Vários serviços de usinagem servem para sustentar toda a indústria, facilitam de forma considerável vários processos, de variadas áreas. Principalmente quando paramos para olhar na vida cotidiana das pessoas, é possível notar produtos que vieram da indústria em basicamente tudo.

Existem vários processos para fornecer esses tipos de materiais, aqui nesse artigo iremos abordar de forma mais concisa a fabricação de moldes de injeção e qual o seu impacto na indústria junto com os injetores de plástico.

Precisaremos, antes de tudo, entender como funciona o processo de fabricação dos moldes, para depois entender a sua função na indústria e qual o impacto disso, se quiser entender melhor o funcionamento dessas peças continue lendo o artigo.

Como funciona uma fábrica para moldes e injetores plástico?

Primeiramente precisamos entender o que é essa peça. O molde de injeção é um tipo de forma utilizada para fazer o molde de componentes em plástico.

Pense que para cada produto plástico feito, é necessário uma forma-base para que as demais peças do lote acompanhem um padrão (que inclusive tem de seguir normas legais), essa é a finalidade deste produto. Criar de forma propícia essa fôrma.

As fábricas que possuem esse aparato contam com peças de alta qualidade para garantir a produtividade alta, afinal se um molde sai errado e acaba em produção, danifica todo um lote.

Assim, por trás do manuseio dessa peça geralmente se conta com uma equipe de projetistas para calcular a matriz exata e evitar erros e prejuízos.

Processo de injeção

Para realizar esse processo, o plástico que será utilizado é adquirido em grãos, para facilitar que seja manuseado durante o processo de fusão, que aquece o plástico a um ponto em que os grãos se unem para formar uma espécie de “pasta”, que tomará o formato ideal quando esfriar.

Todo esse processo é feito por maquinas injetoras, é inserido o plástico (em grãos) e o molde-base. Essa máquina coloca o plástico por meio de um bico, possibilitando a distribuição rápida, afinal não se pode esperar o material esfriar fora do molde.

Processo de fusão.

O principal método utilizado para fundir os grãos é a eletroerosão, um processo especial de usinagem no qual o aquecimento não é feito pelo contato de um material quente com o outro, mas sim por descargas elétricas constantes de capacitores dielétricos.

Mas, existem ainda outros processos de usinagem, como:

  • Fresamento;

  • Retificação;

  • Brunimento;

  • Roscamento;

De modo geral, eles são mais recomendados para outros tipos de fusões, esse em específico é mais recomendado para o plástico por não existir contato entre materiais físicos, diminuindo as chances de danificar ou até mesmo sujar o plástico.

Processo de aceleração de modelagem.

Após todo o processo de modelagem, é necessário acelerar o resfriamento para a peça adquirir logo o formato do molde.

Assim a fabricante de molde para injeção geralmente opta por um processo para acelerar o resfriamento, que é feito por um sistema auxiliar de fluxo interno de água acoplado ao molde.

Apesar de parecer um procedimento de alta complexidade, todo esse processo acontece em torno de 4 a 5 segundos dependendo do produto.

Esse tempo médio é geralmente para pequenos materiais, como copos plásticos ou tampas de garrafa. Também é um procedimento bem eficiente e seguro. Inclusive o manuseio eficiente dessas máquinas tem sido um diferencial reconhecido pelo mercado.

Alto desempenho e qualidade nesse setor

Esse ramo de plástico geralmente lida com uma produção alta de unidades por hora.

Muitas empresas trabalham 24 horas para conseguir responder a demanda do mercado que é extremamente alta – e, sem perspectiva de diminuição nos próximos anos -, sendo assim o maior desafio das empresas nessa indústria é achar uma equipe de projetistas capacitada e eficaz, capaz de realizar uma programação do maquinário de forma eficiente.

Esse é objetivo da contratação, pois só com especialistas consegue-se aumentar a produtividade e realizar a configuração das peças de forma ideal para cada produto.

Como o plástico é um material muito usual, desde notebooks, carros, embalagens, sacolas e ,principalmente, no setor o alimentício, é sempre necessário manter a qualidade do produto alta.

O molde para injeção de plástico é geralmente a central de toda a produção desse recurso, necessitando de um manuseio exemplar logo no início da produção.

A empresa deve se atentar na criação de moldes coerentes com cada demanda. O principal foco dessa indústria deve ser a atenção aos detalhes e na qualidade constante dos seus produtos.