Como toda profissão tem riscos, é importante que em cada área as medidas de segurança no trabalho sejam integradas. Nesse contexto, existem diversas leis e regulamentações relacionadas a esse tema, estabelecidas com o objetivo de reduzir doenças e acidentes.

Desta forma, protege-se a saúde e a integridade física dos empregados, evitando-se problemas relacionados à sua capacidade de trabalho, o que é uma grande vantagem para as empresas, além de garantir que as normas aplicáveis ​​sejam seguidas adequadamente.

De certa forma, a segurança afeta diversos fatores, incluindo a produtividade do negócio, pois evita que o fluxo de trabalho seja interrompido devido a condições inadequadas de desempenho ou até mesmo drama. Portanto, pode-se dizer que tais medidas são importantes tanto para trabalhadores quanto para empregadores, com implicações que vão além da lei.

Como integrar uma política de segurança no trabalho?

Independentemente do porte da empresa e dos fatores econômicos, medidas essenciais devem ser devidamente aplicadas, tanto para proporcionar condições justas aos profissionais quanto para cumprir a legislação compatível com o território. É uma forma de comunicar o compromisso da contratada com a saúde e segurança dos funcionários.

Conscientizar os trabalhadores, dependendo do setor, pode ser ministrado treinamento ou compromisso específico por meio de diferentes abordagens, como conferências com temas como:

  • Conhecimento dos fatores de risco;
  • Uso de Equipamentos epis ;
  • Estratégias de Motivação;
  • Direitos e Deveres.

É muito importante que os empregadores tenham supervisão adequada ou terceirizar profissionais totalmente preparados para realizar a gestão das normas de segurança. A organização que leva conhecimento para as diferentes áreas da empresa de forma adequada, inclusive por meio de serviços terceirizados, deve ser priorizada para evitar confusão.

A comunicação eficaz é importante para cada etapa envolvida na conscientização e todos os aspectos devem ser comunicados e usados ​​com clareza. Até porque uma agenda estratégica de conferências e treinamentos pode ajudar a aumentar a importância das medidas de segurança para não se desgastarem.

Além desses aspectos, deve-se notar que as condições da infraestrutura também são levadas em consideração e, dependendo do tipo de localização, serviços como o Laudo inspeção spda (Atmospheric Discharge Protection System), podem ser necessários.

Cuide dos Documentos Requeridos

Conforme dito, alguma conscientização é importante, no entanto, alguma documentação é necessária para atender aos padrões legislativos. Por exemplo, quando se trata de direito do trabalho, a apresentação do certificado de admissão é importante no processo de contratação de um profissional com carteira assinada.

Este é um elemento essencial para analisar o estado de saúde psicológica e física dos trabalhadores que irão ocupar determinado cargo. Uma entrevista e exame geralmente ocorrem com perguntas sobre doenças passadas e atuais, empregos anteriores e testes de frequência cardíaca, pressão arterial e outras capacidades, se necessário.

Outro exemplo de documentação exigida em alguns casos é o Avcb preço (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que atesta se o local possui as condições necessárias para proteção contra incêndio, medidas técnicas, estrutura e organização, ou não.

Este relatório não é necessário para residências unifamiliares. Tem vida útil, variando de 2 a 5 anos, dependendo do nível de risco avaliado pelo corpo de bombeiros. Neste contexto, importa referir que é necessária formação específica em proteção contra incêndios.

Com isso, a empresa deve investir não apenas em equipamentos adequados para a prevenção e controle inicial desses eventos, mas também em opções como a CIPA (Comitê Interno de Prevenção de Acidentes), que é regulamentada pela norma regulamentadora nº 5 e para fins de segurança e melhores condições para os colaboradores de Empresas de içamento de cargas, com as devidas precauções e preparação para lidar com as mais diversas situações.

Portanto, percebe-se que a conscientização é de grande importância para a empresa como um todo e que a política de segurança deve contemplar os riscos de cada setor e ser bastante explícita para garantir condições adequadas de operação e cumprimento de leis e normas.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimentos onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.