A usinagem consiste em processos que resultam na moldagem de peças, acessórios e objetos de metais. Presente desde os primórdios, a usinagem serviu para o desenvolvimento das primeiras ferramentas e instrumentos de guerra. Hoje ela é aplicada a uma variedade de industrias e seus produtos.

Fazendo uso de diversas ferramentas, acompanhando as mudanças nos modos de fabricação, atualmente, há dois modelos de usinagem que podem ser realizado, a mecânica e de precisão.

O modelo mecânico usa ferramentas mecânicas que são conduzidas pelos trabalhadores.

O modelo de precisão faz uso das máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado), ou seja, uma operação mais moderna e automatizada que permite uma produção automática das peças, permitindo a produção padronizada e em grandes quantidades com mais precisão.

Compreender a evolução dos processos e os tipos de máquinas e ferramentas que são utilizadas, faz com que as fábricas tenham cada vez mais produtividade, qualidade e evolução em seus procedimentos.

Usinagem de precisão

Também conhecida como usinagem CNC, a usinagem de precisão é o modelo mais moderno que faz uso dos computadores para que sua produção seja otimizada e realizada em menos tempo.

O processo inicial desse modelo de produção começa com a programação do computador, especificando cada detalhe das peças que serão produzidas.

O projeto e suas especificações são transformadas em uma série de valores numéricos que são lidos pelas máquinas aplicadas ao processos.

É importante ressaltar que em todo esse processo as máquinas são do modelo CNC para que seja possível a comunicação entre o programa e a realização do projeto.

Uma das máquinas utilizadas durante o processo é a router CNC, presente na categoria de corte essa ferramenta é aplicada não apenas para o corte do metal, mas em processos que envolvem o uso de materiais mais duros como a madeira, plástico, vidro e compósitos.

Processos de usinagem

A usinagem envolve quaisquer processos que servem para modelar uma peça indo desde o mais simples como o corte ao mais complexo e detalhado.

Dessa forma é possível:

  • Cortar;
  • Perfurar;
  • Afiar;
  • Modelar.

O metal e suas variações são utilizados em diferentes setores da indústria devido as suas características, fazendo com a usinagem de peças seja comum na maioria das fábricas. Os principais setores que usam esses processo são o automobilístico, metalúrgico e construção civil.

Além dessas indústrias, há fábricas que também não sobreviveriam sem os processos de usinagem, como as do setor de produção de chapas metálicas que são aplicadas em projetos de construção, transporte e montagem de máquinas e equipamentos eletrônicos.

Entre os processos de usinagem há o de corte e dobra de chapas que é realizado para formar as peças de acordo com o projeto desenvolvido pelo cliente. Deixando-as com os tamanhos e dimensões adequadas para cada trabalho.

Além desse, há também os detalhes que algumas chapas possuem que também precisam ser adquiridos pelos processo de usinagem.

Ferramentas adicionais

Devido aos desenvolvimentos das tecnologias o setor de usinagem e seus serviços passaram a ser cada vez mais fáceis de serem realizado, desse modo os processo foram otimizados e os resultados aprimorados, elevando a qualidade e satisfação dos clientes.

Entretanto com tantas máquinas os processos de manutenção são essenciais para manter o ritmo dentro das fábricas, conservar a segurança e a vida útil de todos os maquinários.

Para que as manutenções sejam realizadas com qualidade é necessário investir em alguns acessórios, como o desengraxante industrial que serve para os processos de limpeza das máquinas, prolongando a sua funcionalidade e vida útil.

Atualmente, o mercado oferece uma variedade de modelos, dentre os principais há:

  • Alcalinos;
  • Ecológicos;
  • Aquosos;
  • GC-25;
  • Sweep.

Os alcalinos são mais indicados para remoção de pigmentações, corantes e tintas gráficas podendo ser aplicados em circuitos fechados. Os ecológicos são usados em limpezas em geral, pois são solúveis e poucos abrasivos, tornando-os ideias para todos os locais.

Os aquosos são indicados para máquinas modelos carrossel e para os processo de decapagem e abrilhantamento de metais.

O modelo GC-25 é aplicado em remoção de mofos, graxas, corantes em pó, manchas de carvão e óleo. E por fim, o sweep que é específico para limpeza de motores de combustão, muito presente nas industrias automobilísticas.

Além do desengraxante, há o disco de desbaste diamantado, ferramenta que torna os processo de limpeza e manutenção mais simples e otimizados.