Indicada para a realização de serviços pesados ou para hobby, a esmerilhadeira — conhecida também como rebarbadeira, retificadora ou esmeriladora.

É um equipamento portátil utilizado para lixar e proporcionar acabamentos em peças de aço, como peças automotivas ou estruturas metálicas, podendo também ser utilizada no polimento ou desbaste em concreto aparente.

Nos metais, ela é empregada para cortar, desbastar e ainda fazer a rebarba de peças.

Fundições, caldeirarias, serralherias, departamentos de manutenção industrial, metalúrgicas e funilarias, entre outras indústrias, fazem uso da esmerilhadeira com o intuito de soldar peças e materiais. Em oficinas de lanternagem, o equipamento é usada como auxílio em reformas de latarias.

Existem três tipos básicos de esmerilhadeira, sendo eles: a esmerilhadeira angular, à bateria e pneumáticas (verticais ou retas).

O primeiro modelo é o mais comum, enquanto à bateria é indicado para locais que não possuem rede elétrica, e as pneumáticas são usadas por meio de ar comprimido, necessitando de compressores para o devido funcionamento, sendo comumente usada em oficinas.

Os discos empregados nas esmerilhadeiras são o que definem o tipo de trabalho que deverá ser feito e, quanto mais abrasivos, melhor acabará sendo o resultado nos materiais que possuem alta resistência à tração.

A qualidade da tela de vidro do disco é um outro fator que deve ser considerada, a fim de evitar um rompimento durante o uso.

A utilização da capa de proteção durante todo o manuseio da ferramenta é de suma importância, pois é o que protege o operador de fagulhas ou fragmentos resultantes de quebras do disco.

Outros itens que são imprescindíveis e igualmente necessários são os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como:

  • Máscaras
  • Luvas
  • óculos de segurança
  • protetor auricular

Qual a diferença entre esmerilhadeira e lixadeira?

A principal diferença entre uma esmerilhadeira angular menor preço e uma lixadeira é o número de aplicação a qual são indicadas e rotação.

A lixadeira possui um número de rotações inferiores, em média 5.500 rpm (rotações por minuto). Caso seja necessário lixar, fazer acabamento e preparação de superfícies de materiais como madeira, metal, fibras, plástico e outros, o aparelho mais indicado é a lixadeira.

Essa diferença entre elas consiste no sistema de engrenagem, que aumentam ou reduzem a quantidade de rotação, fazendo com que seja específica para um tipo ou outro de tarefa.

Devido a isso é tão importante levar em consideração o trabalho a ser feito durante a compra. Sendo assim, além de evitar danos a ferramenta e acidentes, evita também o desperdício de materiais.

Existe ainda uma terceira ferramenta muito semelhante e que possui funções parecidas, sendo este o Politriz, que possui rotações menores ainda que a lixadeira esmerilhadeira grande.

Já que são indicadas com o intuito de realizar o polimento de carros, chapas de inox e outros materiais delicados que, com uma rotação superior, poderiam acabar sendo danificados.

Cuidados a serem tomados

Confira alguns cuidados essenciais que devem ser tomados com a sua esmerilhadeira.

  • É importante conferir se a peça que será esmerilhada está bem fixa e posicionada do modo adequado;
  • É fundamental que a esmerilhadeira esteja em perfeitas condições de uso;
  • Procure sempre fazer a manutenção antes de utilizá-la;
  • Verifique a rotação (RPM) da máquina;
  • A porca de fixação do rebolo para esmerilhadeira, normalmente é auto-atarrachante, por isso é importante que nunca seja muoto apertada;
  • Verifique se os flanges possuem o mesmo tamanho;
  • Nunca fique em frente ao rebolo ao ao ligar a ferramenta;
  • Não utilize um rebolo ou disco em velocidade superior a que esteja especificada na máquina;
  • Não trabalhe com a máquina, sem que a capa protetora esteja devidamente posicionada e fixada.

Além de nunca fazer uso do disco de corte para que seja desgastado lateralmente; não utilizar as lixadeiras como uma ferramenta de afiação; nunca bater com o rebolo ou disco de modo que haja algum tipo de travamento na peça; sempre verificar o estado de conservação do anel de borracha a cada montagem de rebolo para esmeril.

Verificar as flanges de fixação dos abrasivos; fazer uma verificação periódica na rotação do eixo da máquina afim de garantir que o rpm não esteja acima do permitido; girar o rebolo livremente por um minuto antes de utilizá-lo e utilizar a chave adequada para apertar ou desafrochar o disco ou rebolo.