Atualmente os processos de fabricação, produção e manutenção ocorrem em um ritmo mais acelerado e dinâmico que anos atrás.

As revoluções industrias que foram acompanhadas pela evolução tecnológica permitiu e ainda permite a automatização e aprimoramento de muitos processos, inclusive no dia a dia, modificando rotinas e dinâmicas sociais.

A tecnologia incide diretamente em comportamento sociais e profissionais, uma das grandes mudanças dos avanços tecnológicos foi a necessidade de especialização e treinamentos para operar máquinas e modernizar processos que são modificados constantemente.

A profissionalização ocorreu em todas as áreas, visto que as ferramentas, maquinas e demais objetos que são os novos instrumentos de trabalhos são renovados e alterados constantemente a fim de tornar os processo mais simples e rápidos.

Desse modo, é perceptível que a evolução tecnológica aconteceu em todos os âmbitos e modificou muitos processo de produção.

Isso porque em todas as áreas das industrias conseguimos verificar essa evolução, que ocorre de forma micro e macro.

Algo que contribuiu muito para a evolução das linhas de produção foram as mudanças e evoluções que ocorreram nas maquinas e ferramentas utilizadas no desenvolvimento dos trabalhos.

Confira no artigo a seguir mais informações sobre alguns itens necessários nesse segmento e que modificaram completamente a área.

Fibra de vidro

Uma mudança que alterou muitos processos em diversas área foi a fita fibra de vidro que substitui alguns materiais como o aço e o ferro em alguns processos.

Isso ocorre porque a sua fabricação é simples, rápida e sustentável. Além disso esse material ainda apresenta as seguintes características:

  • Leveza;
  • Resistência;
  • Durabilidade;
  • Baixa condutividade térmica;
  • É reciclável;
  • Flexibilidade;
  • Versatilidade.

Com todas as características listadas acima, a fibra de vidro é utilizada na elaboração de artigos náuticos como boias de sinalização e pranchas de surf. Já na aviação ela está presente na construção das hélices, sendo usada também na área automotiva, construção civil e em diversos outros equipamentos.

Metal duro

Outra tecnologia que revolucionou os processo de realização de alguns trabalhos, tornando-os mais eficientes, foi o metal duro.

Mesmo não sendo uma descoberta tão recente, o seu aprimoramento e utilização na industria é constante.

De modo geral, o metal duro pode ser definido como uma liga que possui a dureza próxima a do diamante e resistência semelhante ao aço, assim ele é utilizado na produção de muitos equipamentos e peças.

A fabricação dos produtos que utilizam o metal duro como a carbide metal duro, podem ser definidas em seis etapas:

  1. Matéria-prima em pó – mistura dos materiais que compõem o metal duro como o cobalto e tungstênio;
  2. Misturador – processo que mistura o pó com um liquido uniforme;
  3. Granulação – processo de secagem e produção do pó granular;
  4. Prensagem – produção e moldagem da peça;
  5. Sinterização – processo de aquecimento para formação do metal duro;
  6. Acabamento – ajustes finais e inspeção das peças.

Estação de solda

Avançando um pouco mais, a estação de solda é um aparelho eletrônico que possui uma base metálica composta por controles para ajuste e regulagem das suas funções.

De modo geral, essa é uma ferramenta essencial em bancadas eletrônicas, pois auxilia o operador durante o processo de soldagem ou dessoldagem em placas de circuito impresso.

Além dessa aplicabilidade, a estação é um equipamento que também pode ser usado na secagem de objeto, aplicação e remoção de tintas e adesivos. Ou seja, também é uma ferramenta versátil com aplicações cotidianas.

Corte e solda

A máquina de corte e solda apresentou uma evolução ao longo dos anos e, atualmente, o mercado disponibiliza diversos modelos com as mais variadas tecnologias. A sua utilização é para cortar e soldar peças.

Atualmente, elas apresentam alta produtividade e flexibilidade o que permite uma produção maior em menos tempo e resultados mais qualitativos também.

Outro aspecto que também evoluiu foi a questão da segurança para o manuseio deste equipamento.

Além de estar devidamente uniformizado com os equipamentos de proteção individual, antes de iniciar o uso da maquina é necessário verificar se a manutenção está correta.

Mais ainda, seguir todas as orientações presentes no manual de instrução é obrigatório para realização de um trabalho seguro e sem danos tanto para a saúde do colaborador quanto para a produção.

Além dos exemplos citados acima, no dia a dia é possível ver as mudanças e evoluções nos equipamentos e ferramentas gerais, que contribuem para realização de atividades e procedimentos de forma mais rápida, simples e prática.

Pesquisas e estudos constantes contribuem para que a evolução seja recorrente e os benefícios inúmeros, não apenas nos processo mas, principalmente, nos resultados apresentados.