O processamento químico desempenha um papel importante em muitos setores, incluindo os tradicionais mercados de produtos químicos, petróleo e petroquímica, bem como nas operações de gases industriais, produtores de plástico, produtos químicos inorgânicos, tintas e pigmentos, revestimentos e fabricantes de detergentes.

As condições operacionais agressivas, corrosivas e implacáveis ​​das plantas de processamento de produtos químicos exigem equipamentos resistentes e confiáveis ​​que funcionem todos os dias do ano.

E, embora qualquer falha no equipamento possa prejudicar a produtividade da instalação e a rentabilidade correspondente, um dos componentes mais críticos no processamento químico é a conservação da integridade da Bomba centrífuga multiestágio.

Manter o seu funcionamento perfeito é fundamental para que os processos químicos ocorram sem intercorrências.

Bombas de transferência na indústria de processamento químico devem ser capazes de lidar com as seguintes condições operacionais: mudanças de temperatura e umidade, tubulação ancorada incorretamente, tubulação com curvas acentuadas e inibitivas, mudanças no tipo de produto ou sua viscosidade, alto volume (50.000 galões) e alta taxas de fluxo (4.000 gpm), mudanças na velocidade e força do produto e mudanças no ponto operacional hidráulico.

Como a bomba centrífuga pode operar nesses ambientes desafiadores, mais do que a bomba hidraulica, ela tem sido o tipo de bomba de processamento químico preferido há décadas.

No entanto, as bombas centrífuga devem ser mantidas adequadamente, por meio de manutenções periódicas e monitoramento rotineiro, como pode ser visto a seguir. Esse procedimento faz parte do controle de qualidade das indústrias e segue normas rígidas.

Manutenção das bombas centrífugas

Bombas centrífugas operam por meio de Motor eletrico usando impulsores com lâminas para transferir energia mecânica rotacional para o fluido, aumentando sua energia cinética ou momento angular enquanto também aumenta a energia potencial do fluido (pressão estática).

Essa energia cinética é convertida em energia de pressão utilizável no coletor de descarga.

Os cronogramas de manutenção proativa são a melhor maneira de garantir que as bombas de transferência atinjam constantemente eficiência e eficácia máximas enquanto prolongam a vida útil total da bomba.

Além de criar um cronograma trimestral e anual de manutenção, os operadores das instalações também devem manter um registro detalhado da manutenção preventiva e reparadora de cada bomba.

Essas informações podem ajudar a diagnosticar e minimizar problemas futuros e reduzir o tempo de inatividade de equipamentos caros.

A manutenção trimestral adequada para bombas de transferência deve incluir:

  • Verificação da solidez estrutural da fundação da bomba e dos parafusos de fixação;
  • Conserto de motores elétricos das bombas;
  • Troca do óleo e engraxar os mancais periodicamente;
  • Verificação do alinhamento do eixo;
  • Verificação e registro detalhado do desempenho da bomba;
  • Medida do desempenho em comparação o estágio inicial da operação da bomba;
  • Limpeza do filtro.

Embora os exames programados sejam importantes para manter as bombas funcionando com eficiência, a manutenção de rotina e o conhecimento da condição ideal para várias peças da bomba, também pode ser fator crucial para ajudar a prolongar a vida útil da bomba.

Monitoramento rotineiro das bombas centrifugas

Os operadores devem monitorar rotineiramente a bomba centrífuga inox, sob os seguintes aspectos:

Estado do rolamento e do lubrificante: a temperatura do rolamento deve ser consistente e o lubrificante deve estar claro, sem sinais de formação de espuma.

Condição do selo do eixo: os selos mecânicos não devem mostrar sinais de vazamento visível.

Vibração geral da bomba: vibrações indesejadas podem indicar uma mudança no alinhamento da bomba, a presença de cavitação ou ressonâncias entre a bomba, sua fundação ou a válvula localizada nas linhas de sucção e/ ou descarga.

Pressão diferencial: a diminuição gradual na pressão da cabeça desenvolvida da bomba pode indicar que a folga do impulsor foi aumentada, exigindo ajuste.

Seguir um cronograma de manutenção controlada e fazer as verificações diárias de manutenção — tanto de Conserto de macaco hidráulico quanto de equipamentos de modo geral — são ações que devem fazer parte da cultura de processamento químico; com isso, as instalações podem economizar tempo e dinheiro.

Enfim, as instalações de processamento químico, com o conhecimento necessário para ficar à frente dos problemas de manutenção, obterão benefícios em longo prazo, reduzindo o tempo de inatividade da bomba, prolongando a vida útil e criando um ambiente de trabalho melhor para o pessoal da instalação e todos os envolvidos no projeto.