Em diversos processos industriais é necessário a transferência de fluidos de um lugar para outro, e isso ocorre por um sistema chamado de bombeamento.

O bombeamento não serve apenas para levar o fluido de um lugar para outro, mas serve também para ligar tubulações em variadas etapas. Porém, algumas dessas transferências e interligações precisam de controles como de vazão e também o bloqueio de determinados fluidos.

Para que haja o controle das vazões é necessário o uso de bombas e de válvulas, e elas podem ser usadas tanto em conjunto como separadamente.

De forma geral, as bombas são usadas para fazer a transferência de líquidos em ambientes diversos, como os industriais, por exemplo. As válvulas por outro lado são aplicadas para controle de fluxo, nível e pressão.

Tanto a válvula como a bomba (seja qual for, desde bomba centrifuga vertical até uma submersa), funcionam de acordo com as características do líquido, por exemplo:

  • Água;
  • Esgoto;
  • Químicos;
  • Águas residuais.

As bombas são muito usadas para aplicações em larga escala, pois, fazem quase sempre a interligação em dois sistemas ou então dois níveis. Por isso, é necessário fazer com que esses equipamentos sejam robustos, que apresentem qualidade e evita quebras.

Além das bombas e válvulas outro processo industrial que é muito usado é o chiller industrial, que nada mais é que um sistema de resfriamento de água com o intuito de arrefecer o ar.

Tipos de bombas

Existem uma gama variada de bombas disponíveis no mercado, e podemos citar várias, por exemplo:

1. Bombas centrífugas

Essas bombas tem como objetivo central o transporte de fluidos por meio de sucção e aplicadas em diversas situações. Por ser muito versátil é aplicada em variados projetos e em diversos tipos de líquidos, que podem ou não ter partículas suspensas.

Os rotores dessa bomba tem diversas características, por exemplo, o fechado, o aberto, semiaberto, canal, vórtex e também o chamado unicaldal.

O acionamento desse tipo de bomba pode ser via motor elétrico ou então combustão a diesel. Devem possuir vedação, sendo elas feitas ou com gaxetas ou então selos mecânicos fazendo com que não haja vazamentos.

2. Bombas submersíveis

Essas bombas podem ser bomba centrífuga submersa ou de outro tipo, mas tem como característica a aplicação em grandes profundidades. Sua projeção é feita para que fique coberta pela água, sendo operado por unidade da força hidráulica.

Podem ser aplicados a diversos tipos de pressões e vazões. Podem ser aplicadas na transferência de água com óleo, líquidos viscosos, águas residuais e lodo.

3. Bomba parafuso

Esse tipo de bomba d’água possui um eixo central que é soldado em um formato helicoidal, e o fluido preenche parte dos espaços formados pelo espirar e chegando a próxima etapa dos processos. São usados em tratamento de esgotos e assim por diante.

Chiller industrial

Os chillers também são chamados de resfriadores de água. Eles produzem uma água gelada que é usada, precisamente, para arrefecer o ar, produtos e equipamentos sempre que for necessário. A potência dos chillers são medidas em toneladas de refrigeração (TR).

Há algumas vantagens na utilização dos chillers, por exemplo:

Ele permite que a climatização do ambiente seja mais úmida e conforme a umidade, a filtragem e a movimentação do ar;

São usados pelas indústrias para que os processos de resfriamento de máquinas e outros equipamentos sejam facilitados.

Um chiller pode ser tanto comprado ou alugado, dependendo da usabilidade que você precisará. Atualmente os chillers são feitos com chapas de aço, pinturas eletrostática com pó epóxi, peças internas de chapas de aço galvanizados e outros.

Funcionamento

Para que tanto a bomba como os chillers funcionem é necessário que ambos passem pelo processo de manutenção. As bombas e os chillers devem passar por manutenção realizadas por empresas especializadas.

Isso porque o técnico verá as partes elétricas e hidráulicas do equipamento, e quando foi necessário, é recomendará a troca.

Se a manutenção das bombas e dos chillers não forem feitas é possível que as peças e circuitos queimem, fazendo com que o gasto seja maior, e o muitas vezes o conserto não pode ser efetuado tendo que comprar um novo equipamento.

O que podemos apontar é que as bombas e os chillers são essenciais para o desenvolvimento de diversos processos, tornando-os ágeis.