Algumas vezes, para desenvolvermos tarefas em locais de difícil acesso, desejamos ter um material que o alcance consistente em atingir quinas muito estreitas, não é?

Tentamos de tudo: desde mangueiras finas até extensores e palitos para alcançar aqueles espaços, mas nem sempre obtemos sucesso.

Então pensamos: se em uma tarefa doméstica é tão difícil conseguir chegar a esses pontos para limpá-los ou pintá-los, como será que esse processo é feito em grande escala?

A indústria, em seus mais variados setores e segmentos, conta com objetos específicos para esses tipos de tarefa: os bicos industriais.

O que são bicos industriais e quais os seus tipos?

Os bicos industriais podem ajudar em diversas tarefas domésticas e da indústria. Eles podem servir para ajudar a desenvolver diversas tarefas, como irrigação, por exemplo.

Em alguns sistemas de plantações, é muito comum utilizar o bico aspersor para liberar água em pequenas quantidades, mas com grande intensidade, facilitando assim a transferência de calor de uma região para outra, ainda proporcionando a irrigação (ou resfriamento) do ambiente.

Por ser possível utilizá-lo em diferentes situações, como o resfriamento de máquinas e equipamentos que são fontes de calor, é possível encontrar opções do aspersor para irrigação em diferentes materiais, como polietileno, PVC, nylon e polipropileno.

Uma característica variante desse tipo de bico é a possibilidade de vazão d’água, pressão e diâmetro, que podem variar entre 300 L/h e 22.000 L/h; 0,3 mca e 25 mca; diâmetros de 1/2″ a 3″, respectivamente.

Outra peça muito importante é o bico para ar comprimido, que pode ser utilizada em diversas tarefas, desde limpeza de pedras e higienização de superfícies porosas, até jateamento, passando pela indústria automobilística para realizar pinturas em latarias.

Há também outro produto que pode auxiliar bastante no processo de pintura de paredes e de superfícies metálicas, é o compressor para pintura que, por meio da alta pressão, libera o conteúdo com o qual foi abastecido em forma de jato.

O importante para utilizar o equipamento é ler as instruções descritas no manual para entender como preparar a tinta para inserir no equipamento.

Para se ter uma ideia da facilidade de operação desse tipo de produto, existem até mesmo opções portáteis de 75 watts, com capacidade para pintar uma área de cinco metros quadrados em apenas seis minutos.

Os bicos industriais também podem servir para a fabricação de moldes. Nesse processo, as indústrias utilizam o chamado bico quente para moldes, pois esses produtos são capazes de desenvolverem tarefas de alta precisão.

Os bicos quentes agem transferindo o polímero plastificado do cilindro da máquina injetora para o interior da cavidade, por meio de um canal direto, visando, principalmente, acabar com a operação de moagem dos galhos, redução de custos operacionais, diminuição do tempo de ciclo.

A utilização dos bicos na culinária

A culinária também conta com a preciosa ajuda dos bicos industriais.

Os bicos não são protagonistas apenas no setor industrial. Na gastronomia, mais especificamente, na confeitaria, os bicos são utilizados para fazer detalhes muito delicados em bolos e doces.

Para conseguir formar diferentes desenhos e formas, os bicos de confeitar possuem diferentes tamanhos e formatos. Confira os principais:

  • Bico Perlé – É o tipo mais comum, utilizado para fazer contornos e rechear bombas de chocolate, cupcakes e pequenos bolinhos;
  • Bico Pitanga Aberta – Pode ser utilizado para formar desenhos em formatos de flores, estrelas e conchas;
  • Bico Pitanga Fechada – Bastante similar ao anterior, esse tipo forma ranhuras mais fundas, quando aplicado;
  • Bico Serra – Com dois tipos diferentes de corte no mesmo bico (liso e em formato de serra), podem dar um efeito ondulado ou ser utilizado para fazer fitas nas decorações;
  • Bico Pétala – Como o próprio nome já diz, esse bico é utilizado para desenhar pétalas de flores, deixando os doces mais elegantes;
  • Bico Folha – É utilizado para criar folhas e pode ser utilizado como complemento do bico pétala;
  • Bico Múltiplo – Com essa escolha, é possível desenhar, ao mesmo tempo, diversas linhas;
  • Bico babados – Produzem efeitos que lembram babados de tecidos e são ideais para dar acabamentos em doces;
  • Bicos Flores Diversas – Encontrados em tamanhos diferentes, e se distinguem dos bicos anteriores, pois têm um pino preso no meio da estrutura de metal, o que possibilita criar novos desenhos.