A adoção de modelos de equipamentos utilizados dentro de um ambiente produtivo pode ser determinada pelo projeto da montagem industrial.

As máquinas, equipamentos e demais instrumentos presentes no chão de fábrica, na linha de produção e na logística integrada são provenientes do avanço tecnológico sempre presente.

A busca por soluções que facilitam a vida dos colaboradores, agiliza os processos de trabalho e economiza na mão de obra e matéria-prima se encontra na automação industrial.

Porém, há determinados componentes que são fruto de outros estudos e trabalhos. São detalhes que passam despercebidos pelo grande público, mas que são de grande valia quando estão devidamente instalados em uma planta fabril.

Transferência de fluídos em sistema eficiente

As estruturas que formam um galpão industrial possuem sistemas hidráulicos para a distribuição de fluídos como água, óleos, lubrificantes e outros elementos que compõem esse tipo de ambiente.

Para garantir a transferência de modo correto, a presença de uma bomba autoescorvante garante a presença da tecnologia necessária para serviços pneumáticos e peristálticos.

Isso significa que toda a tubulação é complementada, sem permitir o aparecimento de bolsões de ar que podem prejudicar os equipamentos.

O bombeamento parte da câmara inicial e chega ao ponto final com todo o líquido no interior, mantendo a produtividade e com baixo risco de acidente.

Controle de pressão evita acidentes

A pressão exercida pela movimentação de alguns fluídos pode ser controlada de forma manual, ou a partir de elementos estruturais que empregam a automação industrial dentro dos parques fabris.

A instalação de uma valvula reguladora em sistemas hidráulicos é muito útil. As aplicações podem ser feitas em outros sistemas e equipamentos, como a distribuição de gás para abastecimento de caldeiras, ou equipamentos pneumáticos associados à linha de produção.

Rendimento no setor de distribuição elétrica

A rede de distribuição elétrica é outro ponto que não pode passar despercebido pela equipe de montagem industrial. É possível encontrar quadros exclusivos para máquinas específicas, com carga de energia suficiente para abastecer um grande conjunto de equipamentos em um ponto específico.

As estruturas montadas podem contar com um autotransformador em um circuito onde seja necessário a alteração de corrente e tensão, influenciando na indução de potência necessária para um setor industrial.

Setor de logística resguarda produtos

Os depósitos de matérias-primas e centros de distribuição industriais são formados por grandes galpões, com variação de temperatura, quando o controle de climatização não está instalado de forma devida.

Para evitar o contato direto com o solo, muitos produtos, sejam recursos naturais, bens de consumo intermediários ou produtos finalizados para a distribuição em massa, ficam sobre pallets PBR de madeira.

Esses apoios são adaptados de acordo com as necessidades da empresa, se encaixando na logística de armazenagem e distribuição interna e externa.

O uso de empilhadeiras faz parte da proposta de movimentação de carga, facilitando o transporte com toda a segurança necessária.

Veículos precisam de manutenção preventiva

A mobilidade dentro de uma fábrica é grande, tendo diferentes veículos à disposição dos colaboradores para que cargas pesadas possam ser movimentadas sem grande esforço físico.

As empilhadeiras são os veículos que mais se ajustam em uma planta fabril, de acordo com determinadas tarefas que precisam ser realizadas.

Por suportar um grande peso, a bucha suspensão precisa estar funcionando de maneira adequada, para que o veículo siga o trajeto corretamente.

A manutenção desses veículos deve ser realizada periodicamente, para que os condutores possam transitar em segurança e com conforto. A estabilidade garante o controle da empilhadeira, mantendo os pneus e rodas atrelados ao chassi de forma apropriada.

Vale ressaltar que, a equipe responsável pela manutenção deve verificar todos os detalhes do veículo. Mesmo a bucha de bandeja precisa ser substituída quando qualquer desgaste é observado.

Assim, a segurança é garantida, além de outros benefícios, como:

  • Alinhamento do veículo;
  • Movimentação correta;
  • Suporte à carga exigida;
  • Limitação de movimentos em frenagem.

Todos esses pontos em destaque fazem parte de segmentos industriais que visam a melhoria no ambiente de trabalho, reduzindo os custos e visando a geração de lucro.

A manufatura de produtos de qualidade acaba sendo um benefício para as empresas e para o público consumidor, com ações e atitudes que mudam aspectos específicos de uma fábrica.

Por fim, vale destacar que as tarefas empregadas nas linhas de produção e logística são dinamizadas, com apoio incondicional da tecnologia sob todos os aspectos.

Uma gestão compartilhada e o emprego das normas regulamentadoras determina uma empresa de sucesso junto ao mercado, se tornando até mesmo referência entre os concorrentes.