Um ambiente industrial é repleto de máquinas, equipamentos, ferramentas e operadores que atuam de maneira constante para que tudo funcione de maneira adequada.

Afinal, os processos de manufatura a partir da matéria-prima até o resultado final demandam atenção e cuidados para a segurança pessoal e de terceiros seja garantida, bem como o funcionamento adequado.

Para isso, é designada uma equipe de segurança do trabalho composta por profissionais da saúde, do setor administrativo e representantes dos trabalhadores que atuam diretamente no chão de fábrica.

Assim, é possível acompanhar as necessidades e as possibilidades de um trabalho seguro, inclusive com o uso de equipamentos de proteção individual, como:

  • Capacetes;
  • Botas;
  • Óculos de segurança;
  • Roupas adequadas.

Outro ponto observado é a situação das máquinas e de todo o ambiente de trabalho, como a manutenção preventiva e corretiva, além das programações de parada para lubrificação e substituição de peças desgastadas.

Montagem industrial prevê elementos apropriados

A instalação de uma planta fabril conta com diversos elementos em sua constituição, dependendo das finalidades às quais se propõe.

As linhas de produção mudam e determinadas adaptações precisam ser realizadas para a própria segurança dos operadores e demais profissionais que atuam no ambiente industrial.

Com o uso de matérias-primas de diferentes fontes, insumos e fluídos necessário para uma produção em massa, a presença de tanque de inox industrial é muito comum e necessária.

O reforço do cromo no aço torna a possibilidade de uso do tanque muito abrangente, podendo receber variados elementos, por ser muito resistente, inclusive contra a corrosão, que é muito comum em objetos que não recebem esse acabamento.

Vale destacar que muitas indústrias estão se estruturando para utilizar ainda menos recursos naturais, reutilizando boa parte do que é captado em um modelo de reuso, como a água industrial.

Os tanques servem, muitas vezes, para o armazenamento desse líquido precioso para que seja reaproveitado em diferentes cenários, passando por um tratamento adequado em estações de tratamento instaladas dentro do parque industrial.

Além disso, a segurança dos profissionais que atuam nos diferentes setores de uma indústria podem contar com a presença de ferramentas apropriadas.

Isso ocorre a partir da apresentação de um projeto que abrange toda a apreciação de risco, realizando análises e avaliações constantes das máquinas e equipamentos disponíveis.

Nesse processo são identificados e especificados os limites de cada máquina, além de realizar a identificação dos perigos e de um planejamento para reduzir ao máximo qualquer situação de risco.

Tudo isso deve ser feito de modo a atender a norma regulamentadora 12, ou simplesmente NR12, que dispõe sobre a prevenção de acidentes de trabalho relacionados ao equipamentos presentes no ambiente industrial.

Cuidados periódicos previnem acidentes

A presença constante de compressores de ar nas fábricas e indústrias, conforme as atuações de máquinas movidas a energia hidráulica, também se tornam imprescindíveis.

Dentro de um planejamento adequado, a manutenção de compressor de ar deve ser recorrente, conforme a utilidade dos equipamentos.

Na prática, esses itens podem ser divididos em diferentes categorias, entre eles:

  • Simples;
  • Palheta;
  • Parafusos;
  • Herméticos;
  • Semi-herméticos;
  • Rotativos.

A parada para a verificação desse tipo de equipamento pode ocorrer em um curto espaço de tempo, podendo colocar para funcionamento tão logo as peças são substituídas e uma higienização é realizada, sem prejudicar a produção contínua de uma fábrica.

Mesmo com todas as precauções tomadas, no momento da manutenção compressor parafuso pode ser necessário a substituição de algumas peças de reposição.

O custo desse reparo é pequeno, diante dos problemas que podem ocorrer se esse tipo de equipamento estiver parado por um longo período ou quebrar em meio a produção.

Limpeza constante aumenta durabilidade

A presença de equipamentos essenciais reflete na eficiência de uma linha de produção. Dessa forma, é preciso que a manutenção e limpeza sejam feitas constantemente, com possibilidades de substituir o filtro para linha de ar comprimido presente no ambiente industrial.

A segurança patrimonial e dos funcionários é fundamental para qualquer ambiente de trabalho. Com todos os maquinários devidamente instalados e operadores capacitados, a eficiência de produção é visível, assim como a qualidade dos bens de consumo que chegam ao setor de distribuição.

Mesmo com todos os cuidados, pode chegar um momento em que é necessário realizar o conserto de compressor de ar, ou mesmo substituí-lo por um equipamento mais novo.

Esse investimento vale a pena, pois a modernização de máquinas precisa ocorrer de tempos em tempos, para o bem da produção.

Dessa forma, as empresas precisam investir em uma equipe de segurança do trabalho para garantir a saúde dos funcionários e, como reflexo, se estender para a diminuição dos impactos ao meio ambiente, contando com ferramentas e equipamentos apropriados para a realização das tarefas.