A indústria alimentícia tem inovado muito nos últimos anos, principalmente, pelo fato de que o segmento da indústria produz maquinários variados para este ramo em questão, o que faz a produtividade registrar um aumento gradativo.

Além disso, grande parte dessas novidades é dedicada ao avanço tecnológico que tem criado maquinários novos e mais eficientes. Atualmente pode ser difícil ter um amplo conhecimento sobre essas máquinas, os modos de operações e suas funções.

Para esclarecer todas essas informações, este artigo reúne diversos dados sobre os principais equipamentos utilizados na indústria do alimento.

Colhedora de cana: funcionalidades e manutenção

Dentre todos os modelos deste equipamento, vamos dar atenção ao mais comercializado na indústria e que apresenta o melhor desempenho: a colheitadeira john deere.

A potência média deste item é de 350 cavalos e ele tem capacidade de colher, em média, de 50 a 70 toneladas por hora – um resultado extremamente eficiente que ressalta a ótima relação custo-benefício que o equipamento apresenta.

A colheitadeira surgiu no mercado para substituir um método de recolhimento de cana feita por tração animal. Agora esse equipamento é movido por um motor de combustão interna, muito mais potente e rápido.

A manutenção dessa ferramenta não é muito difícil, mas exige que o dono tenha sempre o contato de alguma fabricante de peças para colhedora de cana, que possa fornecer os itens específicos para uma possível substituição.

A peça que, normalmente, mais precisa de manutenção é o garfo da colhedora, que tem contato direto com a plantação, possuindo a função de cortar – o mais perto da raiz possível – a cana. Até por este motivo, a manutenção periódica pode ser explicada.

Centrífuga de amido: separando insumos

A centrífuga de amido é um dispositivo que possui função de separar alguns tipos de insumos para que a aplicação do material final seja feita de forma pura.

Esse maquinário funciona por meio de um tambor rotativo que tem alta potência de carga e pode trabalhar com uma elevada demanda de extração.

É possível produzir diversos tipos de alimentos nesta centrífuga, sendo que os principais são:

  • Milho;

  • Arroz;

  • Trigo;

  • Tapioca;

  • Batata.

Além da alta capacidade de produção, esse modelo de centrífuga pode operar com 3 tipos de materiais totalmente diferentes, tanto em peso quanto em espessura e tamanho.

Esses benefícios fazem dessa centrífuga o modelo mais comercializado dentro do mercado em questão.

Moinho e sua função

Uma das funções mais importantes do moinho é realizar toda a pulverização de materiais considerados grãos, como: trigo e vários tipos de cereais.

Esse é outro maquinário que pode ser citado como exemplo de trabalho pesado e que não necessita de manutenções constantes. Além disso, esta ferramenta é muito eficaz, principalmente, para trabalhos com grandes demandas.

A principal peça desse dispositivo é o martelo para moinho que realiza a função de moer e pulverizar o material inserido no moinho. A manutenção desta peça, normalmente, é feita por meio do lixamento do metal – material que é composto a estrutura.

Importante lembrarmos, que um defeito estrutural que não passe por manutenção, pode apresentar riscos para a peça, como: quebra ou rompimento do martelo.

Quais os tipos de implementos agrícolas?

São conhecidos como implementos agrícolas, todo tipo de equipamento auxiliar que é inserido na parte de trás de um trator e que pode mudar de acordo com a necessidade agrícola no momento, vamos ver os principais tipos e suas funcionalidades:

Arados

Esse implemento é o responsável por preparar o solo para receber todo o tratamento e plantio posteriormente, permitindo uma melhor infiltração de água e fertilidade.

Os modelos mais comuns são os de discos e os de aiveca, que realizam funções parecidas, porém se diferenciam no quesito de aproveitamento dos restos de colheitas anteriores.

Pulverizadores

Os pulverizados fazem parte de todo o processo de plantio, proporcionando um jeito extremamente rápido e efetivo de soltar adubos, fertilizantes e, até mesmo, alguns tipos de venenos para combater a infestação de organismos que podem danificar o plantio.

Os pulverizadores são um conjunto de tubos que chegam a medir de 6 a 9 metros de ponta a ponta. Além disso, eles contam com bicos na parte de baixo da sua estrutura e permitem a distribuição igualitária do fluído que for inserido no seu sistema de armazenamento.

Atualmente é fácil achar algum trator a venda que já venha com certos implementos agricolas, sendo necessário, somente, ter conhecimento exato da sua demanda.