As pontes rolantes são maquinários empregados na elevação de cargas, na construção ou no setor industrial, e são compostas fundamentalmente de vigas, talha e o carro.

Podem ser de tipo móvel ou fixo, e usadas para manipulação de objetos de grande dimensão e peso, cuja movimentação não pode ser feita de maneira manual.

É um equipamento que permanece suspenso durante sua utilização no interior de uma edificação, realizando a movimentação de materiais e cargas de maneira vertical, horizontal ou longitudinal.

São independentes da estrutura fixa de um edifício, pois possuem quatro colunas montadas sobre um chassi, sendo similares aos pórticos rolantes.

Seu deslocamento se dá sobre um par de trilhos elevados e de posição paralela entre eles. A ponte rolante é classificada de acordo com a capacidade de carga ou pela frequência em que é empregada.

O trilho para ponte rolante serve para que o deslocamento da viga do maquinário possa ser feito no sentido longitudinal, tanto para a esquerda quanto para a direita, fornecendo, portanto, a base de sob a qual o equipamento se movimenta.

As pontes rolantes, durante seu funcionamento, devem percorrer o caminho dos trilhos com o menor grau de distorção possível, uma vez que a movimentação incorreta pode levar a desgastes prematuros de seus componentes, como as rodas, levando a necessidade de reparos e paralisações no seu desempenho.

O trilho para ponte rolante precisa estar corretamente instalado, feito com materiais de grande qualidade para que o rendimento da ponte seja o ideal.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre alguns dos materiais utilizados como matéria-prima para confecção desses trilhos usados em pontes rolantes e entre outros.

As cordoalhas de aço galvanizado

As cordoalhas correspondem a cordas confeccionadas a partir de arame de aço, sendo, muitas vezes, identificadas como cabos de aço, embora guardem grande diferença em seus processos de fabricação, no que diz respeito aos tratamentos térmico e químico aos quais são submetidos.

A cordoalha de aço preço é feita com aço de maior densidade e com menor quantidade de fios, se comparados aos cabos de aço tradicionais.

Também, os fios constituintes das cordoalhas de aço estão dispostos de maneira helicoidal distinta (helicoidal significa em torno de um eixo). No caso dos cabos de aço tradicionais, estes formam algumas pernas, que juntas fazem seu formato.

Por essas características de constituição, as cordoalhas possuem maior rigidez e são amplamente empregas em estais e tirantes.

Estas são também muito utilizadas para fins elétricos, tais como para-raios e aterramentos. Também podem ser empregadas para auxiliar na elevação, transporte e movimentação de cargas na construção civil.

A cordoalha de aço preço é, atualmente, feita em aço galvanizado (normalmente a fogo), sendo que esse processo é subdividido em classes, de acordo com a quantidade de zinco empregado no procedimento de galvanização.

O aço inox galvanizado possui algumas características de grande resistência, uma vez que é feito para suportar grandes graus de força tração e temperaturas bastante altas.

Sua resistência garante uma durabilidade muito grande, uma vez que não passa facilmente por processos de decomposição e oxidação (ferrugem).

A cordoalha de aço inox passa a ser, assim, bastante indicada para emprego em projetos externos que estão sujeitos a ação de intempéries, como estais, para-raios e pontes.

O aço inox é feito a partir de uma liga metálica que possui maior resistência à decomposição do oxigênio presente na atmosfera se comparado ao ferro puro.

Pode ser feito, por exemplo, a partir da ligação do ferro com o níquel, que o protege do processo de oxidação. As cordoalhas de aço são empregadas na confecção de trilhos graças à sua grande durabilidade.

Outro material de composição dos trilhos: a porca gaiola

A porca gaiola para rack é uma peça de fixação composto por dois elementos: uma porca de formato quase sempre quadrado e uma “gaiola” feita de aço.

Esse elemento possui duas abas externamente, que quando passam por um processo de compressão, permitem a inserção em buracos quadrados, como no caso dos racks.

Uma vez que as duas porcas ficam levemente frouxas dentro das gaiolas, reduz-se a possibilidade de ocorrer o espanamento da rosca durante as instalações que empregam o material, ou durante as remoções dessas peças.

A porca gaiola para rack permanece em uma posição exata logo atrás da cavidade onde estão inseridas, por isso são, largamente, empregadas na composição dos trilhos que precisam estar fixos.