Muitos empreendedores do setor industrial ficam em dúvida sobre escolher o modelo de empilhadeira elétrica hangcha ou o manual. Entretanto, essa discussão está longe de acabar, pois os dois modelos possuem muitos pontos positivos, e outros negativos.

Se você entra nesse contexto e busca alugar ou comprar uma empilhadeira, provavelmente já se perguntou qual destas atenderia melhor às suas necessidades dentro da empresa, não é mesmo?!

São diversas opções e modelos dentro destas duas categorias isoladas, o que acaba gerando algumas dúvidas acerca da empilhadeira manual ou elétrica.

Partindo desse ponto de vista, produzimos este conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre os dois modelos de empilhadeiras mais usados nos setores da indústria. Continue com a leitura a partir dos demais tópicos deste texto.

Empilhadeira elétrica

Antes de fazer um comparativo entre os dois tipos, analisaremos individualmente cada um deles, começando pela empilhadeira eletrica.

A empilhadeira elétrica funciona por meio de uma bateria especial, e seu uso é indicado em locais fechados como depósitos, galpões, câmaras frigoríficas e armazéns, pois trabalham com combustível não poluente, uma vez que não solta odores, fumaça ou qualquer tipo de contaminante.

Além disso, o modelo alimentado com energia elétrica ocupa menos espaço, e possui torres mais altas, capazes de elevar cargas sobre paletes de polipropileno até 12m de altura.

A empilhadeira elétrica, por sua vez, possui diversas qualidades, entretanto, a que se destaca é a sua versatilidade, ou seja, a facilidade que o operador tem para manobrá-la em espaços completamente reduzidos.

Ademais, entre as principais vantagens, destacam-se:

 

  • Resistência no transporte de cargas;

  • Diminuição de custos com combustível;

  • Melhora a produtividade da empresa;

  • Versatilidade atrelada à função.

 

O modelo é um dos mais buscados nas empresas de locação de empilhadeira, uma vez que, devido ao seu tamanho, aplica-se em pequenas e médias empresas.

Empilhadeira a combustão

Para funcionar, a empilhadeira a combustão depende de gás ou diesel. As empilhadeiras movidas a gás liquefeito de petróleo (GLP) têm como principal vantagem o fato de possuírem maior capacidade de carregamento em relação ao modelo elétrico.

No entanto, a principal desvantagem é o fato de que emitem fumaça e poluentes nocivos à saúde, devido ao fato de funcionarem por combustão – o que não é indicado para locais completamente fechados.

Em termos de cargo, o modelo usa os mesmos paletes de madeira para içar cargas e manter os produtos estáveis durante o transporte. Este é um dos pontos em comum entre os dois equipamentos.

Ainda assim, as empilhadeiras movidas a GLP possuem velocidade maior durante as atividades operacionais, se comparadas às elétricas, e conseguem transitar em pisos e terrenos com menos regularidade, pois são mais resistentes nesses aspectos.

Já as empilhadeiras que funcionam a diesel estão praticamente fora do mercado, justamente por conta da poluição e maior produção de ruídos sonoros, o que também é prejudicial à saúde do operador.

Empilhadeira a combustão X Empilhadeira elétrica

Em decorrência dos avanços tecnológicos, a possibilidade de se conseguir equipamentos que oferecem melhor desempenho em diferentes aspectos importantes, como a economia, segurança e respeito ao meio ambiente é algo muito mais fácil, em comparação com anos anteriores.

Para ter uma ideia, atualmente a empilhadeira elétrica, por exemplo, mostra uma grande diferença em todos esses aspectos, quando colocada em comparação com os modelos que funcionam a combustão.

O custo de aquisição de uma empilhadeira elétrica, em contraponto, pode ser mais elevado, devido às baterias que substituem os tanques de conbustíveis. Mas, ainda assim, as vantagens proporcionadas pelo modelo são incontestáveis.  Afinal, a vida útil de cada bateria dura em média cinco anos, e só depois deste período precisa ser trocada ou reparada.

Partindo desse pressuposto, é possível afirmar que a empilhadeira elétrica leva enorme vantagem frente ao modelo que funciona a combustão, pois não consome combustível liquefeito, evita a emissão de poluentes nocivos à saúde e não promove impactos negativos ao meio ambiente.

Além disso, o modelo elétrico de empilhadeira só perde para o de combustão no quesito capacidade de carga, mas é algo praticamente indiferente em questão aos demais benefícios da empilhadeira elétrica.

Compre ou alugue com empresas de qualidade

Independente da escolha entre uma empilhadeira elétrica ou a combustão, é importante adquirir a máquina com uma empresa que oferece qualidade e segurança em todos os veículos. Nesse sentido, é imprescindível verificar a solidez de mercado da empresa, credibilidade e qualidade das máquinas oferecidas pela mesma.

Sendo assim, o resultado do trabalho no dia a dia será muito proveitoso e com o máximo de produtividade da equipe de trabalho.