As válvulas têm muitas aplicabilidades, algumas delas são a de controlar fluxos, estabelecê-los ou interrompê-los, por meio de uma rede de tubulações.

Como se dá a utilização de válvulas em indústrias?

São muito importantes nas instalações fabris, por terem todas essas funcionalidades, e por darem uma finalidade às tubulações.

Sua relevância lhe confere algumas particularidades, e, por isso, deve-se fazer uma boa escolha quanto ao tipo de válvula que será usado em cada situação, bem como o material com que é confeccionado, pois devem ser resistentes e ter vida útil garantida.

O investimento com as instalações, às vezes, pode ser alto, mas vale sempre pesquisar qual empresa oferece um melhor custo-benefício.

Quais tipos de válvulas existem no mercado?

Há diversas classificações de válvulas, aqui serão expostas algumas delas:

1. Válvula gaveta bronze

A valvula gaveta bronze é usada para tubulações de várias substâncias como, por exemplo, gases e vapor, óleo, água e ar.

São peças importantes em indústrias, construção civil, cozinhas, lavanderias, efluentes, transportadora de água e ar, hospitais, aquecedores de água, sistemas hidráulicos em geral, entre outros.

O material com o qual é confeccionado, dá uma grande resistência ao equipamento, que tende a ter uma vida útil prolongada.

Também é facilmente encontrada em residências, por ser um modelo clássico e com preço acessível, o que a torna bastante vantajosa.

2. Válvula hidráulica

Pode-se dizer que a válvula hidráulica, como seu próprio nome se refere, é de extrema importância para o sistema hidráulico, por ser responsável pelo controle do transporte de substâncias por meio de tubulações.

Tendo como principal função o controle da pressão. Essas são mais usadas em descargas, redutoras de pressão, entre outras.

Para sua instalação correta, é fundamental que seja feita por um profissional da área, que tenha os conhecimentos técnicos necessários para uma obra bem executada, de modo que se tenha qualidade garantida no serviço prestado.

Deve ser feito o ajuste para que ela suporte a pressão que o ponto de instalação demanda, e diversas inspeções depois do procedimento, para que sejam evitados acidentes.

São muito versáteis, podendo ser instaladas em variados pontos de sistemas hidráulicos, ajudam a evitar vazamentos, ruídos ou outros problemas que podem comprometer o funcionamento de máquinas.

3. Válvula esfera de alta pressão

Possuindo um obturador com design diferenciado, de esfera vazada, a valvula esfera alta pressão possibilita a passagem dos fluídos, e quando está alinhada à tubulação, ela pode suportar grandes pressões.

Ela é uma das mais utilizadas nas indústrias que precisam sempre de equipamentos resistentes e versáteis.

Podem receber quantidades variadas de óleo e gás. Cada modelo possui características diferentes, como nível de pressão suportado, quantidade de fluídos comportados, materiais de fabricação, etc.

Os preços variam de acordo com as particularidades de cada modelo, deste modo, é importante que se escolha a que mais se adeque ao perfil desejado e que atenda às suas necessidades.

4. Válvulas pneumáticas

Estas são utilizadas para controlar a direção e vazão do ar comprimido em um circuito pneumático. Podem dispor de diversas vias, seu controle é direcional, e também são usadas para pressão e bloqueio dessas vias.

Esse circuito do qual faz parte, detém vários comandos, são eles de elementos, sinais e trabalho.

A força gerada no decorrer do circuito é destinada a gerar energia a determinado equipamento. Tendo a capacidade de mover o ar de várias formas, em diferentes direções, o que lhe dá o caráter de versatilidade.

5. Válvula de retenção

Esse modelo permite a liberação do fluxo em uma determinada direção, e não permite que haja o fluxo reverso em um sistema hidráulico ou pneumático.

Ela é automática, portanto, não necessitam de comandos de abertura e fechamento manuais, e continua funcionando mesmo em casos de falha na alimentação energética, falta de ar nas instalações ou interferência humana.

Possui um corpo estruturado, dispondo de uma abertura para a passagem de fluídos ou ar, e outra semelhante para a saída. São fáceis de encontrar, por serem muito populares em sistemas de bombeamento.

Quase todos os ramos da indústria fazem o seu uso, em bombas ou circuitos pneumáticos, ela garante sempre o nível de vácuo ideal às instalações.

Tendo em vista todos os aspectos levantados no decorrer deste texto, é possível constatar que as válvulas, independente do modelo e função, são peças centrais em diversos segmentos industriais, e, por isso, de extrema importância.