Antes de comprar peças para empilhadeira, que tal conhecer mais detalhes sobre a manutenção do equipamento? Continue com a leitura e confira o material que preparamos para você.

A manutenção de empilhadeiras é um serviço importantíssimo para manter esses equipamentos em constante funcionamento. Para ter ideia, isso aumenta o ciclo de vida, inviabilizando gastos adicionais com compras de novos equipamentos.

Além do mais, há questões óbvias quanto ao cuidado, já que o dinheiro investido é deveras alto, seja na compra ou no aluguel.

Sendo assim, ao pensar os problemas que seriam implicados para uma empresa e todo o setor logístico, em caso de falhas com uma empilhadeira retrátil, por exemplo, a manutenção entra como uma “salvadora da pátria”.

Dependendo do modelo de equipamento usado, sua manutenção é essencial para a saúde e segurança do profissional operador, além da segurança também de todos os colaboradores que vão circular pelo mesmo espaço das máquinas.

Abaixo, confira todos os detalhes da manutenção de empilhadeiras.

Manutenção antecipada

Cada organização tem um ritmo diferenciado de carga de trabalho, podendo influenciar diretamente na usabilidade da empilhadeira still.

Além do jeito como sobrecarrega a máquina, dependendo de diferentes variáveis. Portanto, manter a atenção voltada a esse tipo de coisa é uma dica valiosa.

Dessa maneira, a manutenção das empilhadeiras pode, ou deve, ocorrer antecipadamente, assegurando que não aconteçam eventuais surpresas ruins.

Instruções da empresa fabricante

Em suma, seguir as dicas do fabricante da transpaleteira elétrica é uma alternativa que viabiliza o uso de técnicas e equipamentos exatos para o serviço.

Quando se trata de máquinas com alto valor, é imprescindível ter acesso ao manual do equipamento durante a manutenção.

Ainda assim, cabe ressaltar que é de extrema validez verificar os intervalos recomendados para fazer a manutenção.

Deste modo, o empreendedor garante as seguintes vantagens:

  • Reparos de qualidade;

  • Aumento da vida útil do equipamento;

  • Manutenção rápida;

  • Ótimo funcionamento da empilhadeira;

  • Durabilidade das peças.

É válido lembrar que a troca de peças é extremamente importante para estender a vida útil do equipamento.

Inspeções de rotina

Sabe-se que as empilhadeiras usam pallet de madeira para promover estabilidade dos produtos transportados.

Sendo assim, o recomendado é não aguardar o período de manutenção, uma vez que inspeções rotineiras podem identificar possíveis falhas no equipamento.

Empilhadeiras que já estão em uso há algum tempo tendem a apresentar ruídos no motor durante a partida, por exemplo. Neste caso, o ideal é verificar o óleo do motor.

Além do mais, para essa situação é essencial buscar por reparos nas correias, trocar a graxa lubrificante, verificar as baterias, bem como o pneu de empilhadeira, os conectores e os cabos.

Registro do botijão de GLP

Em uma empilhadeira movida à combustão (GLP), é necessário ficar de olho no estancamento do registro do botijão.

Dessa maneira, em caso de vazamento ou rompimento da mangueira de gás, a medida de contenção é fechá-lo imediatamente.

Assim sendo, realizar um teste deixando o motor em funcionamento na marcha lenta e fechando completamente o registro é o mais indicado.

No intervalo de 4 a 5 minutos o motor precisa estar desligado por falta de gás. Deste modo, significa que este se encontra perfeito.

Ao encontrar qualquer anormalidade com o botijão de GLP, recomenda-se solicitar a troca ou reparo com a empresa fabricante ou profissional especializado.

Estacione a empilhadeira em local apropriado

Uma das principais dicas para manter o equipamento em bom estado, é não deixá-lo estacionado em qualquer lugar.

Isso significa que é necessário criar um estacionamento exclusivo para as empilhadeiras da empresa.

Portanto, a escolha de um local com piso plano, concretado, bem ventilado, coberto e longe de bueiros é uma excelente alternativa para manter a vida útil dos componentes da máquina.

Ao estacionar uma empilhadeira, recomenda-se abaixar completamente os garfos da máquina, acionar o freio de mão e, ainda por cima, calçar de ambos os lados uma das rodas e fechar o registro do botijão de GLP.

Recorrendo a mecânicos profissionais

A dica é válida e deve ser seguida à risca, pois economiza no momento de uma eventual manutenção.

Além do mais, o serviço pode sair mais caro se a máquina não for entregue a um profissional de qualidade.

A manutenção de empilhadeiras exige uma série de processos que somente um profissional gabaritado pode realizar, garantindo, assim, o bom funcionamento do equipamento.

Manutenção preventiva

Por fim, esse tipo de manutenção necessita fazer parte da rotina do operador de empilhadeira ou dos responsáveis pela máquina.

Ainda assim, os cuidados tomados pelo operador em relação à empilhadeira é uma parte fundamental em qualquer sistema de reparo preventivo.

Sendo assim, com as devidas técnicas de manutenção, bem como cuidados com a empilhadeira, a máquina tende a ser durável, apresentando bom funcionamento e excelente produtividade durante os anos.