Todos nós sabemos que o ambiente industrial é um dos maiores segmentos do mundo e que ele, por si só, é totalmente abrangente. Este setor possui muitos tipos de funções, trabalhos, produções e variados outros tipos de serviços.

Esse crescimento é possível por variados pontos, como: funcionários, maquinários e toda a tecnologia que o setor possui. Sem falar que, cada dia que passa, isso cresce e variados tipos de avanços aparecem para melhorar o cenário.

Hoje iremos falar sobre alguns dos avanços que são feitos para prezarem pelo cuidado no ramo e em todos os seus equipamentos, para que eles possam ser reparados e cuidados e uma forma melhor e mais completa.

Para que você entenda mais sobre esses aspectos e sobre o que estamos querendo dizer, acompanhe este texto, pois falaremos sobre alguns tipos de meios utilizados para reparar e analisar todos os maquinários industriais. Leia o artigo e confira.

Empresas especializadas

Primeiramente, antes de falar dos serviços, devemos falar de quem os oferece. É necessário sempre procurar e contratar empresas de inspeção de equipamentos, para que tudo possa ser feito corretamente.

Isso porque, elas visam a identificação de problemas, análises de máquinas e seus defeitos e entendem o que está ocorrendo com cada peça que vai passar pelas inspeções.

Elas devem ser contatadas, pois não é possível fazer isso sozinho ou com pessoas inexperientes, até porque são muitas etapas e diferenciados testes que devem ser feitos para que seja possível descobrir o que há de errado.

Além disso, esses locais possuem pessoas extremamente experientes nesse sentido, que vão saber o que deve ser feito para que os problemas sejam resolvidos com muito mais rapidez. Alguns outros tipos de benefícios, são:

  • Assertividade;
  • Qualidade;
  • Organização;
  • Preparação.

Ou seja, todas as pessoas envolvidas estarão totalmente aptas a fazerem todos os serviços e seguirem as etapas necessárias para cada maquinário que você desejar analisar em sua fábrica ou indústria.

A seguir, vamos falar sobre alguns tipos de equipamentos e feitos que são realizados nesses locais, para que seja possível fazer os reparos e manutenções em todas as máquinas de seu estabelecimento corretamente.

Ultrassom

O primeiro é o ensaio de ultrassom industrial, que é uma técnica industrial para detectar reflexões no interior das peças e identificar e interpretar todas as descontinuidades que forem apresentadas.

Elas podem aparecer por muitos motivos, como desde uma falha já no momento da fabricação, como um desgaste por causa do uso contínuo que ela tem nesse ambiente – o que pode ser comum.

A medição de espessura por ultrassom possui duas opções: o ensaio automatizado – que utiliza a ajuda de um computador comandado direto pelo aparelho, que possui uma varredura completa – e o semiautomático – que é mais barato, mas é manuseado por um inspetor.

Os dois podem ser utilizados de maneiras diferentes, porém possuem a mesma finalidade, que é descobrir tudo o que está acontecendo com os devidos aparelhos que serão aplicados com a tecnologia do ultrassom phased array, que é o elemento que faz todas essas descobertas.

Compressor de ar

Os compressores de ar, são maquinários que necessitam comprimir o oxigênio para gerar uma força para o funcionamento de equipamentos pneumáticos, muito usados em ambientes empresariais. Além, de serem ferramentas muito úteis e, praticamente, indispensáveis em todos os setores.

Ou seja, a venda de compressor de ar, assim como sua aquisição e manutenção é essencial para o funcionamento do local. Em casos de manutenção, procure sempre por empresas qualificadas e especializadas no assunto – assim evitando futuras dores de cabeça.

Ensaio de líquido

Por fim, mas não menos importante, iremos falar sobre os ensaios de líquidos, que são os melhores métodos de testes para detecção de descontinuidades mais superficiais em materiais que não possuem porosidade como: ferroso e não ferroso, alumínios, vidros, cerâmicas e afins.

Além disso, o ensaio de líquido penetrante pode ser aplicado com uma pistola, pincel ou aerossol. Assim que o produto for penetrado, será baseada a sua funcionalidade e o quanto está apto para trabalhar.

Ele irá localizar, trincar e fazer todos os outros tipos de costuras, dupla laminação e afins que podem estar atrapalhando o funcionamento do elemento em si.

Enfim, esses tipos de ensaios e testes são feitos para manter todos os tipos de produtos, materiais e maquinários aptos a funcionarem sem nenhum problema na estrutura.