A realidade de uma planta fabril engloba diversos serviços intermitentes entre processos distintos. Para cada transformação de uma matéria-prima, há uma máquina específica com um objetivo técnico próprio. Tudo para entregar um produto em perfeitas condições para o mercado consumidor.

Os segmentos são variados quando se trata do setor industrial, podendo atender áreas específicas para alimentação, transporte, vestimentas e produtos químicos e farmacológicos. Ainda assim, muitos processos são aplicados utilizando métodos que funcionam para o mundo corporativo.

Empresas especializadas em montagem e manutenção industrial prestam serviços de adequação de espaços, dividindo os setores em ambientes de trabalho distintos, mesmo que uns dependem dos outros.

Entre essas divisões, é possível observar pontos em comum em áreas específicas como:

  • Administração e gestão;
  • Chão de fábrica;
  • Logística integrada;
  • Comunicação corporativa.

As ferramentas de trabalho também são variáveis conforme as finalidades de cada empresa, de acordo com as matérias-primas utilizadas e o público-alvo que atendem. Isso pode ser percebido ao longo dos processos e o posicionamento diante da sociedade.

Automação industrial melhora ambiente de trabalho

Seguindo a lógica do progresso constante da humanidade, os ambientes industriais contam com novas tecnologias continuamente. Muitos processos de transformação de recursos naturais e matérias-primas específicas são conhecidos há centenas de anos.

Atualmente esses processos são realizados utilizando a automação industrial, com programas de computador sendo operados de forma remota.

Isso proporcinou mais segurança e comodidade dentro do chão de fábrica, mas nem todos os serviços foram dispensados ou, ao menos, contam com um acompanhamento aproximado das máquinas e equipamentos.

Na indústria automobilística, por exemplo, o servico de corte plasma CNC (Controle Numérico Computadorizado) é aplicado em chapas metálicas, proporcionando um acabamento fino nas peças que acabam sendo aplicadas nos mais variados veículos.

As oficinas de usinagem também utilizam a tecnologia CNC em tornos e outras ferramentas para a produção de peças em larga escala.

No caso do corte a plasma, a tecnologia é adaptada a máquinas de solda que proporcionam um processo linear utilizando manipuladores controlados com eixo XYZ. Isso prolonga a vida útil de muitos componentes que são destinados ao consumidor final.

Peças metálicas tratadas com esmero

Ainda assim, o controle de qualidade é elevado, indicando que muitos serviços devem ser realizados por mão de obra técnica, utilizando ferramentas que são de uso comum no dia a dia de uma linha de produção.

No caso de veículos, muitos processos precisam do uso de um disco de desbaste para esmerilhadeira apropriado para o acabamento fino. Essa tarefa pode ser pontual e ocorrer de tempos em tempos. Ainda assim, é necessária e deve ser feita com todo o esmero possível.

As carrocerias dos veículos recebem um tratamento de solda entre as peças metálicas que precisam de um desbaste para o acabamento adequado.

Os profissionais que trabalham nesse setor devem estar atentos quanto ao diâmetro do disco desbaste esmerilhadeira, pois é preciso manter as peças unidas por solda.

A tarefa principal é tirar o excesso de solda, utilizando todos os equipamentos de proteção individual indicados pelas normas regulamentadoras de segurança.

Investimento em funcionários melhora eficiência

Para saber qual a melhor ferramenta que deve ser utilizada em cada momento de uma linha de produção, ou mesmo o diâmetro de um disco de desbaste utilizado em uma esmerilhadeira, o profissional deve ter um conhecimento técnico avançado.

As empresas que apostam no quadro de funcionários oferecem treinamentos específicos, desde um curso afiar alicate industrial até a forma de atendimento ao consumidor.

A oferta de palestras e encontros profissionais, para troca de experiências, também é válida e enriquece o conhecimento de cada um, podendo ser aplicado na rotina de trabalho de alguma forma.

Distribuição de eletricidade atende demanda

O ambiente de trabalho deve garantir a segurança dos trabalhadores e dos maquinários que estão à disposição e são essenciais para a produção industrial. A equipe responsável pela montagem do imóvel deve garantir uma instalacao eletrica completa, com uma distribuição adequada e acessível em todos os aspectos.

As tomadas elétricas devem ser apropriadas para a ligação de máquinas que utilizam a eletricidade como forma de abastecimento, assim como a aplicação de um projeto SPDA (Sistema de Proteção de Descarga Atmosférica), com para-raios e aterramento geral.

Os setores devem contar com quadros de distribuição exclusivos, para não sobrecarregar os circuitos elétricos, assim como a adequada iluminação para bancada de trabalho.

Com profissionais devidamente treinados, trabalhando em ambientes apropriados para os serviços, mesmo que estes sejam automatizados, a qualidade dos produtos é garantida, da mesma forma o atendimento ao mercado consumidor.