O conceito de manutenções nas indústrias vai muito mais além do conserto do maquinário, mas tem correlação com a geração de lucros do negócio.

A manutenção industrial ainda tem como principal objetivo a prevenção de falhas em equipamentos, como uma câmara fria expositora e afins, além de consertá-las quando elas acontecerem.

Neste artigo, entenda quais são os principais tipos de manutenção em uma indústria.

Manutenção corretiva

Esse tipo de manutenção é, certamente, a mais conhecida, afinal, seja em maior ou menor grau, todas as fábricas fazem uso dela.

A manutenção corretiva trata-se dos reparos feitos em uma máquina ou equipamento que apresentou defeito, e é dividida em dois tipos, sendo a emergencial e a programada.

A primeira ocorre de maneira abrupta, no momento em que uma máquina vital para a produtividade da indústria apresenta falha, como um compressor hitachi

Já a manutenção corretiva programada acontece de modo planejado. Mas, caso defeito em um equipamento não afete o desempenho da indústria, a manutenção pode ser realizada em outro momento.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva tem por finalidade identificar um possível contratempo, para que suas causas sejam eliminadas antes que ela ocorra de fato e a fábrica pare suas operações.

Para isso, ela faz a utilização de diversos indicadores técnicos para a criação de um calendário. Assim, é possível realizar de maneira programada:

  • Vistorias;
  • Revisões;
  • Substituição de peças;
  • Troca de componentes.

Tudo antes que eles apresentem algum tipo de defeito, assim, a vida útil de cada elemento de um climatizador industrial de parede é preservada.

Manutenção preditiva

Por fim, a manutenção preditiva garante que a indústria opere eficientemente, fazendo o uso de uma série de sensores que fazem o monitoramento dos equipamentos e do maquinário.

Desse modo, é possível identificar qual a melhor ocasião para realizar qualquer reparo, sendo preciso, entretanto, que haja investimento em tecnologia e na capacitação de funcionários.

Assim, um operador bem treinado poderá acompanhar os indicadores e informações das condições térmicas e temperatura das peças e componentes do maquinário.