Existem alguns equipamentos que participam de vários processos na indústria e que atuam para proporcionar benefícios à empresa e melhoria nos procedimentos realizados. 

O processo industrial é responsável por emitir uma quantidade considerável de gases e, dependendo do tipo de gás, ele pode ser considerado tóxico tanto para os funcionários como para o meio ambiente.

Por isto, existem equipamentos que funcionam para resolver este problema, tornando o ambiente de trabalho mais purificado. Devido à tamanha importância, este conteúdo vai discorrer sobre alguns destes equipamentos. Confira!

Lavador de gases industriais

Este equipamento é utilizado na indústria, atuando nos sistemas de exaustão de ar, atuando por meio da colisão dos resíduos com gotas de água. Com isto, é possível neutralizar os gases liberados nos processos industriais.

Geralmente, este processo da lavagem ocorre de forma ágil e rápida, com alta velocidade. Esta velocidade proporciona a mistura dos gases com água e até outros reagentes.

Por lidar com produtos químicos e ser um processo que envolve aceleração, é fundamental que o equipamento, conhecido como Lavador de gases industriais, seja de boa qualidade e periodicamente, seja feita a manutenção do equipamento.

Como funciona o procedimento de lavagem:

  1. A água é pulverizada;
  2. Os bicos são pressurizados;
  3. A poluição do ambiente é reduzida e controlada;
  4. O processo envolve uma câmara onde ocorre a colisão entre as gotas e resíduos;
  5. Após este processo, existe um mecânico usado para eliminar as impurezas resultantes deste processo.

É importante ressaltar que cada empresa pode personalizar seu serviço de lavagem dos gases. Isto vai depender do porte da empresa, do tipo de gás e da estrutura do local.

Dentre as vantagens da utilização deste serviço é que ele ajuda a evitar acidentes por conta do manuseio de gases combustíveis, já que ele faz o controle deste material.

Além disto, o ar fica mais limpo para os funcionários trabalharem, com mais qualidade de vida e em seu ambiente de trabalho. Esta lavagem também se apresenta como um procedimento eficiente e seguro, sendo, portanto, um ótimo investimento para a empresa.

Purgador eletrônico: atuação nas redes de ar

Purgador eletrônico preço é também um equipamento utilizado na indústria que produz pulsos a partir de um tempo. Ele está vinculado a válvulas e realiza a drenagem de alguns elementos, por meio de ar comprimido ou vapor.

Ele é indicado para locais como reservatórios, resfriadores e onde há redes de ar. As vantagens da utilização deste equipamento são muitas, como, por exemplo:

  •  Fácil instalação;
  •  É econômico, no aspecto do gasto com energia;
  •  Não necessita de muita manutenção;
  •  É considerado um material resistente e de qualidade;
  •  Ajuda a combater a poeira no local e jatos de água;
  •  Geralmente, não tem problemas com obstruções ou entupimentos;
  •  É considerado um equipamento eficiente, mesmo em locais que foram afetados com altos níveis de contaminação.

Exaustor industrial: limpeza do ambiente

É utilizado para proporcionar a troca do ar de forma eficiente, de determinado local, evitando a poluição pela liberação de gases e garantindo um ambiente com maior conforto. Ele é indicado para locais industriais onde há estufas, fornos e até caldeiras, locais que são considerados mais quentes.

O exaustor atua retirando fumaça e poeira, evitando que estes materiais se espalhem e acabem afetando os funcionários. Além disto, o equipamento é prático, não ocupando muito espaço e apresentando modernidade.

Assim como o exaustor, o compressor de ar também é muito importante dentro da empresa. Ele pode ser utilizado em diversos segmentos e atua produzindo ar comprimido, para que o local tenha continuamente uma fonte de ar.

Ou seja, seu uso contribui para o funcionamento de furadeiras, cortadores, lixadeiras e outros equipamentos que participam da produção industrial.

No caso do compressor industrial, é importante realizar a manutenção do equipamento, verificando a qualidade do ar, se está livre e puro de partículas sólidas. O ar emitido precisa ser limpo, pois, se apresentar partículas, os gastos serão maiores com troca de peças.

Compressor de ar para aerógrafo: arte e rapidez

A aerografia é uma técnica de pintura e ilustração, parecida com o grafite, mas que utiliza o compressor de ar para aerógrafo.

Este equipamento é confeccionado na indústria e otimiza o tempo dos profissionais que trabalham com aerografia. O equipamento possui resistência a fatores externos, custo-benefício vantajoso e é considerado um material compacto.

Quanto menor o tamanho, mais rápida será a manutenção deste tipo de compressor, aumentando a vida útil do material.