico e também de metais. Em ambos os casos, o material é fundido em temperaturas altíssimas e posteriormente é aplicado em seu molde.

No entanto, em materiais plásticos o seu processo se dá pela injeção e como o material é de fácil moldagem, é possível ser aplicado em diversas situações diferentes.

Sua versatilidade, possibilidade da criação de peças diretamente a partir de sua matéria-prima e sua alta economia, contribuem para que seja um material de uso imprescindível e fundamental.

O processo constitui em fundir o plástico na extrusora e, para isso, utiliza o parafuso dessa ferramenta para injetar o plástico no específico molde em que ele será resfriado.

Executar estes passos com a devida velocidade e consistência é essencial para que se possa ter êxito e eficiência na operação.

Se feito da maneira correte, os lucros podem sair em cerca de 10 por cento nestas peças.

Velocidade

Nesse quesito, o moldador trabalhará para aumentar a produção ao passo que diminui a duração do ciclo, que se trata do tempo que é gasto para fundir o plástico, injetá-lo em seu molde e, posteriormente, resfriá-lo para então obter a sua peça devidamente finalizada.

Um fator importante para melhorar o processo é utilizar de moldes maiores, que produzem mais de uma peça por ciclo, aumentando a produção. Esses moldes são chamados de moldes de cavidades múltiplas.

Consistência

A consistência, trata-se especificamente da eliminação de resíduos e também da economia de tempo. O processamento feito de forma consistente resulta em diversos fatores positivos, como:

  • Bom controle da temperatura do plástico;

  • Da pressão no preenchimento do molde;

  • Da velocidade de preenchimento;

  • E das condições de seu resfriamento.

Esses fatores ressaltados acima, são interdependentes e também poder ser utilizados para que se compreenda as alterações do processo e também para que se possa resolver problemas relacionados.

Ferramentas

Para deixar os moldes em melhores condições, às empresas especializadas na Ferramentaria de moldes plasticos, contam com uma diversidade larga de recursos e maquinários tecnológicos e inovadores, como a impressora 3D.

Esses aparelhos são utilizados para a fabricação de protótipos dos itens, auxiliando o comprador a ter uma correta visualização real do produto final de uma forma concreta.

Ao buscar por essa ferramentaria, o ideal é que se procure por empresas com garantia, renome e qualidade em seus serviços.

Inspeção NR 13

Essa inspeção consiste em realizar testes para realizar a adequação, documente e viabilize o uso de maneira segura de tubulações, caldeiras, trocadores de calor e vasos de pressão.

Para o setor industrial dos moldes plásticos, ela é altamente necessária. Inspeção NR 13 tem o objetivo de avaliar e manter os equipamentos utilizados na produção de forma que seu funcionamento se dê de maneira segura.

Essa é uma exigência do Ministério do Trabalho, por se tratar da segurança e da vida dos funcionários que ali trabalham.

É de alta e extrema importância que haja a inspeção nr 13, por ser um documento legal e, além disso, é um apoio considerável para o empreendimento com relação aos fatores da política de segurança.

Assim sendo, um ambiente seguro para os funcionários resulta numa produtividade mais positiva.