Seja em grandes caldeirarias em sp ou mesmo em equipamentos de construção civil de pequeno porte, todos precisam passar por manutenções. Isso ocorre porque a manutenção de máquinas industriais visam a diminuição dos custos que acontecem durante falhas de funcionamento, que impedem os processos produtivos e paralisam todo o setor.

Além do mais, a manutenção das máquinas servem para reduzir o consumo de energia elétrica, aumentar a produtividade e a vida útil do equipamento.

Segundo a Associação Nacional de Normas Técnicas, ABNT, a manutenção industrial é a combinação de variados tipos de iniciativas, tanto administrativas como técnicas, com o intuito de desempenhar com qualidade a função requerida e melhorar a linha de produção – ao garantir o pleno funcionamento dos equipamentos.

Importância da manutenção industrial

O que a ABNT propõe é o que uma indústria que pretende se manter no mercado deve se preocupar com a manutenção de maquinas, principalmente para garantir a produção.

Isso porque o mau funcionamento ou parada de um item interfere de maneira direta em todos os resultados financeiros.

Uma máquina que falha (como um erro nos instrumentos de medição) ou que apresenta um erro, não consegue dar o máximo do seu potencial e requer consertos e reparos de forma gritante. Tudo isso gera um impacto negativo para uma empresa.

Uma máquina defeituosa afeta de forma intencional o valor do produto final e, consequentemente, os processos produtivos são afetados negativamente com o excesso de reparos no maquinário, interrupções seguidas do seu funcionamento, afetando a planta de produção.

Por isso, é necessário estar atento a todos os tipos possíveis de manutenção, desde um surge test (teste de surto elétrico), até uma intervenção mecânica dentro da máquina.

Desse modo, realizar a manutenção e conferência dos itens trará uma série de benefícios para a empresa, como:

  • Redução de custos de produção;
  • Aumento da vida útil do equipamento;
  • Fidelização de clientes;
  • Economia ao evitar multas.

Tipos de manutenção

Existem três tipos de manutenção que são importantíssimas para a indústrias e evitam falhas e erros, garantindo sua melhor eficiência. São elas:

1. Manutenção corretiva

Essa manutenção também é chamada de reativa. Acontece quando há um desgaste ou a falha total do equipamento, para só depois ocorrer o reparo ou a restauração completa da sua função dentro do setor.

Há dois tipos de manutenção corretiva, a urgente e a programada. A urgente acontece quando há falha durante o funcionamento da máquina, sendo necessário o reparo rápido e eficiente.

Já a programada acontece quando a máquina é recolhida e sua manutenção ocorre em um prazo determinado, depois do recolhimento.

2. Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva ocorre de maneira programada e o melhor de tudo é que ela é programada sempre de acordo com as características do equipamento, as estatísticas de manutenções anteriores e o tempo que a máquina já está em uso. Com isso, é possível fazer um limite de tempo que o equipamento poderá ser usado sem riscos.

A manutenção preventiva ocorre mesmo que não haja necessidade aparente, por meio de análises, lubrificações, inspeções programadas, aferições, calibragens e assim por diante.

Há também possibilidade de troca de peças por novas, como no caso de peças para compressor de ar comprimido.

3. Manutenção preditiva

É um tipo de manutenção que se baseia em uma técnica de retardação ao máximo das outras duas manutenções.

De maneira específica, a manutenção preditiva lida com reparos inconvenientes, desmontagem dos mecanismos e também com consertos de emergência. É feito quase sempre com a estagnação do processo produtivo.

Para ter noção de todo esse processo, as máquinas são constantemente monitoradas por instrumentos ou observações de técnicos de segurança, que detectam irregularidades, barulhos estranhos e também determinam o nível de lubrificação, vibrações anormais, entre outros.

Todas essas ações ajudam a prevenir as manutenções corretivas ou preventivas.

O que acontece quando não ocorre a manutenção das máquinas industriais?

Uma indústria que se preocupa com a gestão deve sempre ter um ótimo programa de manutenção dentro do maquinário industrial. Com essa visão, a prevenção se tornou uma palavra de ordem dentro de qualquer segmento.

Alguns benefícios da manutenção são:

  • Economia de energia elétrica;
  • Aumento da produção;
  • Menor gastos com indenizações por acidentes de trabalho.

Além do mais, a industria consegue ganhos significativos com seus clientes, de modo que sua credibilidade aumenta, o que garante um aumento qualitativo de todos os seus processos, desde o planejamento, passando pela execução até o feedback dos clientes.