No meio industrial, existe uma grande variedade de equipamentos que são encontrados facilmente. Cada equipamento possui uma função e uma finalidade, mas todos possuem algo em comum: otimizar a produção industrial.

Além disso, o foco das indústrias é possibilitar uma produção em larga escala, produzindo mais produtos em um curto espaço de tempo.

Além disso, o produto final chega às mãos dos consumidores com qualidade garantida e dentro dos parâmetros de exigência de órgãos fiscalizadores.

Neste artigo será possível conhecer alguns desses equipamentos que são uma verdadeira evolução tecnológica da automação industrial.

Equipamentos mais utilizados pelo meio industrial

No meio industrial, conforme já foi dito, existem máquinas e equipamentos para todo tipo de função e finalidade. Todos eles colaboram para que seja possível uma produção otimizada, ágil e que oferece qualidade no que é produzido. Um exemplo disso é o analisador de energia.

Este equipamento tem a função de medir e registrar grandezas, harmônicas e perturbações na rede elétrica industrial. É um instrumento preciso, prático e muito fácil de usar – o que aumenta sua visibilidade e credibilidade.

Dentre os equipamentos utilizados para medir as fontes de energia também é possível encontrar outro elemento importante: o medidor de energia trifásico.

Este é um equipamento de medição mais robusto que faz medições em diversos fatores da rede elétrica de maneira fácil, rápida e muito segura, sem a necessidade de utilizar um processo destrutivo. Ao optar por esse tipo de medidor, as vantagens obtidas são:

  • Melhor custo-benefício;
  • Identificação de irregularidades;
  • Aumento de segurança;
  • Melhor funcionamento de máquinas.

Além disso, esse equipamento não ocupa espaço e pode ser facilmente instalado em qualquer parede. Também é um equipamento que pode operar em diversas condições de clima e temperatura, além de possuir um display que possibilita a leitura rápida e precisa.

Esse equipamento também permite a comunicação remota, realizando a troca de dados sem a necessidade de utilizar cabos.

Montagem de placas na indústria

A montagem de placas é outra necessidade do meio industrial. Esse procedimento precisa ser realizado por uma equipe especializada e a tecnologia vai muito além das comuns.

Além disso, é possível realizar a montagem de uma placa eletrônica com tecnologia SMT ou THT, além da migração de uma tecnologia para outra.

Isto aumenta a qualidade, a produtividade e a funcionalidade, além da redução do tamanhos das placas. Todo o processo de montagem de uma placa eletrônica é arriscado por conta da maneira como cada componente deve ser inserido.

Estes componentes são inseridos na abertura e são soldados, o que pode provocar danos em circuitos localizados nas trilhas internas. No entanto, uma equipe qualificada e especializada terá o cuidado necessário com tais componentes, além de onerar o tempo do processo. A montagem ideal deve incluir:

  • Testes funcionais para todos os produtos;
  • Otimização do desempenho dos produtos;
  • Validação do processo de montagem;
  • Integração completa de equipamentos.

Outro equipamento bastante utilizado pelas indústrias é o gerador de energia. Este tem a função importante de manter todos os instrumentos e máquinas elétricas em pleno funcionamento, mesmo em caso de queda de energia elétrica.

Uma queda brusca de energia que interrompa o funcionamento total ou parcial de um setor industrial pode causar prejuízos enormes, como interrupção da produção e, algumas vezes, danificar máquinas e equipamentos. Para evitar esse tipo de ocorrência, contar com um gerador é muito importante.

Por fim, outro tipo de equipamento que é muito utilizado no meio industrial é o transformador de energia. O transformador tem a função de aumentar ou diminuir o valor da tensão da rede elétrica que chega até os equipamentos.

Se um equipamento é 220 e precisa ser conectado em uma tomada 110, por meio do transformador é possível, pois, sem ele, o equipamento seria danificado ou simplesmente não seria possível sua utilização. O contrário também pode ser realizado.

Seja qual for a necessidade industrial, atualmente existem equipamentos que irão suprir toda suas suas necessidades. O processo de produção se tornou muito mais ágil e eficiente, e a utilização das máquinas e equipamentos muito mais segura.

Por meio de um controle e uma boa utilização da rede elétrica, as indústrias podem realizar o seu trabalho de produção de maneira simples e prática, mantendo a qualidade do produto final. A automação industrial é, sem dúvidas, uma aliada de todos os setores.