A indústria opera com uma série de máquinas e equipamentos, que são responsáveis pela produtividade do segmento e pelos trabalhos realizados no setor.

Sendo assim, é importante manter a funcionalidade de todos os maquinários, bem como realizar a correta instalação de estruturas metalicas, sistemas, linhas de montagem e medidas de automação industrial.

Nesse sentido, o procedimento de montagem industrial compreende uma série de atividades de instalação, aplicação e manutenção de equipamentos, estruturas metálicas, tubulações, dutos, sistemas de geração, transformação e distribuição de energia, bem como dispositivos de automação que operam em benefício do funcionamento da indústria.

Os serviços de montagem e instalação industrial

Os procedimentos de montagens e instalações industriais devem ser realizados por profissionais competentes, que tenham conhecimento sobre todas as etapas envolvidas nessas atividades, bem como sobre as normas técnicas, legislações e medidas de proteção.

Dessa maneira, tem-se a certeza de que os serviços foram bem executados e todas as ações de segurança foram cumpridas, como forma de evitar a ocorrência de acidentes de trabalho.

Em geral, as principais normas técnicas que devem ser realizadas durante a montagem de máquinas, equipamentos e estruturas industriais são:

  • NR 12, sobre Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
  • NR 10, sobre Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;
  • NR 6, sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI);
  • NR 3, sobre Embargo ou Interdição no ambiente industrial.

As Normas Regulamentadoras (NRs) devem ser cumpridas por todas as indústrias, fábricas e empreendimentos que operam com as especificações citadas na regulamentação, sob penalidade de multa.

Por esse motivo, quando contrata-se uma empresa de montagem industrial especializada, é obrigação da contratante verificar todas as condições de segurança para cumprimento das normas.

Importante pontuar que, em muitos casos de montagens industriais, é preciso realizar a movimentação de máquinas, equipamentos e estruturas.

Para isso, a empresa responsável conta com aparelhos e ferramentas especiais, que são específicos para o trabalho logístico de cargas pesadas, como os maquinários da indústria.

O processo de movimentação de máquinas industriais também é bastante complexo. Por esse motivo, as empresas de engenharia e montagem industrial devem realizar um planejamento de todas as etapas do serviço.

Basicamente, esse planejamento deve incluir os equipamentos necessários para os trabalhos logísticos, a quantidade de mão de obra e o cronograma de execução. Com todas essas informações, é possível ter um projeto completo das instalações e montagens industriais.

Cuidados com máquinas e equipamentos na indústria

Após a realização de todos os procedimentos de montagem industrial, é recomendável já antecipar as medidas preventivas, isto é, que dizem respeito aos cuidados com máquinas e equipamentos.

Nesse caso, a chamada manutenção industrial é imprescindível para manter o maquinário funcionando em perfeito estado, além de prever possíveis falhas, substituição de peças e reduzir os custos com as trocas de equipamentos.

Para os procedimentos de manutenção, é necessário elaborar um planejamento que inclua:

  • Medidas de manutenção preventiva;
  • Medidas de manutenção preditiva;
  • Medidas de manutenção corretiva.

No último caso, para a manutenção corretiva, é preciso adotar ações emergenciais, pois os equipamentos e máquinas já apresentaram falhas e é preciso consertar o quanto antes, para evitar perda de produtividade e aumento de custos.

As vantagens dos procedimentos de manutenção por uma empresa especializada são inúmeras, como a redução de custos com aquisição de novos equipamentos.

A manutenção preventiva permite que as máquinas tenham uma vida útil maior, ou seja, revisar os maquinários é uma maneira de prolongar a durabilidade, bem como a resistência.

Em alguns casos, pode-se programar o conserto e possíveis reformas das máquinas e equipamentos. É a chamada manutenção corretiva programada.

Desse modo, mesmo quando as falhas foram constatadas, pode-se estipular um cronograma para a revisão, troca ou substituição de componentes, sem caráter de emergência.

Muitas vezes, isso oferece mais possibilidades para a indústria, que pode pesquisar fornecedores e adquirir produtos mais baratos.

Esses procedimentos valem para todos os tipos de indústria, desde as fábricas de grande porte, para o desenvolvimento de peças automobilísticas, até fabricante de chumbadores, indústrias alimentícias, químicas, farmacêuticas, entre outras.

Ou seja, todos os estabelecimentos industriais devem passar pela montagem, instalação e manutenção industrial, sempre verificando as formas corretas de realizar esses serviços.

Ao lado de empresas especializadas, as indústrias têm a certeza de um serviço bem feito, em conformidade com normas técnicas e de segurança, para melhor aproveitamento de todo o setor.