Cada setor de produção tem a sua importância para a economia do seu país e também para o desenvolvimento social de modo geral. As indústrias, por exemplo, são fundamentais nesse sentido, pois são os espaços produtivos que possuem maior variedade.

Dessa maneira, por conta dessa ampla variação de segmentos industriais que existe, como aqui no Brasil, também existe uma ampla diversidade de produtos que são produzidos pelas fábricas.

Nesse sentido, basicamente tudo o que consumimos e utilizamos no nosso dia a dia, seja nas nossas casas ou em nossos trabalhos, passam pela produção das fábricas.

Alguns deles são:

  • Computadores;
  • Celulares;
  • Alimentos industrializados;
  • Eletrodomésticos;
  • Veículos automotivos;
  • Móveis;
  • Outros.

Outro papel fundamental que as indústrias desempenham, especialmente alguns setores mais específicos, é na produção de itens que são utilizados por empresas de construção civil, que são os setores responsáveis pelas obras construtivas de prédios, imóveis, empresas e até mesmo das próprias indústrias.

A produção de ferramentas de metais

Na produção de peças e materiais que são utilizados pelo setor da construção civil, as peças e ferramentas de metais são das mais importantes.

Basicamente, toda obra necessita de materiais metálicos para dar sustentação para o restante dos materiais utilizados, pois os metais costumam ser os elementos mais robustos.

As metalúrgicas, por exemplo, são as principais responsáveis pela produção de ferramentas a base de metal. Os próprios galpões que moldam os espaços das fábricas são compostos de uma série de peças metálicas, amplamente produzidas nesses ambientes industriais.

A fabricação dessas peças pode ocorrer de diferentes maneiras, dependendo de qual metal que estamos falando. Um modelo produtivo muito importante das metalúrgicas é a usinagem de peças, por exemplo.

Nesse modelo, as matérias-primas metálicas são posicionadas em máquinas de última geração, como o centro de usinagem CNC (Controle Numérico Computadorizado), garantindo mais qualidade e assertividade para as peças produzidas.

Depois que esses itens são confeccionados nas máquinas de usinagem, muitos deles ainda devem passar por um processo de estruturação final, que consiste em aparar as principais arestas que restaram.

Nesse procedimento, é muito comum que seja utilizado um disco desbate, que é um utensílio interessante para a realização de rebarbação, limpeza e detalhamento final, dando o toque necessário para que as peças possam ser comercializadas.

A produção de itens plastificados

Na mesma medida que os metais são fundamentais para as empresas de construção civil, itens plastificados também ainda são muito utilizados pelas empresas e também pela população de modo geral.

Dessa maneira, a indústria de plástico é uma das principais movimentadoras econômicas do país, visto que, sua produção acaba atingindo um amplo mercado comercial.

Para a sua produção, é necessário uma série de máquinas e ferramentas, como as máquinas de injeção plástica. Nesse maquinário, são posicionados moldes para injecao de pecas plasticas e a partir daí a máquina faz sua operação e desenvolve produtos pré-moldados.

A importância dos sistemas industriais

Tanto nas indústrias de plástico quanto nas indústrias de metal e nas demais fábricas existentes em todo o trabalho só é executado por conta da presença dos sistemas industriais, principalmente os sistemas de distribuição elétrica e o hidráulico.

Quando as primeiras indústrias foram construídas, ainda não existia energia elétrica, e mesmo assim elas conseguiam realizar os processos de produção.

Atualmente as fábricas são totalmente dependentes de material elétrico para funcionarem, pois as máquinas e a iluminação do ambiente dependem desse elemento.

No mesmo sentido, é impossível pensar que um espaço tão grande e significante, contendo uma grande quantidade de profissionais atuando em tempo integral, não possuiria uma distribuição hídrica de qualidade.

A água, além de ser um elemento fundamental para a sobrevivência, devendo ser consumida com frequência por todos, ela também é utilizada em outras situações nas indústrias, como na limpeza das estruturas e também das máquinas. Além disso, esses fluidos são injetados nas máquinas industriais para aprimorar o desempenho de diferentes máquinas.

Para que isso aconteça, alguns componentes são fundamentais nesse sistema, tanto na parte de distribuição da água, como também para o controle das pressões.

A valvula bi excentrica, por exemplo, é uma peça que atua de forma integral na contenção das pressões do sistema, evitando que aconteça vazamentos durante o processo de distribuição.

Na parte de injeção dos fluidos nas máquinas, também é necessário a presença de elementos variados, que ajudam os sistemas a conseguirem a injeção adequada dos fluidos líquidos e gasosos, como o engate hidraulico 1 polegada, amplamente utilizado para a composição de sistemas hidráulicos industriais.