As máquinas que atuam no grande ramo industrial são movidas através de energia, gerado por eletricidade, ou então por combustíveis como diesel, e queima de carvão.

Todas estas tarefas fazem o ambiente se tornar mais quente, e por isso, sistemas de arrefecimento dos motores, e também das áreas em que os equipamentos estão instalados, precisam estar em constante funcionamento.

Para contribuir com o meio ambiente, as empresas estão adaptando diferentes sistemas, para fazer a captação e o reúso de água, que passa por uma estação de tratamento local, e é disponibilizada para diferentes ambientes.

Uso constante gera água de reúso

Entre os equipamentos que utilizam a água de forma abundante, está a lavadora de louça, disponibilizada em cozinhas industriais.

Como estes espaços atendem centenas de trabalhadores, em plantas industriais de grande porte, seu uso é constante, gerando uma grande carga de água que pode ser reutilizada em diferentes segmentos industriais, após o tratamento adequado, e o encaminhamento, por meio de um sistema hidráulico, por toda a área ocupada pela indústria.

Esta é uma preocupação não só na cozinha industrial, mas em todos os segmentos que a água pode ser reaproveitada.

A água de reúso pode ser distribuída para utilização em regagem de jardins, lavagem de veículos e até mesmo para vasos sanitários.

O resfriamento das máquinas também é realizado por meio deste sistema, com a captação em recipientes desenvolvidos para este tipo de trabalho.

Como a água recebe o detergente para lava louças industrial, o tratamento é primordial, para que os equipamentos que dependem deste tipo de resfriamento, não sejam impregnados com resíduos de saponáceos, e outros agentes químicos, que podem prejudicar o pleno funcionamento dos maquinários.

Desta forma, a passagem pela estação de tratamento é fundamental, pois elimina a possibilidade de influenciar em linhas de produção, além de não alcançar os rios e lençóis freáticos, que estão ao redor e sob as áreas industriais.

Até mesmo a camara fria instalada nas cozinhas industriais pode fazer parte do sistema de resfriamento, com o arrefecimento interligado ao sistema de refrigeração de outros ambientes.

Com isso, há a economia de energia, também, com uma estrutura totalmente selada, e que é ativada apenas quando há a necessidade de refrigeração, pois com o fechamento, as paredes internas mantêm a temperatura baixa, conforme as características do equipamento.

O reaproveitamento de tubulações, trabalhando em conjunto com o compressor, o condensador e toda a ventilação que mantêm o resfriamento da parte interna do equipamento, pode ser dissipado para um sistema em comum com outros equipamentos de refrigeração, como aparelhos de ar condicionado e torres de resfriamento industrial.

Resfriamento de máquinas industriais

Os modelos de resfriamento de máquinas industriais e ambientes de trabalho podem variar, conforme a área de cobertura, e os equipamentos disponibilizados.

Entre as construções mais comuns, encontra-se o enchimento torre de resfriamento, que tem um funcionamento bastante eficiente.

Com a captação de água dentro do sistema hidráulico industrial, uma torre, que pode variar de tamanho conforme a estrutura em que está instalada, remove o calor, repassando para a atmosfera, sem prejuízos ao meio ambiente, e resfriando os maquinários e ambientes, conforme a necessidade apresentada.

Assim como o tamanho, a instalação destas torres podem variar em diferentes modelos, com componentes distintos, em sua fabricação, e que atendem de forma eficiente os locais em que estão instalados. Entre estes componentes, encontram-se:

  • Árvore de distribuição;
  • Eliminador de gotas;
  • Enchimento filme, ou colmeia;
  • Enchimento grade.

Por ser um sistema fechado, o eliminador de gotas é bastante utilizado pelos sistema de refrigeração, garantindo economia de água, proporcionando a sustentabilidade.

Conforme especificações de leis ambientais implementadas pelo governo federal, e seguindo normas técnicas de organizações protetoras do meio ambiente, que atuam por todo o mundo.

O processo de resfriamento se dá pela atuação de diversas engrenagens, que funcionam com lâminas posicionadas paralelamente, retendo gotículas líquidas, até alcançar o ventilador torre, e resfriando máquinas, e equipamentos onde estão instalados, para garantir um conforto térmico para os trabalhadores que operam as máquinas, no chão de fábrica.

A fabricação das torres devem ser realizadas por empresas especializadas do setor, que oferecem projetos apropriados para cada sistema a ser instalado, mão de obra especializada, e manutenção preventiva e corretiva, como garantia, dependendo da atuação e funcionamento, durante o período de contratação combinado.