O avanço tecnológico permitiu o desenvolvimento de vários segmentos, inclusive, dentro da indústria. Um dos processos que aponta que esse desenvolvimento tecnológico é eficiente, é automação dos procedimentos industriais.

Nesse processo, as máquinas são interligadas em um centro de controle lógico e programável (também conhecido como CLP), assim como com o sistema elétrico da empresa.

Na automação, as máquinas, a partir de programação, conseguem executar diversas atividades, que seriam praticamente impossíveis na força humana.

A vantagem na utilização dessas máquinas é que elas podem conferir maior precisão aos movimentos, velocidade na produção e assertividade, além de aumentar a qualidade dos processos e reduzir os riscos de acidente no ambiente de trabalho.

Sem procedimentos de automação vários procedimentos não poderiam ser realizados, como é o caso de cortes em locais que produzem papel a partir da celulose, nos procedimentos de usinagem, com o corte, fundição e moldagem de metais, e também procedimentos de deslocamento de carga, que são feitos dentro da indústria por meio de plataformas, elevadores e esteiras.

Para que um sistema automatizado funcione, além de um bom investimento, é importante também que ocorra uma integração do sistema com outras partes dentro da indústria.

Devido à importância dessa temática, esse artigo trará alguns detalhes que processos e utensílios que podem ser utilizados em segmentos industriais atuando nos processos de automação. Confira.

Integrando sistemas

Um dos sistemas de fundamental importância para o processo automotivo é o elétrico. A parte voltada à elétrica atua no fornecimento de energia, a partir de uma rede de distribuição do município.

Com isso, é de extrema importância que esse sistema se ligue para que a eletricidade chegue às máquinas e elas funcionem.

Praticamente tudo dentro da indústria depende de um sistema elétrico bem estruturado, que garante precisão nesse processo distributivo, assim como a chegada correta da tensão e corrente elétrica, evitando danos à máquina e à indústria.

Esse é um procedimento que exige a conexão entre máquinas e peças para funcionar com qualidade e dentro dos padrões de segurança estabelecidos.

Ainda sobre o sistema elétrico, muitas empresas optam também por ter um ou mais geradores reservas, em caso de pane da distribuição de energia no sistema, vindo do município. Com isso, o gerador seria ativado, transformando energia mecânica em energia elétrica para que a indústria seja suprida, ao menos, provisoriamente, e não interrompa às suas atividades.

Mas, além desses equipamentos, é comum utilizar outros, por exemplo, o transformador, que atua transformando a corrente elétrica que chega, para que ela vá de forma direcionada às máquinas, assim como os disjuntores para detectar a presença de carga em excesso no sistema, ou no próprio quadro de comando.

Dentro dele, é possível constatar a presença de um ou mais tipos de botão de comando que podem ser acionados tanto para iniciar um processo de automação como para desligar uma ação, ou fazer algum tipo de interferência que seja importante, em determinado momento.

Ainda dentro do sistema elétrico, é comum contar com a presença de um contador de pulsos, que traz vários benefícios para a industria.

Esse equipamento é leve e pode ser levado para ambientes diferenciados dentro da indústria, atuando como um instrumento de medição.

Esses instrumentos visam detectar algum elemento como pressão, temperatura ou vazão, com precisão de dados.

No caso desse tipo de contador, ele pode ser utilizado para realização da contagem tanto de metros, como da quantidade de algum elemento ou seu volume. Além disso, pode-se destacar outras características, por exemplo:

  • Facilidade de manuseio;
  • Apresenta dados precisos e confiáveis;
  • Temporização segura;
  • Possui modelos diferenciados para melhor atender ao cliente;
  • É considerado um equipamento barato.

Além disso, esse equipamento pode ser considerado bastante versátil e várias possibilidades de aplicação. Outro detalhe é que esse material é fabricado seguindo normas e regras de segurança.

Conexões tubulares

Outro sistema muito importante dentro da indústria é o hidráulico que trabalha com a conexão de tubos, transporte de fluidos e o maquinário dentro da indústria.

A partir do momento que um painel de comando for acionado, os sistemas precisam estar funcionando nessa ação de transporte. Sem isso, fica praticamente impossível que haja a sintonia de processos.

Um exemplo importante nesse processo é a Redução excêntrica, que pode ser formada em aço inox e apresente diversos modelos, para aplicabilidades diferenciadas.

Por ser excêntrica, ela tem a capacidade de manter dois tubos conectados em uma mesma linha, de um dos lados. Geralmente, existem dois modelos dentro de um sistema de redução, que visam alinhar centros dos tubos ou alinhar a parte lateral de um tubo.

Esse procedimento pode ser formado também por válvulas, algumas bombas e processos de tubulação, seguindo um registro em relação à segurança do processo.