Sustentabilidade é um termo que está em pauta há algum tempo. Hoje, a grande parte das empresas tem a preocupação em manter a realização do trabalho de uma maneira mais sustentável, se preocupando em ajudar a preservar os recursos naturais.

Ações de sustentabilidade empresarial têm sido bastante adotadas por empresas, com o objetivo de preservar o planeta onde vivemos.

Assim, para que um negócio seja classificado como sustentável, é necessário que adote certas atitudes que tenham como meta manter seu crescimento, mas, sem interferir no meio ambiente, além de também contribuir para o avanço da sociedade.

Importância do pensamento “verde”

Construir empresas sustentaveis podem gerar diversos benefícios, não apenas para o meio ambiente, mas também para a sociedade, além de, claro, providenciar credibilidade para o empreendimento que adota essas medidas. São elas:

  • Ajudar em causas sociais;
  • Preocupação com o meio ambiente;
  • Credibilidade para a empresa;
  • Redução de custos.

Assim, ao se empenhar para respeitar os problemas ambientais e também ajudar a melhorar esses pontos, além de ajudar realmente as condições do planeta acaba gerando uma relação com o consumidor, já que melhora a imagem da própria empresa.

Com o passar do tempo e a noção de que ações desenfreadas do passado acabaram gerando uma condição ambiental muito delicada, resultando em consequências até hoje, como exemplo o aquecimento global, lixo nos oceanos, entre outros. Desta forma, os consumidores têm tido mais interesse por empresas que levam a sério esse tipo de questão.

Os benefícios para uma empresa se preocupar com principais problemas ambientais são inúmeros e valem a pena. Pois apenas com pequenas mudanças é possível melhorar a qualidade de vida da sociedade ao redor e até mesmo dos próprios funcionários da empresa. Ou seja, assim, contribui e muito com a imagem da empresa, tanto com os funcionários quanto com os consumidores.

Outro ponto é que as ações sustentáveis acabam gerando uma redução de custos de produção da empresa, isso porque através a reciclagem de matérias primas usadas, também ajuda no processo de reutilização da água e aproveitamento das sobras de material, além de gerar economia de energia elétrica.

Como transformar uma empresa

Para transformar uma empresa comum em uma empresa sustentável é preciso que haja algumas mudanças de práticas e hábitos para proporcionar mudanças como por exemplo, o uso de sistemas de reaproveitamento e tratamento de água, economia e energia, reciclagem de lixo, reaproveitamento das sobras das matérias primas utilizadas, usar materiais recicláveis para junto aos processos de produção, sacolas biodegradáveis, entre muitos outras maneiras.

Além disso, é possível criar projetos sociais como desenvolvimento cultural e socioeconômico da comunidade além de projetos para garantir a preservação do planeta.

Outra ferramenta interessante é aderir certificados de sustentabilidades disponibilizados pelas prefeituras, que não são obrigatórios na área, mas podem servir ainda mais para melhorar a qualidade de imagem da empresa.

Como um exemplo, existe o certificado B corps, as empresas que o aderem, conseguem provar que têm práticas sustentáveis e agem em três pontos importantes socialmente, como a ajuda para reduzir a pobreza, desenvolvimento da comunidade e se preocupam com as questões climáticas.

Para garantir que a empresa mantenha essas práticas, é preciso planejamento e estudo para realizar as ações de forma correta e que realmente geram benefícios para a sociedade.

Para isso, é interessante adotar o uso da tecnologia da informação para auxiliar no planejamentos e processamento de informações relacionadas a esse assunto.

Essa área ajuda a empresa a atingir os objetivos de melhorias sociais, já que tem como objetivo garantir que todas as mudanças sejam feitas de forma correta e responsável para gerar benefícios não só para a empresa mas como também para a sociedade em si.

Combinar a tecnologia de informação à gestão é aliar investimento em estudo e pesquisa ao poder da tecnologia para promover mudanças nas ações da empresa.

Como, por exemplo: a instalação de painéis solares para a captação de energia, sistemas de reutilização da água, criação de projetos de tecnologia com envolvimento na sociedade.

Esses processos, além de promoverem mudanças reais, ajudam a melhorar a imagem da empresa perante aos consumidores, parceiros e os próprios funcionários. Inclusive, algumas grandes empresas já realizam esse tipo de trabalho em seus negócios, como é o caso da Google, Apple, Ambev, entre outras.