Dentro de uma indústria, existem alguns sistemas que são importantes para seu funcionamento, tanto na parte de infraestrutura, assim como para que as máquinas desempenhem seu papel de forma eficiente.

Dois dos sistemas fundamentais são o sistema hidráulico e o sistema pneumático. Eles estão presentes, não somente na indústria, mas em diversos locais da sociedade, desde a residência, por meio de um projeto hidráulico residencial, nos automóveis, aeronaves, tubulações e sistemas de saneamento básico.

Por conta da importância desses dois sistemas, é importante saber sobre as suas composições e funcionalidades no dia a dia, para assim, tomar as melhores decisões na hora de lidar com eles.

O sistema hidráulico

Presente dentro das residências, nos veículos de transporte e dentro das indústrias, o sistema hidráulico é composto por tubulações metálicas ou de outro material, válvulas, engates e peças que em conjunto que são responsáveis por deslocar líquidos de um ponto a outro, gerando energia para a movimentação de bombas.

Um dos equipamentos que contribuem para a conexão das tubulações é o engate hidraulico, que é um tipo de engate usado para conectar os tubos para as saídas de fluidos, que podem variar desde as torneiras, até as mangueiras e válvulas de escape.

É importante frisar quando falamos do engate hidráulico, que esse material precisa de manutenção preventiva, assim como todo o sistema hidráulico. Essa manutenção atinge não somente o setor, mas também suas válvulas e sistemas de sensores, alertando diante de algum perigo ou irregularidade.

Vários fluidos, com densidades, temperaturas e pesos diferentes podem passar por um sistema hidráulico e por isso, a atenção deve ser redobrada para garantir o bom funcionamento do sistema.

Nesse sistema, existem alguns filtros, como é o caso dos filtros industriais de agua, que servem para filtrar impurezas e elementos contaminantes de passar para o restante do sistema. Esses filtros são fundamentais para garantir a limpeza e pureza dos fluidos, evitando sua contaminação.

Por fim, a integração desse sistema com as máquinas também requer um processo de manutenção por meio da troca de Correias em v, que são utilizadas em sistemas complexos que envolvem força centrífuga e até mesmo, árvores paralelas de transmissão de energia.

Sistema pneumático e o deslocamento de gases

Esses sistemas têm a ver com o deslocamento de algum elemento, seja ele um fluido, líquido ou gás. Porém, se o sistema hidráulico em suas tubulações não forem a vácuo, haverá uma pressão interna por conta de líquido e gases que são gerados internamente.

Além disso, existem deslocamentos e processos industriais que geram gases e que precisam ser realocados ou retirados daquele ambiente. Dentro da indústria, podem haver vários tipos de gases, como:

  • Oxigênio;
  • Gás carbônico;
  • Butano ( gás inflamável);
  • Monóxido de carbono ( altamente tóxico).

Esses são apenas alguns dos exemplos de gases que estão presentes dentro da indústria, ou que podem ser gerados com a fabricação de alguns produtos.

Por isso, é importante que o sistema pneumático esteja em funcionamento de forma correta, para garantir que esse deslocamento seja seguro, sem que ocorra o vazamento de gás.

Para conectar esse sistema, existe o Engate rapido pneumatico, que pode ser feito de materiais desde PVC, até os elementos metálicos, que servem para conectar tubulações até uma saída de gás ou reservatório.

Esse engate rápido é bastante fácil de instalar e permite que a manutenção desse sistema ocorra de forma mais facilitada. Além desse equipamento fundamental para o sistema pneumático, existem algumas peças que são importantes na composição desse sistema.

Uma dessas peças é o compressor de ar, que está disponível em vários modelos, como o compressor de ar rotativo. que é um dos modelos mais utilizados dentro do ambiente industrial pelas características que apresenta. Dentre essas características podemos destacar:

  • Ser um material econômico;
  • Ser silencioso;
  • Eficiência energética na compressão de gás;
  • Consumir menor quantidade de energia;
  • Elevada rotação.

Os compressores rotativos são importantes pois atuam na compressão e armazenamento do ar comprimido, para que sua utilização ocorra de forma correta. É possível armazenar a maior quantidade de gás em um espaço muito menor por conta desse sistema de compressão.

O mais interessante é pesquisar Onde encontrar compressor de ar, porque esse equipamento precisar estar presente em vários locais, como:

  • Carros;
  • Ares-condicionados;
  • Hospitais;
  • Ambientes industriais.

Ou seja, a utilização e a versatilidade no uso dos compressores é bastante notória e importante, fazendo com que esse equipamento seja imprescindível para atividades do dia a dia.