Após a revolução industrial muitas empresas de diversos ramos começaram a utilizar maquinários novos para ter uma produção em larga escala de forma rápida e eficiente. O resultado disso foi a criação de métodos eficientes e inovadores que substituíram equipamentos ultrapassados e a necessidade de uma grande mão de obra.

Um dos equipamentos que se tornaram mais populares e tiveram aplicação em diversos setores foram os compressores de ar, pois a aplicação do ar comprimido é viável em muitos ramos, fazendo com que esse equipamento se tornasse popular em várias indústrias.

Iremos entender durante este artigo vários detalhes sobre esse equipamento e algumas curiosidades.

Conhecendo a função dos compressores

O ar é um dos materiais disponíveis em maior quantidade na natureza, isso o torna uma peça fundamental na indústria por ser – quase – inesgotável.

Mais ainda, é possível trabalhar com o ar de diversas formas, principalmente quando ele é comprimido.

A compressão do ar faz com que ele tenha uma pressão maior do que o que está presente na atmosfera, gerando um tipo de energia, que pode ser aumentada por meio da combustão ou com a aplicação de outros equipamentos.

A função dos compressores é de entregar, de forma facilitada, essa manipulação do ar comprimido, para que ele possa ter sua serventia nos mais diversos setores.

Podemos destacar que o compressor de ar parafuso é o modelo mais distribuído no mercado devido a sua potência de trabalho e por gerar pouco gasto com manutenção.

Basicamente, esse modelo utiliza dois rotores de alta potência para pressionar e comprimir o ar. Um procedimento relativamente simples, porém, é possível controlar a potência de cada rotor e assim gerar a energia que for necessária, otimizando ainda mais a ferramenta.

Quais as peças para compressores?

Iremos entender agora quais são as peças para compressor de ar que ajudam na produtividade do equipamento e que auxiliam a mantê-los em pleno funcionamento.

1. Detalhes sobre os tubos

É possível encontrar tubos de diversas especificações técnicas, sendo que é preciso uma pesquisa mais aprofundada para entender qual irá responder corretamente às suas necessidades.

O principal detalhe que irá fazer muita diferença nessa escolha é o material que esse tubo é fabricado, podendo ser de:

  • Aço inox;

  • Plástico;

  • Cobre;

  • Aços sem costura.

Vale ressaltar que, nesse aspecto, o tubo para ar comprimido deve se adequar a sua função. Assim, não é preciso focar somente na durabilidade e desgaste do material, mas sim na eficiência que será apresentada de acordo com cada aplicação.

Além da função principal de transportar o ar comprimido, os tubos, em alguns casos, também armazenam o ar comprimido. Nesses casos é preciso instalar uma central completa para realizar a função.

2. Quais as peças para fazer a manutenção do compressor?

Como todo equipamento utilizado em larga escala, os compressores necessitam de manutenções regulares, seja na parte da limpeza do produto ou na manutenção do ar.

Com relação à essas manutenções um item que não pode faltar na indústria é a escova. Isso porque essa ferramenta é responsável por limpar o material sem causar nenhum tipo de desgaste.

Assim, o ramo de escovas industriais tem crescido muito.

Além da estrema necessidade, é preciso ter a atenção e o cuidado com cada material e as especificidades do item, criando uma variedade de escovas disponíveis.

O item é responsável ainda por fazer com que o desgaste da peça não aconteça de forma rápida e que, principalmente, qualquer tipo de resíduo não influencie no ar que será comprimido.

Vamos detalhar um pouco melhor sobre as principais escovas utilizadas nos compressores:

Escovas para metal e aço

Os principais tipos de materiais utilizados em compressores são o metal e o aço. Isso se deve pela resistência mecânica e durabilidade que esse materiais apresentam.

No entanto, para que essas qualidades se mantenham durante todo o uso, o principal tipo de escova utilizado são as de polietileno, que garantem corretamente a remoção de rebarbas, limpeza e Torneamento da peça.

Escova para o tubo

Assim como já falamos da importância dos tubos, é preciso mantê-los sempre limpos e essa função é dedicada para a escova tubular.

Esse é um tipo de aparato de limpeza com a estética correta para limpar qualquer tipo de tubo ou superfície parecida.

Normalmente, essas escovas são fabricadas com os fios no sentido helicoidal, garantindo que, além de retirar os resíduos da parede do tubo, eles sejam retirados para fora do tubo, garantindo a limpeza completa do material.

Como manter o ar limpo?

Já abordamos sobre a limpeza do compressor e dos tubos, que são essenciais. Porém, uma outra função que não pode ser esquecida é a de filtragem do ar que será comprimido.

O equipamento mais eficiente para isso é o filtro coalescente que, diferentemente de outros filtros, tem função de limpeza a nível molecular, realizando uma limpeza profunda de quaisquer partículas de óleo ou água que poderia comprometer o funcionamento do compressor.