As equipes de manutenção preventiva geralmente são formadas por indivíduos inteligentes, competentes e altamente qualificados, como a equipe de eletricista e de engenharia de produção.

Quanto mais automação você puder apresentar ao seu plano de manutenção preventiva, menos tempo sua equipe perderá para manter as engrenagens girando.

Deixando assim elas livres para concluir ordens de serviço e obter seus ativos, funcionando sem problemas, e estando disponíveis quando você precisar deles. Isso sem falar na precisão que você poderia ter com um bom plano de automação de manutenção.

Isso significa que o tempo deles não será desperdiçado, gasto nas tarefas administrativas que deveriam mantêm o programa de manutenção preventiva em andamento.

A de melhorar a automação industrial alimentando um plano de manutenção preventiva é viável com o plano de ação correto e um moderno gerenciamento de ativos da empresa ou sistema de gerenciamento de manutenção computadorizado.

Embora a automação de manutenção possa não estar disponível para plantas com sistemas básicos de ordens de serviço ou relatórios de manutenção de planilhas, sistemas modernos podem fornecer os componentes inerentes necessários para tornar a automação uma realidade.

Os benefícios, então, de automatizar a manutenção preventiva são:

  • Maior aproveitamento das equipes internas e realocação de recursos humanos;
  • Redução de custos das operações devido a maior objetividade dos planejamentos;
  • Redução de tempo de parada na linha de produção;
  • Organização e atingimento de metas.

Áreas de melhoria na manutenção preventiva

abaixo descrevemos algumas vantagens pelas quais a automação vale a pena, assim como as maneiras que ela pode afetar a manutenção:

1.Leituras e calendários:

Seja qual for a melhor abordagem para um determinado ativo ou equipamento, um sistema com alto nível de automação permitirá que você molde suas atividades de manutenção com base em seus processos e melhores práticas.

Por exemplo, você pode gerar uma ordem de trabalho corretiva no quadro geral de baixa tensão da indústria com base em certos limites de leitura de um ativo.

Seguir uma cadeia de fluxo de trabalho que imite a autoridade de aprovação da sua organização. Notificar automaticamente o pessoal relevante quando o trabalho estiver concluído.

2.Ajustes inteligentes:

O recurso de grupos de empilhamento de um sistema moderno pode alinhar esses procedimentos, como o trabalho solicitado, peças do sistema de rebobinamento de motores elétricos, documentos e programas de segurança.

Para simplificar a criação de uma ordem de serviço abrangente que inclua todas as tarefas de cada procedimento recorrente.

3.Otimizando cargas de trabalho:

Os planejadores de tarefas facilitam a alocação de cargas de trabalho com base nos requisitos de trabalho e na disponibilidade do funcionário de fazer a manutenção do quadro de transferência automática para gerador, por exemplo.

O benefício real entra em ação com o cálculo automático da Porcentagem de Utilização Diária Média e da Porcentagem Máxima de Utilização Diária para cada trabalhador.

A Porcentagem Média de Utilização Diária permite entender melhor o número de horas de ordem de serviço atribuídas versus as horas disponíveis para a semana.

A Porcentagem Máxima de Utilização Diária mostra o número de horas agendadas no dia da semana de maior carga de trabalho, dividido pelas horas disponíveis.

Usando uma combinação desses fatores, você pode estar mais bem armado para planejar o trabalho e maximizar a produtividade da empresa como um todo e de seus funcionários.

Defina as próximas etapas

Enfim, a manutenção preventiva não é suficiente. Os departamentos de manutenção das empresas desejam obter recursos preditivos, usando dados gerados por ativos para formar cronogramas de pedidos de trabalho ainda mais precisos.

Para alcançar este nível será necessário olhar para as capacidades de integração de um sistema moderno e definir as próximas etapas.

Não importa o seu objetivo, uma manutenção para ser efetiva precisa ter os dados certos configurados da maneira correta desde o início. Ou seja, a automação como uma ferramenta de entrega de dados está provando o seu valor em uma série de configurações importantes.

A combinação de recursos eficazes com a supervisão habilidosa de determinadas consultorias pode ajudar os líderes de departamentos a aproveitar ao máximo os recursos, em vez de ter o tempo e o esforço concentrados simplesmente em manter o calendário de manutenção preventiva em ordem.

A eficiência obtida pode transformar as fábricas e ser um elemento fundamental das estratégias futuras. Pense nisso!