Transmitindo o movimento de rotação entre dois eixos, os primeiros registros do uso de correias aconteceu durante o período da revolução industrial.

Polias e correias industriais foram criadas para atender a necessidade crescente de obter produtos em larga escala. A correia industrial surgiu para que as engrenagens das máquinas trabalhassem sem que houvesse sobrecarga e atrasos durante o processo.

Primeiras séries de correias a serem usadas, as correias planas eram feitas em couro e outros materiais que tivessem resistência o suficiente ao atrito e as forças utilizadas pelo maquinário industrial.

Já as Correias transportadoras têm a função de transportar produtos através de longas distâncias dentro das fábricas.

Embora fosse eficiente no transporte por uma longa distância, elas acabavam se desalinhando no decorrer do processo, o que acarretava na interrupção da linha de produção para resolver os problemas.

Diversos modelos foram desenvolvidos ao longo dos anos para proporcionar maior eficiência, assim surgiram as correias em V.

Embora tenham várias vantagens em relação a correia plana, elas perdem em velocidade, de modo que elas complementam a linha de produção.

A correia poly v pertence ao meio das correias de transmissão trapezoidais fabricadas com seções transversal inteiriça.

Revestidas de lona e feitas de borracha, têm o interior vulcanizado para suportar grandes forças de tração. É indicado o uso desse modelo de correia por não apresentar deslizamento durante o seu funcionamento.

Tipos de polia e correias que fazem o transporte de produtos

Existem alguns Tipos de polias existentes. Determinamos o tipo a ser utilizado de acordo com o modelo de correia. Denominadas de acordo com a sua função, essas peças cilíndricas se movimentam pela rotação do motor ou por correias.

A polia que transmite o movimento é a polia motora ou condutora. Através da força do motor, ela gera a rotação que é recebida pela polia conduzida.

Os modelos de polia podem ser de aro plano, de aro abaulado, escalonada com aro plano, escalonada com aro abaulado, polia com guia, polia em V e V múltipla, polia para correia dentada e correia redonda.

Existe uma polia que é indicada para cada função de acordo com as correias de tração.
Além das correias de tração, são muito utilizadas no mundo industrial as Correias transportadoras. Elas fazem a função de levar produtos de um ponto a outro da linha de produção.

Existem alguns Tipos de correias transportadoras, que podem ser:

  • Correias transportadoras lisas: possuem a sua superfície de revestimento lisa;
  • Correias com nervuras, travessas ou bordos de contenção: para facilitar o transporte evita perda de materiais e aumento da capacidade de carga;
  • Correias Sanduíche: operam paralelamente transportando o material no seu interior;
  • Correias elevadoras: os modelos mais utilizados são os alcatruzes, palavra de origem árabe que designa recipiente. Operam com ângulos quase retos.

Tipos de correia de tração

Correia lisa

Conhecida como plana, chata ou de seção retangular, é muito utilizada em maquinário grande e é o modelo mais simples de correia.

Correias dentadas ou sincronizadora

Normalmente utilizadas em motores de quatro tempos, onde não pode haver a perda de tração.

Correias em V

Normalmente utilizadas em motores que precisam girar mais de duas polias ao mesmo tempo.

Tipos de transmissão entre correias de tração e polias gêneros e classes de ralação

Quando usamos esses sistemas, devemos executar Cálculo polias e correias para que o sistema funcione corretamente. A transmissão de força e velocidade entre as partes, sendo potência sua força e velocidade seu deslocamento.

Os mecanismos são divididos em classes e gêneros. Gênero de transmissão por conta direto, por meio de engrenagens e por conta indireto, feito por correias.

Distâncias muito grandes usam cabos, ao invés de correias e o diâmetro entre uma polia e uma não pode ultrapassar cinco vezes o tamanho da outra, para não ocorrer o deslizamento das correias.

As classes se dividem em relação de transmissão constante em sinal de grandeza, em sinal de variável em grandeza, em grandeza variável e variável em sinal de grandeza.

Sempre que instalar uma correia, não force-as contra a lateral das polias ou use qualquer instrumento para força-las, pois isso pode romper a correia.

Antes de tenciona-las, gire uma das polias para a correia ficar completamente frouxa em um dos lados e prenda a polia móvel, de forma que a correia fique tencionada corretamente.

Atendendo todos os procedimentos de montagem de correias e polias, sua máquina trabalhará de forma correta, cuidando para que sua vida útil seja prolongada.