As indústrias são compostas por inúmeros tipos de processos, todos eles para produzirem diversos elementos, desde retífica de motores de moto, até os mais variados equipamentos do cotidiano. Porém, uma indústria que chama a atenção devido a sua tecnologia, e principalmente, seus processos é a indústria automobilística.

Em uma indústria automobilística cerca de 70% de todo o processo são feitos por robôs, enquanto os outros possuem uma ação conjunta com o homem. No Brasil, cerca de 80% das peças do automóvel são feitas por linha de produção nacional, enquanto outras são feitas por robôs.

Para que um carro fique pronto são necessários cerca de 24 horas em um processo bastante elaborado e que conta com suporte de alta tecnologia.

Neste artigo compreenderemos as etapas de produção de uma automóvel, bem como compreender elas de forma mais detalhada.

As etapas de produção de um veículo

A industria automobilistica é diversa em sua linha de produção, já que todo o processo de fabricação varia de acordo com o modelo. Assim, todo o fluxo da produção é feito de acordo com o projeto a ser executado.

Quando o projeto é enfim finalizado, a fábrica planeja a fabricação do veículos, definindo quantos carros serão feitos por hora, a quantidade de mão de obra a ser despendidas e que tipos de robôs quer serão usados.

O ritmo de produção de um carro varia com a demanda dos veículos, assim, é possível aumentar o diminuir a produção de acordo com o planejamento de vendas da marca.

Há três grandes processos, com cerca de oito horas de duração cada um, e que são responsáveis pela montagem dos veículos. Esses três grandes processos são a estruturação, a pintura, e a montagem.

A estruturação é a parte mais pesada de todo o processo de fabricação, e onde os robôs atuam em grande parte.

É nessa etapa que as chapas de aço são montadas e soldadas, e o esqueleto do automóvel fica pronto. Depois disso, a carcaça é encaminhada para o galpão industrial de pintura. A pintura demora oito horas para ser finalizada.

No Brasil as cores mais comuns de carro são:

  • Preta;
  • Cinza;
  • Prata;
  • Branco.

A montagem por sua vez é a colocação dos elementos que compõe o carro como os estofados, os bancos, os equipamentos eletrônicos. Essa parte é feita em grande parte pelos homens, já que muitos ajustes precisam ser feitos manualmente.

Abaixo falaremos com mais detalhes sobre as três grandes etapas.

Linha de produção de carros, entendendo melhor

A parte da estruturação é a parte em que os robôs mais são empregados, e isso ocorre, por conta dos processos de soldagem que são muitos e que precisam ser feitos em locais inacessíveis pelos seres humanos.

Uma das etapas da estruturação é chamada de estamparia. Aqui as chapas de aço são recebidas e classificadas, encaminhadas para o controle de qualidade, por meio de esteiras transportadoras ou ponte rolante apoiada univiga, e depois recortadas em prensas, e dimensionadas de forma específicas para cada tipo de peça

A seguir vem a estruturação em si, que consiste na montagem da carroceria. Por conta disso, essa etapa também é chamada de body shop.

As partes da carroceria se encontram e começam a soldagem, cerca de 70% das soldagens são feitas por braços robóticos nos mais de cinco mil pontos de solda.

Feito a parte robotizada, ocorre os ajustes finais pelas mãos humanas e depois, inspeção visual. Cerca de a cada um minuto uma carroceria é encaminhada para este processo.

O ponto seguinte é a gravação do número de chassi na carroceria, e o carro começa a existir legalmente. Feito isso, são testadas aberturas de portas, janelas, capôs e porta malas, para depois seguir para a pintura em epóxi.

Antes da pintura a carroceria passa por um pré-tratamento retirando impurezas do processo de soldagem, e depois o carro e mergulhado em um líquido nivelante e anticorrosivo.

Depois o automóvel passa pelo processo de calafetação, que impermeabiliza o carro e logo em seguida ocorre a aplicação do prime, que deixa o veículo com a cor parecida com a definitiva.

Ocorre o lixamento e então a aplicação da cor final. Após essa etapa o carro segue para colocação do motor e depois a montagem final com todos os componentes. O carro recebe suas rodas e é conduzido ao galpão onde será depois despachado.

Assim, vimos que a linha de montagem de uma fábrica de carros é complexa e que envolvem muitos processos, porém, trata-se de uma das indústrias mais tecnológicas e seguras que existem.