Assim como em qualquer edificação, as indústrias são construídas com a ajuda de uma série de setores empresariais. São obras complexas, visto que o tamanho das indústrias devem ser bastante consideráveis, com equipamentos e estruturas que suportem as práticas industriais e sistemas que possibilitam o funcionamento das indústrias.

Dessa maneira, é fundamental que seja feito um amplo planejamento da planta industrial das fábricas, estruturando o projeto exatamente como os responsáveis querem montar na prática.

É importante compreender que tudo deve estar posicionado da maneira certa. Os espaços devem ser separados, isolando o local de produção de outros ambientes, como escritórios e galpões de armazenamento.

As máquinas devem ser posicionadas para não atrapalharem umas as outras. Por fim, os sistemas de distribuição de energia e água devem ser instalados com precisão.

Sistema de eletricidade

Falando mais a fundo dos sistemas de distribuição de energia, precisamos abordar alguns pontos importantes, como o fato da energia ser um elemento cada vez mais determinante no nosso dia a dia.

Pensando nas indústrias não é diferente, pois para que muitas possam produzir dependem diretamente do fornecimento da energia elétrica.

Portanto, justamente por conta dessa necessidade da eletricidade, que os sistemas elétricos precisam ser bem montados e com diversos elementos de composição.

Quando pensamos no básico, podemos apontar alguns itens imprescindíveis nesses sistemas, tais como:

  • Fiação;
  • Cabeamento;
  • Disjuntores;
  • Resistências;
  • Interruptores;
  • Painel de controle.

A fiação e os cabos elétricos são os principais apetrechos de distribuição. Eles são montados no interior das paredes, tetos e pisos, e são os responsáveis por conduzir a eletricidade até as tomadas e interruptores.

Para que exista uma proteção maior para elementos como esses mencionados, é montado um eletroduto corrugado, que é um tipo de cabo com maior revestimento, impedindo que esses condutores sejam expostos a problemas como umidade, corrosão e outros intempéries.

Excelência na qualidade dos produtos

Portanto, como é preciso que as indústrias encontrem a excelência no padrão dos itens montados e instalados, é possível encontrar uma variedade de modelos e tipos de eletrodutos, cada um de acordo com a necessidade de cada indústria.

Uma prática muito comum nas indústrias é a galvanização, onde metais e outros materiais passam por um processo de reforçar sua estrutura.

Dessa forma, é bastante comum encontrar também eletroduto galvanizado na composição dos fios e dos cabos de condução, pois eles dão total resistência e proteção contra diversos tipos de problemas, como os mencionados anteriormente.

Essa excelência também deve ser alcançadas em outros espaços, principalmente, na linha de produção, para que tudo ocorra como planejado.

A estruturação de um espaço de produção de uma indústria é a principal ação dos processos construtivos, e deve ser executada nos mínimos detalhes.

Pinturas industriais

Além da montagem das máquinas e das outras estruturas, é preciso que sejam realizadas pinturas industrial. Esse tipo de prática é realizada para que os acabamentos das máquinas e dos equipamentos ganhem maior revestimento.

Sendo assim, é aplicado uma tinta específica na máquina, aumentando a proteção de sua superfície, ganhando uma camada anticorrosiva e protegendo contra diversos problemas que poderiam ser bastante prejudiciais para a estrutura das máquinas.

Como essa é uma prática fundamental para a qualidade do maquinário, é importante contratar uma empresa de pintura industrial, pois essas empresas devem dispor de profissionais qualificados e ideias interessantes para as práticas de pintura, escolhendo as tintas que se adequem ao tipo de material.

Além das máquinas, equipamentos e materiais que são utilizados na linha de produção precisam receber tratamento adequado, principalmente no detalhamento.

Os produtos que são confeccionados também devem passar por procedimentos de controle de qualidade, ou seja, etapas que visam melhorar a qualidade estrutural e determinar suas especificações para que eles possam ser entregues nos destinos adequados.

Detalhamento e controle de qualidade

No talho e detalhamento desses produtos, a utilização de escova aço furadeira é uma excelente solução. Graças aos movimentos giratórios proporcionados pelas furadeiras, as escovas conseguem penetrar na superfície dos produtos e talhá-los da maneira desejada.

Por fim, a determinação das especificações dos produtos é feita, principalmente, por balanças, que medem um dos principais atributos dos produtos, o peso.

Para essa prática, é fundamental que a calibração de balanças esteja em dia, pois é indispensável que o peso seja determinado exatamente como ele é.